estrutura

5 de maio de 2025

PPGDC no I Festival Nordestino de Economia Popular e Solidária!

 

Essa semana a capital baiana hospedará o I Festival de Economia Popular e Solidária do Nordeste. Além de shows, 200 stands, gastronomias, lançamento de livros e a diversidade nordestina, teremos uma série de painéis. No sábado o tema é o Turismo Comunitário, reunindo Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba e outras representações que debaterão o tema e buscarão criar a Rede Nordestina de Turismo Comunitário.

E qual a relevância disso ? 

O nordeste abriga duas redes sólidas de turismo comunitário que são referência no país e fora. A Rede TUCUM do Ceará que tem um histórico belíssimo e atual principalmente no litoral com assentamentos, quilombos, comunidades indigenas, a Resex da Prainha do Canto Verde e o alojamento Frei Humberto em Fortaleza. 

A Rede BATUC na Bahia que completará 10 anos em setembro, entre movimento e rede, tem conquistado prêmios nacionais e internacionais e tem a maior diversidade de comunidades do pais, do sertão ao litoral, da caatinga a beira mar e das comunidades urbanas da periferia. E completa a mesa os quilombolas do Vale do Iguape com a sua exitosa Rota da Liberdade, que hoje recebe cerca de 12 mil visitantes ano e está na nossa tese também por ser uma iniciativa de turismo ecogastronômico com o azeite de dendê de pilão e a ostra de mangue abarcados pelo slow food. Essa iniciativa tambem está na tese recente da egressa Salete Vieira que estará nos debates.

Participem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário