29 de março de 2011

SÃO GONÇALO BEIRA RIO TURISMO RURAL OU COM BASE LOCAL





A comunidade São Gonçalo Beira Rio foi fundada no século XVIII, localizada à margem esquerda do rio Cuiabá, a 11 quilômetros do centro da cidade, entre os córregos São Gonçalo e Lavrinha, no Distrito de Coxipó. Sua população é aproximadamente 300 moradores, formada por grupos familiares distribuídos entre 70 famílias.

Situada às margens do Rio Cuiabá, São Gonçalo Beira Rio tem importância histórica, pois praticamente testemunhou o desenvolvimento de Cuiabá. Tradicional na arte de fabricar produtos cerâmicos (passada de mãe para filha há gerações), a Viola-de-Cocho e na preservação do folclore por meio de danças como o Cururu e Siriri, a comunidade veio enfrentando nos últimos anos um processo de esvaziamento com o crescimento da região do Coxipó, a realização de eventos na Comunidade São Gonçalo Beira Rio tem propiciado às cerca de 70 famílias geração de emprego e renda.

A Comunidade tem sido revitalizada através dos eventos como a Festa do Peixe, Festa da Ceramista, Festa do São Gonçalo e Festival de Pesca, que contribuirão para com a melhoria de qualidade de vida, a partir da oportunidade e condições de grande de parte dos moradores retomarem as atividades tradicionais como pesca, artesanato, gastronomia, folclore e ao fato de resgate propriamente dito de sua cultura. O turismo também tem sido incentivado a partir do funcionamento de restaurantes no local.

A realização das festas e festivais estarão implementando a economia da Comunidade através do turismo de eventos, cultural,atividades esportivas e de lazer,eco turismo, turismo rural solidificando as ações que visam o implemento do turismo sustentável da região, despertar no poder público e na população Cuiabana sobre a importância da Comunidade de São Gonçalo no contexto histórico e turístico de Mato Grosso; solidificar a Rota do Peixe de Cuiabá em São Gonçalo, ampliar a comercialização do artesanato (cerâmica de São Gonçalo ), alavancar uma programação de treinamentos para as Peixarias e os artesões ( comercialização, melhoramento no produto, atendimento, criar o Tour de São Gonçalo e enfim, colaborar com o Grupo Folclórico de São Gonçalo e implementar novos grupos

Nenhum comentário:

Postar um comentário