15 de abril de 2011

O Circuito de Caminhadas da Natureza de Mato Grosso inicia-se neste final de semana com o município de Itaúba.

Nova logomarca oficial das Caminhadas na Natureza do Estado de Mato Grosso

*O município e Itaúba abre o Circuito da Caminhadas neste final de semana, dia 17 de abril de 2011, uma equipe da SEDTUR, liderada pela Elizethe Rosa de Castilho estará presente no evento.

Confiram na janela ANDA-MT deste blog as informações de todas as caminhadas que serão realizadas no estado, inclusive o calendário completo.




ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
As caminhadas na natureza visam ser um instrumento para dinamizar o turismo nas regiões turísticas do Estado de Mato Grosso, além dos benefícios sociais, ambientais e culturais que acarretarão.

Visando apresentar uma pequena porção das mais variadas paisagens rurais do Estado, buscou-se realizar as Caminhadas em todos os r Pólos Turísticos. A escolha se deu por meio do credenciamento dos municípios interessados e, posteriormente, da identificação de um circuito viável. Estes circuitos foram apresentados ao Instituto “ANDA BRASIL”, o qual tem oficializado a inclusão das 65 Caminhadas na Natureza de Mato Grosso nos guias internacionais.

Atualmente, os institutos/ong´s internacionais que desenvolvem as Caminhadas no exterior (tradicionalmente chamadas de Marchas Populares) envolvem de forma direta cerca de 21 países, 16 milhões de caminhantes, em 6.500 circuitos por todo o mundo. A inclusão de Mato Grosso neste grupo irá favorecer em grandes proporções a divulgação do Estado, bem como, o aumento do fluxo de visitantes estrangeiros.

Para formatação dos circuitos identificados, no primeiro momento, será necessário que os mesmos sigam minuciosamente os critérios estabelecidos pelas entidades nacionais e internacionais. Estes critérios estão vinculados especialmente às questões de sinalização, certificação, gestão, operacionalização e promoção. A padronização dos circuitos é fundamental para o bom andamento do projeto, não só em Mato Grosso, mas também em todo o Brasil, já que estes fazem parte de uma rede internacional.

É fundamental também destacar que além da ANDA BRASIL, os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Turismo têm investido para estruturar esta proposta no Brasil, vinculando este projeto ao alcance de suas metas de políticas sociais de inclusão e de desenvolvimento econômico. A EMBRATUR também compõem o grupo apoiando na consolidação da imagem destes circuitos/destinos no mercado internacional.

No ano de 2011 serão realizados cerca de 65 eventos em Circuitos das Caminhadas na Natureza, que farão parte dos circuitos internacionais oficiais, credenciados pela Anda Brasil e pelo Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento - IRCOD- Alemanha e a Federação Internacional de Esportes Populares – IVV, objetivando contribuir com diversificação da oferta turística, estruturar os destinos turísticos, ampliar e qualificar o mercado de trabalho e aumentar a taxa de permanência e gasto médio dos turistas para criar renda para os atores envolvidos em especial os proprietários da Agricultura Familiar.

Como resultado pode-se visualizar também, em médio prazo, a melhoria da distribuição de renda, favorecendo a geração e ampliação de postos de trabalhos no campo, a promoção da inclusão social e a redução das desigualdades regionais, entre outros.

A previsão é de se envolver, no mínimo, l.000 pequenos produtores rurais, artesões, artistas e outros; atrair, no mínimo, 20.000 pessoas grupos de caminhantes internacionais e nacionais, até dezembro/2011; aumentar o consumo da produção local; aumentar o fluxo do turismo doméstico.

Preservar a natureza e criar uma consciência ambiental, geração de emprego e renda, com aproximadamente 600 empregos diretos e 3.000 empregos indiretos, impactando em aproximadamente R$ 1.500.000,00  positivamente a economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário