30 de março de 2011

COXIPÓ DO OURO APRESENTA GRANDES POTENCIALIDADES PARA O TURISMO RURAL OU COM BASE LOCAL




O município de Cuiabá localiza-se na região do Centro Oeste do Brasil, sendo o Centro Geodésico da América do Sul, com população de 526.830 pessoas. Sua extensão territorial compõe uma área de 21.407Km2, possuindo uma bacia hidrográfica extremamente abundante, sendo composta pelo rio: Cuiabá, Manso, da Casca e vários Córregos tais como o Coxipó, Sua altitude varia de 200m a 480m acima do nível do mar, atingindo os locais mais altos na região próximo ao Município de Chapada dos Guimarães, no Distrito de Coxipó do Ouro. O clima é tropical úmido, enquanto a vegetação é composta de 90% de cerrado. e 10% de florestas tropicais

À distância do Coxipó do Ouro até Cuiabá é de Km. 23 A rodovia de acesso é a Emanuel Pinheiro – MT 251, com pavimentação asfáltica é razoavelmente boa até o 15 Km onde vira – se a esquerda e pega –se os 08 km restante com revestimento primário (estrada de chão)

Na esfera turística, o Distrito de Coxipó do Ouro que está , localizado a uma distância de 23 km da sede do município, com um Cenário com áreas Naturais Preservadas e Processo de produção que vai desde a Agricultura e Pecuária Tradicional até ao processo altamente tecnificado, com áreas de lazer para os munícipes e turistas, além do Córrego Coxipó a paisagem é contemplada por cachoeiras, matas com trilhas, morros com destaque para o Morro do São Gerônimo, para prática do turismo com base local, turismo de Aventura, Ecológico e Rural, bem como alguns restaurantes de comidas típicas mato-grossense, pousadas abertas à visitação mediante ao agendamento e negociação.

Com o rápido desenvolvimento que vem passando toda região da Baixada Cuiabana, alternativas são necessárias para garantir o escoamento o fluxo de capital, geração de empregos locais (qualificadas e não-qualificadas) alternativas que permitam o acesso a outras divisas. Com o passar dos tempos outras atividades diversificaram o desenvolvimento do município de Cuiabá, dentre elas o aumento da produção primária de excedentes, tais como, a agropecuária, a industrialização, o comércio e serviços e o advento do Turismo de Eventos e Negócios.

Esse rápido panorama sócio-econômico permite antever algumas potencialidades para a diversificação e dinamismo da sua economia local e regional. E é com esse intuito que o desenvolvimento da região, em especial, do município de Cuiabá, passa pelo incremento do turismo como atividade sócio-econômica paralela, atrelado as suas belas paisagens naturais (rios, relevos, cachoeiras, trilhas ecológicas, etc).


Elaboração: Geraldo Lúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário