estrutura

17 de janeiro de 2025

Indústrias de MT tiveram o 2º maior crescimento do país em novembro

ECONOMIA

Publicados

 

em

 

JB News

Por Karla Neto

A produção industrial mato-grossense teve o segundo melhor desempenho do Brasil em novembro de 2024, em comparação ao mesmo mês de 2023, conforme a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do (IBGE), nesta última terça-feira (14).
O crescimento de Mato Grosso foi de 15,2%, perdendo apenas para o Pará. Dos 15 Estados analisados, 9 tiveram queda na produção da indústria.
O desempenho de Mato Grosso também foi positivo no acumulado de janeiro a novembro de 2024 com alta de 4,9%. Nos 12 meses anteriores a novembro, o acumulado foi de 4,8%. Já em comparação com o mês anterior, o percentual da produção foi igual.
Setores, como o de biocombustíveis, estão crescendo em ritmo acelerado. As empresas estão apostando forte no etanol de milho e no processamento de óleo de algodão. Apesar das empresas investirem em qualificação e na inserção de pessoas no mercado de trabalho formal, um dos maiores desafios do setor industrial em Mato Grosso continua a ser uma escassez de mão de obra.
“Em quatro anos, as indústrias de Mato Grosso vieram de 154.854 trabalhadores contratados com carteira de trabalho assinada para 191.119 em 2024. Temos mais indústrias chegando no Estado como a Belarina Alimentos, de produção de farinha de trigo, prevista ainda no primeiro semestre deste ano , em um investimento de R$ 10 milhões”, comentou o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Sílvio Rangel.

COMENTE ABAIXO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário