estrutura

10 de outubro de 2025

O que podemos entender sobre a Unicidade de Deus com base na Bíblia?

Pastor Geraldo Lúcio do Ministério Voz da Verdade CN - Igreja Sede - Cuiabá - MT


A  Bíblia contém várias passagens que afirmam a unicidade de Deus, como por exemplo "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor" (Deuteronômio 6:4). 


Esta doutrina é interpretada de diferentes maneiras por diferentes teologias: enquanto o judaísmo e alguns ramos do cristianismo a veem como a crença de que há um só Deus, com três manifestações, outras correntes cristãs, afirmam que a unicidade de Deus é compatível com a ideia de que Ele existe em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. 


Muitas saía as passagens bíblicas  que reforçam a unicidade de Deus 


Em Deuterinomio 6:4  - diz - "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor." Esta é uma das afirmações mais centrais do judaísmo e foi citada inclusive por Jesus, em Marcos 12:29. 

Em Isaías 44:6- diz “Eu sou o primeiro e o último; além de mim não há outro deus." 

Esta passagem mostra que não há outro  deus  além do verdadeiro Deus. 

Em ITimóteo 2:5 - diz lá - “Há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus." 

Este  texto enfatiza a unidade de Deus e que existe um único mediador. 

Em I Coríntios 8:4 - diz -  @Sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus senão um." 

Esta passagem reforça a ideia de que há um único Deus em contraste com os ídolos. 

Na Visão unicista/modalista: Alguns interpretam a Bíblia como uma afirmação de que existe um único Deus que se manifestou de diferentes formas ou "modos" (Pai na criação, Filho na encarnação e Espírito Santo na igreja), sem a existência de três pessoas distintas simultaneamente. 

A maioria das denominações cristãs diferentemente dos Unicista, interpretam as passagens sobre a unicidade de Deus de forma a serem compatíveis com a doutrina da Trindade.

A doutrina da Trindade  ensina que há um só Deus que existe eternamente em três pessoas distintas e co-iguais: Pai, Filho e Espírito Santo. 

Embora sejam distintas, a sua unidade de essência divina é afirmada em passagens como 2 Coríntios 13:14.


Portanto a base da Doutrina unicista de Deus é a crença de que existe um único Deus em uma única pessoa que se manifestou em diferentes formas ao longo da história: como Pai na criação, como Filho (Jesus Cristo) na redenção e como Espírito Santo nos dias atuais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário