estrutura

31 de março de 2018

Reflexão sobre o silêncio!

⚪⚪⚪

*Reflexão*

Perseguir o silêncio é o mesmo que perseguir a sabedoria. Os sábios falam menos e escutam mais. Eles não se apressam em dar nomes às realidades. Eles demoram os olhos na realidade e sabem aprecia-la sem pressa. Olhar devagar é um dom que desejo possuir.

O olhar apressado é a matriz de todo preconceito. Acho que vi, mas não vi. E o pior, digo que vi, sem ter visto.

Jesus só olhou o mundo sem pressa. E por isso Ele era capaz de ver o que ninguém via. Olhou Madalena e não viu a prostituta que todos viram. Viu a mulher, viu o ser humano que precisava ser resgatado dos olhares apressados que a condenavam.

Olhou Pedro e não viu somente o pescador. Viu o homem que poderia vir a ser. Viu a eloqüência das palavras aprisionadas em seu “não saber dizer”. Viu o profeta escondido detrás da timidez e do medo.

Ultrapassou os excessos da vida errante e enxergou o santo que ali estava adormecido.

Eu não sei como anda o seu olhar sobre si mesmo. Não sou conhecedor da pressa ou da calma do seu olhar. Uma só coisa eu sei, e sobre isso quero lhe dizer. Há em você um universo de verdades a ser descoberto. Há uma humanidade linda que ainda precisa passar pelo processo do florescimento.

Não sabe por onde começar? Eu lhe dou uma dica. Comece a prestar atenção no jeito com você se enxerga, no jeito como você se trata, no jeito como você se interpreta. Não aloje em seu coração sentimentos que sejam contrários à sua felicidade. Não deixe demorar dentro de você o que na vida não valeu à pena. Expulse de sua mente tudo o que for contrário ao que Deus espera de você.
Cultive esta certeza: o olhar de Jesus já lhe atingiu! Ele confia profundamente em tudo o que você ainda pode ser. Não se prenda aos seus fracassos. Eles não são nada perto de tudo o que Deus preparou para o seu futuro. Derrotas podem ser fontes de esperanças...

Veja o avesso de suas inseguranças. Há uma coragem que você precisa enxergar. Ela é necessária como o pão de cada dia.
Hoje é dia de olhares demorados...

Veja em você o que Jesus já viu. Lance sobre você um olhar amoroso. É disso que você está necessitando.

*Feliz Páscoa!*

Fonte: Enviado via ZAP.  Tetê Bezerra.

Reflita ! PECADOS PEQUENOS ?

Pecados pequenos?

No mundo inteiro,  búfalos matam 7 pessoas todos os anos. 
Leões matam 500 pessoas por ano.
Hipopótamos matam 800 pessoas a cada ano.
Aranhas matam 5.000 pessoas por ano.
Escorpiões  matam 7.000 pessoas por ano.
Cobras matam 10.000 pessoas por ano.

E então, surpreendentemente,

Os mosquitos matam 2,7 milhões de pessoas todos os anos.

Sim, o menor é o mais mortal!

"Pequenos pecados", dificilmente notados por muitos, são os mais mortais para a vida espiritual.

Evite desculpas para não orar.
Evite desculpas para não atribuir alguns momentos de seu dia ao seu Criador.

Pecados de omissão são tão mortais quanto os pecados de comissão.

Fofocas e pequenas mentiras são cometidos com mais frequência e são mortais.

As pessoas de sucesso têm duas coisas em seus lábios: "sorriso e silêncio". Sorriso pode resolver os problemas, enquanto o Silêncio pode evitá-los.

O açúcar e o sal podem ser misturados no mesmo recipiente, mas formigas rejeitarão o sal e levarão embora apenas o açúcar.

Selecione as pessoas certas na vida e torne sua vida melhor e mais doce.

Se você não conseguiu realizar seus sonhos, mude seus caminhos e não seu Criador.

Lembre-se: árvores mudam suas folhas, e não suas raízes.

Fique com Deus!

Fonte : ZAP do Noé Brito

29 de março de 2018

37o FIPE Festival Internacional de Pesca de Cáceres- 2018

*A organização do 37º Festival Internacional de Pesca 🐠🐟 já está a todo o vapor!*

*Curta a Página Oficial do FIPe no facebook* e fique por dentro de todas as novidades para o FIPe desse ano.
Teremos muitas enquetes na página pra você participar e contribuir com a elaboração dos Shows, Premiações e Organização do evento.

Clique no link e seja direcionado para a *PÁGINA OFICIAL DO 37º FIPe:* http://bit.ly/FipeCaceresOficial

Divulgação: *Guia Cáceres* 🔈🔈🔈

Pássaros e Preservação: Alta Floresta é um dos destaques da Revista Neomondo



A edição 84 da Revista Neomondo, publicação voltada para a responsabilidade social e ambiental, traz reportagem especial sobre a atividade de observação de aves realizadas em Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN.

Intitulada  "Pássaros e Preservação", o texto, de autoria de Cristina Rappa, fala sobre a atividade de birdwatching – expressão em inglês para observação de aves – popularizou-se nos últimos anos no Brasil e já cativa pessoas de diversos locais. O WikiAves, uma enciclopédia eletrônica de aves brasileiras, registra neste fevereiro mais de 28.500 usuários, ou seja, observadores.

De acordo com o texto, um dos resorts de turismo ecológico que mais se destacam na observação de aves é o Cristalino Lodge, em Alta Floresta, no norte do Mato Grosso, já em bioma amazônico.

Em parte por se localizar na Amazônia, parte pelo estado de preservação em que se encontra a Reserva Particular do Patrimônio Natural –RPPN Cristalino, que abriga o hotel, o fato é que já foram registradas no local nada menos do que cerca de 600 espécies de aves, quase um terço das 1919 encontradas oficialmente no Brasil.

A RPPN, que ocupa uma área de 11.400 hectares, foi criada em 1997, e fica ao lado do Parque Estadual do Cristalino, de 184.900 ha, sendo cortada pelo rio de mesmo nome, um afluente do Teles Pires.

Trata-se de uma floresta primária intocável, com árvores de 800 anos de idade. De acordo com Riva, a família proprietária, da qual ele é a segunda geração, buscou, desde o início realizar o turismo ecológico. “A ideia era ter um negócio e, ao mesmo tempo, manter a floresta em pé”, afirma, informando que toda a área é destinada à preservação. “A satisfação de preservar não tem preço. Seus filhos poderão ver as mesmas coisas que viveu quando você era pequeno”, diz.

Aém Cristalino Lodge, em Alta Floresta (MT a matéria cita o); Estância Mimosa, em Bonito (MS), Buraco da Araras, em Jardim (MS); Parque das Neblinas, em Mogi das Cruzes e Bertioga (SP) e Fazenda do Meio, em Aiuroca (MG).

Avião pulverizador joga agrotóxicos em 340 famílias no interior do Pará.



© VEJA.com - Embalagens de agrotóxicos foram encontradas próximas à pista de pouso

Em uma área do município de Marabá, a cerca de 600 quilômetros de Belém, capital do estado, um avião pulverizador sobrevoou a região onde viviam 340 famílias do acampamento Helenira Resende, vinculado ao Movimento Sem Terra (MST), e lançou agrotóxico em direção às pessoas. A agressão aconteceu no dia 17 deste mês.

Até o momento, suspeita-se que o avião seja da empresa Agro Santa Bárbara Xinguara, na qual o banqueiro Daniel Dantas figura como proprietário. No dia 19, representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PA, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e da Clínica de Direitos Humanos,  da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, foram até o local e viram como, mesmo depois de quase 40 horas, os moradores estavam passando mal com reações alérgicas aos agrotóxicos, cujos principais sintomas foram febre, dores de cabeça, dores nos ossos, coceira e irritação na pele, náuseas fortes, secura na garganta e esôfago.

Além disso, eles encontraram as embalagens do veneno utilizado próximas a uma pista de pouso. Em um relatório assinado pelos representantes das instituições que visitaram o local, um morador do acampamento afirmou que viu a Polícia Militar dando cobertura enquanto o avião jogava o agrotóxico sobre as pessoas.

No ano passado, cerca de 700 famílias foram despejadas do mesmo acampamento Helenira Resende em uma ação de reintegração de posse. Contudo, há divergências quanto a propriedade das terras, pois representantes do MST afirmam que comprovaram em audiência pública que parte da área é da União, e não da Agro Santa Bárbara.

Agora, a OAB/PA espera que a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil investiguem o caso para chegar aos responsáveis pelo ato.

O Pará é o estado que concentra o maior número de mortes por disputa por terras no país. Desde 1985, quando os dados começaram a ser registrados, o Pará teve 541 mortes, o equivalente a 30% de todas as ocorrências.

 Por Jennifer Ann Thomas, Msn

Primeira capital do Mato Grosso é um paraíso perdido no Brasil.


Piscinas naturais de água cristalina em uma da várias cachoeiras de Vila Bela da Santíssima Trindade, cidade que fica na divisa com a Bolívia.

Boto rosa no Rio Guaporé em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT)/Foto: Renato Weil

Aberta as inscrições para o FESTBUGRES 2018


PreviousNext

Fest Bugres – Festival de Pesca de Barra do Bugres, uma das tradicionais e mais aguardadas festas da região está chegando e, com ela, a expectativa de grandes atrações para animar as noites que antecedem a competição, esse ano não será diferente dos anos anteriores haverá uma extensa grade de shows para o público presente. 05 (cinco) shows nacionais estão previstos para animar as noites das festividades alusivas aos 75 anos de emancipação política administrativa.

Na sua 24ª Edição o Fest Bugres reúne milhares de pessoas, além de pescadores de todo o estado de Mato Grosso que vem até Barra do Bugres com o objetivo de fisgar a maior quantidade de peixe, pontuação e levar o primeiro lugar para casa.

Para Carlos Pereira, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (SEMDEMATUR), o Fest Bugres esse ano será dia 22 de abril e será uma das maiores festas já realizada em Barra do Bugres, será um campeonato de pesca com uma premiação bem atrativa para os amantes da pesca amadora, mais de R$ 50 mil serão distribuídos para os primeiros colocados da competição, além dos shows que acontecerão todas as noites, com uma estrutura de som e iluminação digna do porte do evento. As inscrições esse ano serão limitadas em 100 equipes e poderão ser realizadas através do site: www.barradobugres.mt.gov.br, a partir do dia 30 de março.
“Estamos aguardando um grande evento, com participação maciça da população da região, além das pessoas quem vem de fora de Mato Grosso, como as equipes de pescaria, os quais vêm de várias partes do país, para competirem aqui na nossa cidade”, destacou Carlos Pereira.



Horário de Atendimento: 7h às 13h

(65) 3361-1922

Praça Ângelo Masson, 1000 - Centro,
CEP: 78390-000, Barra do Bugres - MT

ADMINISTRAÇÃO

 Nosso Prefeito


 Nosso Vice Prefeito


 Competência, Jurisdição e Atribuições


 Estrutura Organizacional


 Perguntas Frequentes


 Projetos, Programas e Ações


 Galeria de Obras


SECRETARIAS

Administração


Agricultura e Desenvolvimento Sustentável


Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo


Desenvolvimento Social e Trabalho


Educação, Cultura e Esportes


Finanças


Governo


Infraestrutura e Serviços Públicos


Planejamento, Orçamento e Controle


Saúde


CONTROLADORIA

 Normativas


 Regimento Interno


 Legislação


 Decretos


 Telefones


O MUNICÍPIO

 Símbolos Municipais 


 Fotos da Cidade


 Fotos Históricas


 Características


 Como Chegar


IMPRENSA

 Notícias


 Galeria de Fotos


 Galeria de Vídeos


 Galeria de Áudios


 Agenda


 Unidades de Atendimento


 Fale Conosco


 Links Úteis


 Festival de Música


FALE CONOSCO

©2018 - Prefeitura Municipal de Barra do Bugres - Todos os direitos reservados.


Expedições 2018 . Com Sidnei Varanis.

*INFORMATIVOS*

1. *Mudança de datas*:

Venho por meio desta, informar aos amigos, colaboradores, parceiros e patrocinadores, que em virtude do atraso da entrega do documento do veículo (Renault Duster) que adquirimos para a realização deste magnífico projeto *Expedições 2018*, a nossa saída de Cuiabá/MT/Brasil para a primeira expedição, que estava programada para o dia *28/03/2018*, foi alterada para o dia *05/04/2018*, e retornaremos ao Brasil no dia 11/05/2018, manteremos o planejamento feito para todas as gravações em todos os destinos, e estamos agora fazendo todo o remanejamento das reservas já confirmadas, e a alteração das datas das exposições, saliento que esta sendo um problema não previsto, mas que será solucionado, não acarretando nenhum prejuízo aos patrocinadores, iremos honrar todo o contrato.

2. *Cancelamento da FIT (Feira Internacional de Turismo)*:

Ontem ficamos sabendo pela imprensa e também pela organização do evento, sobre a decisão de cancelamento desta feira em Cuiabá/MT/Brasil (conforme link abaixo), imediatamente começamos a buscar outro evento para a substituição, e já estamos em conversas avançadas com a organização da *FIPe Cáceres (Festival Internacional de Pesca Esportiva)*, que dará também grande visibilidade ao projeto, aos destinos turísticos escolhidos, como também aos nossos patrocinadores.
Notícia do cancelamento: http://www.vgnews.com.br/cotidiano/id-733381/feira_internacional_de_turismo_do_pantanal_2018_e_cancelada

Informamos também que as *outras expedições, manterão suas datas* e que tudo ocorrerá de forma muito satisfatória para todos que estão como nós, investindo e acreditando neste projeto.

Obrigado pela compreensão e estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Sidnei Varanis
I7TV
www.i7tv.com.br

Caminhando na Luz


"nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus" (2 Coríntios 4:4).

Um homem estava dirigindo por uma região de mineração em um domingo quando notou um número grande de mulas em um campo aberto.

Quando ele inquiriu sobre esta visão incomum, foi  informado de que os animais que ali trabalhavam tinham sido trazidos das passagens escuras subterrâneas para preservar suas vistas.

A menos que eles sejam expostos regularmente à luz solar, podem ficar eventualmente cegos.

O cristão precisa de experiência semelhante para proteger-se de perder a visão espiritual.

Mantendo-se focado na luz da verdade do Senhor ele se preserva da possibilidade de se ver, de repente, envolto na escuridão do pecado que leva à destruição.

Quanto mais gastamos nosso tempo em situações obscuras e enganosas, mais nos afastamos do Senhor e, assim, da luz que guia nossos passos pelas sendas de vida e felicidade.

Às vezes achamos que um simples caminhar por locais impróprios ao testemunho cristão não podem influenciar nossa vida espiritual diante de Deus.

Logo estaremos de volta e será como se nada tivesse acontecido. Ninguém nos verá e, portanto, nenhum problema poderá tirar nossa paz e nossa comunhão com o Senhor.

Esquecemos que jamais poderemos nos esconder de Deus e que um simples caminhar pode se transformar em um "constante" caminhar e, quando quisermos retornar, poderão faltar os olhos espirituais que nos mostrem o trajeto de volta.

Andar na luz do Senhor, além de preservar a nossa visão  espiritual, permite que apreciemos tudo de belo que o nosso Deus criou para o nosso prazer e bem-estar. A vida é muito mais bonita e a possibilidade de tropeçarmos é muito menor.

Ande na luz! Seja luz!

Fonte: Ivan Biancardini.

FIQUE na perfeita vontade de Deus !

|||Busque a perfeita vontade de Deus|||

“Se você não está na perfeita vontade de Deus, você está num lugar onde o diabo pode atacá-lo.

Se você está num lugar que não é a perfeita vontade de Deus, é difícil reivindicar o que lhe pertence de melhor.”

Kenneth E. Hagin

QUATRO AMORES IMPORTANTES : DEUS, VIDA, FAMILIA e AMIGOS

Dizem que na vida quem perde o telhado ganha as estrelas.

É assim mesmo.

Às vezes, você perde o que não queria, mas conquista o que nunca imaginou.

Nem tudo depende de um tempo, mas sim de uma atitude.

O tempo é como um rio, você jamais tocará na mesma água duas vezes.

Aproveite cada minuto de sua  vida, não procure pessoas perfeitas, mas sim aquelas que saibam o seu verdadeiro valor.

Tenham 4 amores: Deus, a vida, a família e os amigos.

Deus porque é o dono da vida,

A vida porque é curta,

A família porque é única

E os amigos porque são raros!

Que Deus abençõe sua semana santa, e sua família.

Que lhe traga paz, amor, harmonia, compaixão e felicidades.

Feliz Páscoa!!!!
Com Jesus que é  o verdadeiro sentido da PÁSCOA!

AMÉM?

Fonte: Jeverson Messias (Adaptação)

DEPUTADO FEDERAL POR MATO GROSSO NILSON LEITÃO COMENDADOR DE GOIAS


HOMENAGEM


Comendador de Goiás

Nilson Leitão recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera Grau Grã Cruz

28 de março de 2018

Seis balneários recebem autorização provisória para reabrir após serem interditados por falta de licença em MT - Balnearios de Aguas Thermais de Juscimeira e Jaciara



Balneários de águas termais em Juscimeira e Jaciara foram fechados por falta de autorização do DNPM para uso do subsolo. Empresários devem assinar TAC para manter locais abertos.

Por G1 MT


Balneário Cachoeira da Fumaça, que também havia sido interditado pelo DNPM, recebeu autorização para reabrir (Foto: Divulgação)

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) liberou, nesta terça-feira (27), o funcionamento de seis balneários com águas termais localizados nos municípios de Juscimeira e Jaciara, a 164 km e 142 km de Cuiabá.

A autorização vale por 30 dias e os locais poderão reabrir para o público a partir de quarta-feira (28), segundo o prefeito de Juscimeira, Moisés dos Santos (PSDB). Os balneários haviam sido interditados no dia 9 deste mês por uso do subsolo sem autorização do órgão.

De acordo com o prefeito, foram liberados em Juscimeira os balneários Sesc Águas Quentes, Hotel Mariah, Pousada Thermas Alphaville, Balneário Tropical Santa Elvira e Oasis Thermas Hotel. Em Jaciara, a autorização foi concedida ao Balneário Cachoeira da Fumaça.

Segundo o DNPM, a autorização dada pelo órgão vale por um mês e, durante esse período, os empresários serão informados sobre o que deve ser feito em cada unidade.

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as adequações previstas na legislação ambiental deverá ser elaborado e assinado pelos donos dos balneários e a Promotoria do Meio Ambiente. Caso as mudanças solicitadas não sejam feitas, os locais poderão ser interditados novamente e os proprietários, multados.

Interdição

Após a interdição, o prefeito Moisés dos Santos chegou a reclamar que a economia parou e que os municípios viviam um caos. "Criou um caos social. O município sobrevive do turismo, são centenas de empregos em risco", declarou, à época.

Cinco dias após o embargo, proprietários dos balneários protocolaram um pedido para regularização das falhas apontadas.

JACIARA


 

JUSCIMEIRA

Brasil ganha Política Nacional de Qualificação no Turismo



Diretrizes para profissionalizar trabalhadores do setor foram desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade de Brasília, empresários e trabalhadores.

Por Mariana Oliveira 


Ministro na mesa do CNT. Crédito: Roberto Castro

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, lançou nesta terça-feira (27) a Política Nacional de Qualificação no Turismo, documento que traz diretrizes para o Brasil alcançar a excelência no atendimento ao turista em seus destinos. A Política foi construída com a participação de representantes da cadeia produtiva do turismo, do terceiro setor e de gestores públicos, e traduz os anseios e demandas do turismo por serviços e mão de obra qualificados.

“O turismo gera 1 de cada 10 empregos no mundo, o que demonstra a dimensão desta atividade no contexto da economia global. No Brasil, o setor emprega sete milhões de pessoas, direta e indiretamente, e a meta é chegar a nove milhões de empregos até 2022. A qualificação se coloca como condição importante para ampliarmos a empregabilidade por meio do turismo e contribuir efetivamente com os esforços do governo federal para enfrentar os desafios da educação profissional no país”, afirmou o ministro durante reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), em Brasília.

Para a secretária de Promoção e Qualificação do MTur, Teté Bezerra, a Política Nacional de Qualificação chega em um momento crucial para o país, auxiliando no combate ao desemprego e criando novas oportunidades para acesso dos jovens brasileiros ao mercado de trabalho. “Como política de Estado, ela contribui também para que o Turismo se destaque como uma atividade capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico, gerar emprego, renda e reduzir as desigualdades regionais”, disse.

Com a implementação da Política Nacional de Qualificação no Turismo será possível o planejamento de curto, médio e longo prazos das ações que têm como objetivo melhorar a qualidade dos serviços turísticos e contribuir para consolidar o turismo como uma atividade geradora de emprego, renda e inclusão social no país. Para Vera de Morais, representante da Confederação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade na Câmara Temática de Qualificação do CNT, a nova política também vai permitir requalificar os trabalhadores e melhorar a qualidade dos serviços de quem já está no mercado.

O setor empresarial, representado por Osório Naves, da Confederação Nacional de Turismo (CNTur), reconhece a necessidade da nova política de qualificação priorizar a base dos serviços turísticos sem esquecer da gestão. “Os municípios que já investem em educação para o turismo, desde o ensino fundamental, como Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, têm o setor como principal atividade econômica”, ressaltou Márcio Nascimento, representante da Confederação Nacional dos Municípios. 

As diretrizes descritas no documento estão alinhadas às metas globais anunciadas do Plano Nacional de Turismo (PNT), também divulgadas nesta terça-feira, durante reunião do Conselho Nacional de Turismo. De acordo com o novo PNT, o Brasil deverá aumentar o fluxo de turistas nacionais e internacionais, além de ampliar a receita gerada por turistas internacionais. “Sem qualificação não temos como avançar. Quanto mais qualificados forem os serviços e produtos turísticos, mais competitivo será o destino Brasil”, destacou Neusvaldo Lima, diretor de planejamento e gestão estratégica do Ministério do Turismo.

Em 15 anos, o Ministério do Turismo já investiu R$ 14 bilhões em infraestrutura dos destinos. A política de qualificação será o eixo norteador dos planos e programas que serão traçados. “Precisamos trabalhar em larga escala e pôr essa política em prática, respeitando as especificidades locais, o perfil do público e modalidades dos cursos de formação”, disse Neuza Portugal, coordenadora técnica da Câmara de Qualificação do Conselho Nacional de Turismo.​

Turismo prevê a criação de milhões de novos empregos para o Setor


Plano Nacional do setor traz diretrizes, estratégias e metas para geração de empregos e renda no país até 2022

 Por Mariana Oliveira


Reunião do CNT em Brasília. Crédito: Roberto Castro

O Ministério do Turismo lançou nesta terça-feira (27) o Plano Nacional do Turismo 2018-2022, instrumento que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo até 2022, durante a 51ª reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O documento traz como metas a criação de novos dois milhões de empregos, o aumento do número de turistas nacionais e internacionais, além da ampliação da receita gerada pelo setor.

“O Plano Nacional do Turismo 2018-2022 foi construído de forma coletiva. Temos em mãos um instrumento que direciona políticas efetivas, orienta os gestores sobre as prioridades do setor e traz metas factíveis para o Brasil se tornar uma potência mundial no mercado de viagens”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

A base do PNT 2018-2022 foi construída dentro de Câmara Temática constituída para este fim, no âmbito do Conselho. Estruturada as diretrizes, as áreas técnicas responsáveis por cada tema dentro do MTur trabalharam no desenvolvimento das linhas mestras, iniciativas e estratégias para conquista das metas apresentadas.

Para o coordenador da Câmara Técnica do PNT e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, o Plano Nacional de Turismo 2018-2022 norteia as ações do setor, dando caminhos e orientações para o Brasil avançar no mercado de viagens. “O documento foi construído como uma proposta nacional para o setor de turismo, propondo caminhos modernos para alcançarmos, de forma célere, nossos objetivos. É um Plano amplo e propositivo, que pode ser ajustado ao longo dos anos para se adequar à realidade de nosso setor”, disse Sampaio.

> Confira a apresentação

O documento traz um panorama do mercado de turismo hoje no Brasil e no mundo, identifica os gargalos e elenca as iniciativas e estratégias prioritárias. Como novidade, o PNT 2018-2022 aborda temas como  o incentivo a soluções de segurança pública que envolvam o setor turístico e integrem os planejamentos  estaduais e municipais, como uma das estratégias fundamentais para a qualidade da experiência no país; a instituição de uma rede nacional de observatórios de turismo; o fortalecimento do trabalho compartilhado em redes de conhecimento; o estímulo ao desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes, com foco na inovação e tecnologias interativas e criativas; e a elaboração de um Plano Integrado de posicionamento da imagem do Brasil.

ESTRUTURA DO PNT 2018-2022 - Com base no diagnóstico do setor, o PNT adota diretrizes voltadas para o fortalecimento da regionalização, melhoria da qualidade e competitividade do setor, passando pelo incentivo à inovação e promoção da sustentabilidade. A partir dessas diretrizes, foram traçadas cinco linhas de atuação que vão nortear a atuação sinérgica entre os entes públicos nas esferas federal, estadual e municipal para o alcance das metas propostas no documento. São elas o Ordenamento, gestão e monitoramento; Estruturação do turismo brasileiro; Formalização e qualificação no turismo; Incentivo ao Turismo Responsável; e Marketing e apoio à comercialização. Foram propostas, também, 17 iniciativas e 44 estratégias que poderão ser adotadas para consecução do PNT.

METAS – O novo Plano Nacional de Turismo prevê ampliar, até 2022, o número de empregos gerados pelo setor, passando de 7 milhões para 9 milhões de postos de trabalho. Também foram traçadas metas para o turismo doméstico – com a inserção de 39,7 milhões de brasileiros no mercado consumidor de viagens; aumento no número de turistas internacionais no país, passando de 6,6 milhões para 12 milhões; e da receita advinda desses turistas, saindo dos atuais US$ 6,6 bilhões para US$ 19 bilhões em 2022.​

Plano Nacional de Turismo


O Plano Nacional de Turismo 2018-2022 é o instrumento que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo. O objetivo principal desse documento é ordenar as ações do setor público, orientando o esforço do Estado e a utilização dos recursos públicos para o desenvolvimento do turismo.

O PNT foi elaborado de forma coletiva, com o apoio das áreas técnicas do Ministério do Turismo, Embratur e agentes públicos e privados, por meio da Câmara Temática do Plano Nacional de Turismo, constituída dentro do Conselho Nacional de Turismo. Esse documento espelha os anseios do setor e do cidadão que consome turismo. Neste contexto, o conjunto de medidas propostas neste documento contribui para consolidar o turismo como um eixo estratégico efetivo de desenvolvimento econômico do país.

.

e-Book

Downloads

PNT 2018-2022, 8008 kb (pdf)


PNT 2013-2016, 9507 kb (pdf)


Uma pessoa de cor. Reflita sobre isto

Quando nasci, era preto.
Quando cresci, era preto.
Quando pego sol, fico preto.
Quando sinto frio, continuo preto.
Quando estou assustado, também fico preto.
Quando estou doente, preto.
E, quando eu morrer continuarei preto !

E tu, cara branco.
Quando nasce, é rosa.
Quando cresce, é branco.
Quando pega sol, fica vermelho.
Quando sente frio, fica roxo.
Quando se assusta, fica amarelo.
Quando está doente, fica verde.
Quando morrer, ficará cinzento.

E vem me chamar de homem de cor ?

(Escrito por uma criança Angolana)

FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO DO PANTANAL É CANCELADA


Redação

 Os membros do Conselho Estadual de Turismo decidiram, em reunião realizada na terça-feira (27.03), pelo cancelamento da FIT Pantanal 2018. 

O cancelamento foi proposto pelo Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Mato Grosso (SINDETUR), representando o trade turístico. 

O cancelamento deve-se ao cenário econômico atual. 

As parcerias necessárias para a realização da Feira Internacional de Turismo do Pantanal não se confirmaram, mas muitas das ações programadas para a FIT Pantanal 2018 serão promovidas ao longo deste ano.

“Aguardávamos um cenário econômico melhor neste primeiro semestre, no entanto, a crise financeira pela qual atravessa o País, tivemos grandes dificuldades em conseguir patrocínios e parcerias, visto isso  teríamos dificuldades em realizar  a FIT Pantanal 2018”, explica Jaime Okamura, representante do SINDETUR.

“Mesmo sem a FIT, as ações de capacitação, rodadas de negócios e famtour programados para o evento serão realizadas ao longo deste ano. 

A promoção do turismo em Mato Grosso não ficará prejudicada pelo cancelamento da Feira. No início de abril já receberemos dois grupos de operadores, da Rússia e da Inglaterra, que farão visitas em atrativos do Estado para posterior venda no exterior”, explica a coordenadora de Comercialização e Marketing da Secretária Adjunta de Turismo do Estado, Simone Lara Pinto.

Alterações

Durante reunião realizada em 30 de janeiro, o Conselho Estadual do Turismo já havia aprovado alterações no formato da FIT Pantanal, incluindo o nome, que passou a ser Fórum Internacional do Turismo do Pantanal FIT 2018, pois o evento seria focado em capacitação, palestras e rodadas de negócio. Mas, mesmo com as alterações, a atual situação econômica de Mato Grosso e do Brasil inviabilizou a realização do evento.

27 de março de 2018

O que vem a ser Produção Associada ao Turismo?

Aprendendo sobre "Produção Associada ao Turismo"

“Qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região, capaz de agregar valor ao produto turístico.

São as riquezas, os valores, os saberes e os sabores;
é o desenho,
o estilismo,
a tecnologia,
o moderno e o tradicional”.

Tem por objetivo ‘valorizar e aperfeiçoar a Produção Associada ao Turismo para agregar valor à oferta turística e possibilitar a ampliação de alternativas de trabalho e renda’.

26 de março de 2018

Temer sanciona lei que cria Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas


Foto: Divulgação/Fenata


O presidente Michel Temer sancionou a lei, aprovada pelo Congresso Nacional, que cria o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e o Conselho Federal dos Técnicos Industriais. O anúncio foi feito pelo deputado Darcísio Perondi (MDB/RS), por meio de vídeo divulgado em um grupo de mensagem por aplicativo da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata).

“O presidente da República sancionou o projeto de lei que a Câmara e Senado votaram em relação à criação dois conselhos”, diz Perondi, no vídeo. “Isso é um alívio de uma luta de 30 anos. Nós, da Federação  Nacional dos Técnicos Agrícolas, contamos com o apoio de muitos parlamentares, mas o senhor fez a diferença”, acrescenta o presidente da Fenata, Mário Limberger.

A sanção da lei “liberta definitivamente a nossa profissão do Confea e dos CREAS”, destaca Limberger, referindo-se à vinculação que os técnicos agrícolas tinham, até agora, com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os conselhos regionais de engenharia e agronomia.

“Foi uma vitória do trabalho, da persistência e da convicção de todas as lideranças [dos técnicos agrícolas] do Brasil”, enfatiza Limberg no grupo de mensagens. “Depois de muito trabalho e dedicação, os técnicos agrícolas conseguem pelas mãos do presidente Temer a carta da alforria”, assinala o presidente da Fenata. A lei também cria os conselhos regionais dos técnicos agrícolas e os conselhos regionais dos técnicos industriais.

Sintaes

O Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Espírito Santo (Sintaes) também comemorou a sanção da lei pelo presidente Temer, relata o primeiro secretário da entidade, Douglas Daniel.

Em mensagem à categoria, o presidente do Sintaes, Iosmar Luiz Mansk, escreveu: “Vamos tomar essa luta como exemplo para unir e reforçar a nossa organização em prol do desenvolvimento da nossa profissão.” Ele também agradeceu à bancada federal do ES pelo apoio, especialmente à senadora Rosa de Freitas.

De acordo com o Sintaes, a lei será publicada na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial da União.

 

24 de março de 2018

Cidade Morena promoverá a 1a Feira Agropecuária e Festa da Colheita de Soja em Aripuanã



O evento acontece entre os dias 07 e 08 de Abril de 2018.


Fonte: TOPNEWS




A diretoria da COOPAMOR (Cooperativa Agropecuária Morena) convida a população de Aripuanã e região para a 1ª Feira Agropecuária COOPAMOR e Festa da Colheita de Soja.

O evento será realizado na Comunidade Cidade Morena, distante cerca de 50 km da área urbana de Aripuanã, entre os dias 07 e 08 de Abril de 2018, com a seguinte programação:

No dia 07, apresentação de máquinas e equipamentos agrícolas; e dia 08, apresentação de Slides e almoço com churrasco e bebidas.

“Sua participação em nossa festa é muito importante! Venha somar forças com a COOPAMOR no desenvolvimento de nossa região”

Dia da Água. Foto da Gisele Bundchen. Em Alta Floresta Mato Grosso.

Dia da Água


Bündchen posta foto que fez em MT


DA REDAÇÃO


A modelo Gisele Bündchen postou, na manhã desta quinta-feira (22), uma imagem em seu Instagram, na cidade de Alta Floresta (a 803 km ao Norte de Cuiabá), para fazer uma homenagem ao Dia Mundial da Água.


 

A foto foi tirada em junho de 2016, quando a top model gravava a série documental "Years of Living", da National Geographic, que fala sobre o impacto ambiental e as mudanças climáticas.

 

No post, ela fez um apelo para a sociedade cuidar dos rios

 

“Água potável e limpa é vital para todos os seres humanos, mas para continuarmos tendo água doce, precisamos cuidar do nosso ecossistema. Devemos preservar a natureza, nossas incríveis florestas, nossos rios e parar de desperdiçar, poluir e cortar nossas árvores. Mais que isso, precisamos começar a restaurar as florestas e regenerar a vegetação ao longo dos cursos de água. A natureza é tão sábia e mágica que, se apenas lhe dermos uma pequena ajuda, ela se regenerará. Proteger nosso planeta é responsabilidade de todos. Por favor, junte-se a mim!”, disse ela no post.

 

Governo de Mato Grosso publica nova lei do SUSAF.



Reformulação da lei é discutida pela Seaf desde 2015 para desburocratizar a vida do agricultor familiar

Henrique Pimenta | Seaf-MT 

Agricultura familiar - Foto por: Henrique Pimenta

A | A

O Governo de Mato Grosso, publicou nesta sexta-feira (23.03) no Diário Oficial do Estado alterações na lei 10.502 de 18 de janeiro de 2017 sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-MT).

A nova lei do Susaf visa simplificar a comercialização de produtos da agricultura familiar em todo o Estado, desejo antigo dos produtores familiares. Antes, os agricultores familiares que produzem queijos artesanais, legumes em conserva, frangos caipira, mel, rapadura, por exemplo, não podiam vender para o mercado formal por falta da certificação emitida pelo poder público. Com a nova lei, o agricultor familiar abandona o mercado informal e garante a procedência e a qualidade sanitária para melhor atender a sociedade. 

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários criou um grupo de trabalho desde 2015 para discutir a simplificação da lei do Susaf, no intuito de favorecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar e desburocratizar a vida do pequeno produtor. O grupo é composto pelas secretarias de Saúde (SES) e Meio Ambiente (Sema), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Assembleia Legislativa e Associação Mato-grossense dos Municípios.

“Com esta nova lei, os estabelecimentos familiares registrados nos Serviços de Inspeção Municipal poderão comercializar seus produtos em todo o território de Mato Grosso. É um dia histórica para os pequenos produtores que necessitam do apoio do estado para comercializar e ter lucratividade. Estamos orgulhosos!”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes

Criador de pirarucu em Peixoto de Azevedo, Vilamir Longo, esperava ansiosamente por esta votação. No ano passado, ele montou um pequeno abatedouro em sua propriedade, mas só podia vender o peixe dentro do município. “Agora podemos sonhar em ampliar nossas vendas e gerar emprego e renda em nossas propriedades”.

O gerenciamento do Susaf/MT está vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), que terá 90 dias para regulamentar o novo Sistema de Inspeção. As inspeções serão realizadas através de parceria com os Serviços de Inspeções Municipais e das Vigilâncias Sanitárias Municipais, ou por meio de consórcio intermunicipal de desenvolvimento.

Estes são alguns pontos da nova lei do Susaf:

- Criação de uma Gerência Interinstitucional na Seaf, composta por Servidores do Indea, Sema, Seaf e SES, com prazo de 30 dias pós publicação 

- Agilidade e diferenciação nos trâmites e processos dos produtos de pequena escala em relação aos de grandes indústrias. 

- Incentivo para fomento dos consórcios, facilitando o processo de adesão ao SUSAF

- Implementação e consolidação da Vigilância Sanitária nos municípios

- Instituição das Boas Práticas de Fabricação, como um dos pilares de procedimentos a serem adotados pelos municípios

- Definição de prazo máximo de 60 dias para emissão do parecer autorizativo

- Licenciamento ambiental passa a ser realizado pelos órgãos municipais de meio ambiente de forma simplificada a agroindústria Familiar e de Pequeno Porte, que se enquadrarem nos limites de produção estabelecidos na tabela anexa a lei

- Isenção de taxas e tributos fiscais e ambientais por parte do Estado 

- Facilitação do acesso aos Mercados de compras públicas.

23 de março de 2018

Cuiaba irá sediar a 13a Caravana da Transformação

👉 A 13ª edição da Caravana da Transformação será realizada na Arena Pantanal, em Cuiabá, de 16 de abril a 10 de maio. Promovida pelo Governo do Estado, a Caravana oferta consultas, exames e cirurgias de catarata além de serviços de cidadania

📝 Poderão ser regulados pacientes de
- Acorizal
- Barão de Melgaço
- Cuiabá
- Chapada dos Guimarães
- Jangada
- Nova Brasilândia
- Nossa Senhora do Livramento
- Planalto da Serra
- Poconé
- Santo Antônio do Leverger
- Rosário Oeste
- Nobres e Várzea Grande.

A regulação começa no dia 19 de março e termina no dia 12 de Abril.

🤓 Para o encaminhamento de atendimento oftalmológico na Caravana, o paciente deve ter idade acima de 55 anos e procurar a Secretaria de Saúde do seu município e apresentar

- documento de identificação

- comprovante de residência

- cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

☝Informações para regulação de pacientes oftalmológicos.

Compartilhem com quem precisa desse atendimento.

TAC PROÍBE POÇOS ARTESIANOS EM CUIABÁ



Acordo foi assinado entre Estado, Ministério Público e a empresa Águas Cuiabá

Reprodução

DA REDAÇÃO

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a empresa Águas Cuiabá firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para proibir poços artesianos em Cuiabá em locais que já possuem abastecimento público de água.

 

No TAC, ficou estabelecido que a empresa Águas Cuiabá deverá realizar, no prazo de 24 meses, o tamponamento dos poços artesianos sob sua responsabilidade, em locais que já possuam abastecimento público pelo sistema superficial.

 

A empresa deverá, ainda, efetuar a cobrança referente ao esgoto, após acesso aos medidores instalados nos poços artesianos, “mediante prévia regulamentação da Agência Reguladora”. A Águas Cuiabá terá que comunicar, também, bimestralmente, por dois anos, a partir de 1º de janeiro de 2019, ao Ministério Público, os casos que eventualmente identificar de poços artesianos clandestinos.

 

A Sema, por sua vez, deverá se abster, a partir de 1º de janeiro de 2019, de expedir outorga para a regularização dos poços artesianos já existentes (renovação da outorga), quando a Declaração de Possibilidade de Abastecimento (DPA) for positiva.

 

No TAC ficou estabelecido que a Sema fará constar, a partir de 1º de janeiro de 2019, na portaria de outorga, que o proprietário do poço artesiano deve autorizar acesso à concessionária de água e esgoto para aferição do medidor de vazão (hidrômetro), sob pena de multa e cancelamento da outorga.

 

De acordo com dados fornecidos pela empresa Águas Cuiabá, com base no consumo registrado nas matrículas de água dos imóveis localizados na área urbana da Capital, foram constatados que o “número de poços artesianos existentes em Cuiabá é de aproximadamente 1.200, espalhados pela cidade, sendo cerca de 265 poços artesianos apenas em condomínios classificados de alto padrão em Cuiabá”.

 

Além disso, a empresa informou que boa parte desses usuários de poços artesanais também estão interligados ao sistema público de abastecimento de água e não possuem instalações hidráulicas distintas para a fonte pública de abastecimento e para fonte alternativa, o que acarreta riscos de contaminação do sistema público.

 

Conforme a Lei Federal 9.433/1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, a água é um recurso natural limitado, bem de domínio público, que deve ser assegurada, em padrões de qualidade adequado ao uso, para a presente e futuras gerações.

 

Segundo o promotor de Justiça, Gerson Barbosa, em audiência realizada no dia 7 de março de 2017, foi esclarecido pelos professores da Universidade Federal de Mato Grosso, Ibraim Fantin da Cruz e Renato Blat, que não existe garantia de que os poços artesianos retirem água apenas do aquífero profundo, “ou seja, mais de 50 metros de profundidade, e, caso a água seja retirada do lençol freático, existe grande possibilidade de contaminação, além do fato de que ocorrerá interferência negativa no abastecimento de nascentes”.

Rio Grande do Sul. Por Arnaldo Jabor

Arnaldo Jabor      
  
     O Rio Grande do Sul é como aquele filho que sai muito diferente do resto da família. A gente gosta, mas estranha. O Rio Grande do Sul entrou tarde no mapa do Brasil . Até o começo do século XIX, espanhóis e portugueses ainda se esfolavam para saber quem era o dono da terra gaúcha. Talvez por ter chegado depois, o Estado ficou com um jeito diferente de ser.

     Começa que diverge no clima: um Brasil onde faz frio e venta, com pinheiros em vez de coqueiros, é tão fora do padrão quanto um Canadá que fosse à praia. Depois, tem a mania de tocar sanfona, que lá no RS chamam de gaita, e de tomar mate em vez de café. Mas o mais original de tudo é a personalidade forte do gaúcho. A gente rigorosa do sul não sabe nada do riso fácil e da fala mansa dos brasileiros do litoral, como cariocas e baianos. Em lugar do calorzinho da praia, o gaúcho tem o vazio e o silêncio do pampa, que precisou ser conquistado à unha dos espanhóis.

     Há quem interprete que foi o desamparo diante desses abismos horizontais de espaço que gerou, como reação, o famoso temperamento belicoso dos sulinos.
     É uma teoria - mas conta com o precioso aval de um certo Analista de Bagé, personagem de Luis Fernando Veríssimo que recebia seus pacientes de bombacha e esporas, berrando: "Mas que frescura é essa de neurose, tchê?"

     Todo gaúcho ama sua terra acima de tudo e está sempre a postos para defendê- la. Mesmo que tenha de pagar o preço em sangue e luta.
     Gaúcho que se preze já nasce montado no bagual (cavalo bravo). E, antes de trocar os dentes de leite, já é especialista em dar tiros de laço. Ou seja, saber laçar novilhos à moda gaúcha, que é diferente da jeito americano, porque laço é de couro trançado em vez de corda, e o tamanho da laçada, ou armada, é bem maior, com oito metros de diâmetro, em vez de dois ou três.

     Mas por baixo do poncho bate um coração capaz de se emocionar até as lágrimas em uma reunião de um Centro de Tradições Gaúchas, o CTG, criados para preservar os usos e costumes locais. Neles, os durões se derretem: cantam, dançam e até declamam versinhos em honra da garrucha, da erva-mate e outros gauchismos. Um dos poemas prediletos é "Chimarrão", do tradicionalista Glauco Saraiva, que tem estrofes como: "E a cuia, seio moreno/que passa de mão em mão/traduz no meu chimarrão/a velha hospitalidade da gente do meu rincão." (bem, tirando o machismo do seio moreno, passando de mão em mão, até que é bonito).

    Esse regionalismo exacerbado costuma criar problemas de imagem para os gaúchos, sempre acusados de se sentir superiores ao resto do País.

     Não é verdade - mas poderia ser, a julgar por alguns dados e estatísticas.
     O Rio Grande do Sul é possuidor do melhor índice de desenvolvimento humano do Brasil, de acordo com a ONU, do menor índice de analfabetismo do País, segundo o IBGE e o da população mais longeva da América Latina, (tendo Veranópolis a terceira cidade do mundo em longevidade), segundo a Organização Mundial da Saúde. E ainda tem as mulheres mais bonitas do País, segundo a Agência Ford Models. (eu já sabia!!! rss) Além do gaúcho, chamado de machista", qual outro povo que valoriza a mulher a ponto de chamá-la de prenda (que quer dizer algo de muito valor)?
     Macanudo, tchê. Ou, como se diz em outra praças: "legal às pampas", uma expressão que, por sinal, veio de lá.

     Aos meus amigos gaúchos e não gaúchos, um forte abraço!

     Arnaldo Jabor - Os Gaúchos

Quem é o Homem?

Dra. Maria Isabel Barillas De Golstein:

*PRIMERA VEZ QUE VEJO ALGUÉM ESCREVER ALGO BOM SOBRE OS HOMENS*

*Quem é O HOMEM?* 

➖Um homem é a parte mais bonita  da criação  da natureza . 
➖O primeiro que chegou a esse mundo.
➖Ele sacrifica seus sonhos por um sorriso na cara de seus pais. 
➖Ele gasta o dinheiro de seu bolso nos presentes da mulher que ama, só para ve-la sorrir.
➖Ele sacrifica sua juventude inteira para sua esposa e filhos trabalhando até tarde sem se queixar.
➖Ele constrói o futuro de seus seres queridos tomando empréstimos dos bancos e pagando-os pelo resto de sua vida com muito suor e trabalho. 
➖Ele luta muito e todavía tem que aguentar os gemidos, gritos e muitas vezes a incompreensao de sua esposa, seus filhos, seu chefe e sua mãe, mesmo que sua vida seja um total compromisso pela felicidade dos demais.
➖Se ele sai , é descuidado.
➖Se fica, é um preguiçoso.
➖Se repreende  a seus filhos, é um monstro.
➖Se não os repreende , é irresponsável.
➖Se não deixa que sua esposa  trabalhe , é inseguro.
➖Se a deixa trabalhar, é um folgado.
➖Se escuta a mãe, tem mamãezinha.
➖Se escuta a sua esposa, é pau mandado.  
➖Se cai em tentação  é um mulherengo;  se resiste, é um marica.
➖Se chorar é um fraco, se nao chorar é um insensivel.

Portanto; respeite a todos os homens que vc conheça na vida. Nunca saberás tudo e o quanto ele tem sacrificado...
*Vale a pena enviar a cada homem para faze-lo sorrir e a cada mulher para recordar o valor que ele tem!!!*

Projeto de lei quer liberar caça de animais selvagens no país

GIULIANA MIRANDA

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um projeto de lei que pretende regulamentar a caça de animais silvestres, proibida em todo o território nacional desde 1967, vem despertando protestos de ambientalistas

Pela proposta, a atividade seria permitida em uma série de situações para caçadores registrados junto às autoridades ambientais. Seria possível, inclusive, a criação de reservas privadas para a prática de caça desportiva.

PUBLICIDADE


O autor do projeto de lei 6268/16, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), diz que as mudanças são justificadas pelo perigo de animais invasores para as pessoas e para a agropecuária do Brasil.

Em Tangara da Serra Mato Grosso agricultores recebem gratificações por preservação ambiental.

Sobre o Pagamento por Preservação Ambiental em Tangará da Serra foi desenvolvido seguindo os seguintes passos:
1 Foi criado um fundo Municipal através de lei que cobra uma taxa na conta de água.
2 este fundo fica depositado em uma conta específica.
3 Foi criado um grupo gestor do qual  a Empaer faz parte. Este grupo é o que elaborou o projeto, foi instituído pir um decreto regulamentador.
4 o projeto inicial é na Bacia do Córrego Queimapé e seus afluentes. Este córrego é o que fornece água para a cidade.
5 cadastramento de todos os produtores dentro da bacia e a situação do ponto de vista ambiental.
Nesta data foi pago para aqueles que já estão legal e a medida que o produtor vai se adequando ele vai sendo incluindo.
A intenção é a total recuperação da bacia em 5 anos, já tem 3 anos que estamos trabalhando.

Equipe Unemat
Empaer
Prefeitura Sec. Meio ambiente.
Secretaria da agricultura
Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

Em linhas gerais é este o projeto, dá muito trabalho, mas é gratificante.

SEMA APRESENTA PROJETO DO JARDIM BOTÂNICO EM BRASILIA


Proposta é executar primeira tapa do projeto que incluir lago, cerca, pista de caminhada e entrada do Jardim Botânico - Foto por: Sema-MT


Sema apresenta projeto do Jardim Botânico em Brasília

on: Março 23, 2018In: Meio AmbienteNo Comments

 Print Email

O órgão estadual também solicitou apoio para fortalecimento da gestão ambiental no Estado

Em uma área de 67,6 hectares de vegetação nativa, o Jardim Botânico de Cuiabá servirá de área de estudos para pesquisadores e estudantes, além de mais uma alternativa de lazer para a sociedade. O projeto foi apresentado pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) já assegurou R$ 6,5 milhões em compensações ambientais para o projeto e busca apoio do órgão federal para arrecadar mais R$ 1 milhão. Com este valor, será possível executar parte do projeto que inclui lago, cerca, pista de caminhada, guarita de entrada e pórticos.

Segundo o gestor do órgão estadual, a proposta é realizar as primeiras obras transformando o parque em um cartão de visitas para angariar recursos que permitirão a conclusão totaldo projeto. Localizado às margens da avenida Antártica, o Jardim Botânico dá acesso ao rio Cuiabá na altura da Passagem da Conceição e terá um custo total de R$ 20 milhões. “Estamos empenhados nesse projeto para presentear nossa capital que completa 300 anos em 2019”, ressalta Baby.

Gestão Ambiental

Durante o encontro, o ministro também se comprometeu a auxiliar Mato Grosso na missão de conservar os mais de 60% de vegetação nativa que o estado possui. Para tanto, o foco é fiscalização, gestão florestal e apoio às políticas de Redd (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) para valorização da floresta em pé.

Com informações de Juliana Carvalho | Sema-MT

Projeto na AL libera desmatamento de 473 mil hectares às margens do Rio Cuiabá.



"Barão do agronegócio" estaria por trás de medida prejudicial ao leito do rio


CLÁUDIO MORAES


Da Editoria


 


A Assembleia Legislativa deverá analisar na sessão ordinária desta terça-feira um projeto que lei que poderá representar a "destruição lenta e gradativa" do rio Cuiabá. É que a nova matéria derruba uma lei aprovada em 1999, de autoria do ex-deputado estadual Humberto Bosaipo, que criou a Área de Proteção Ambiental Estadual das Cabeceiras do Rio Cuiabá no Estado.

Ou seja, caso os deputados estaduais aprovem a lei encaminhada pelo governador Pedro Taques (PSDB), será possível que áreas às margens do rio possam ser desmatadas para agricultura e pecuária. São 473 mil hectares que serão liberados para exploração.

Na justificativa encaminhada pelo Governo do Estado ao Legislativo, é citado leis federais e decretos posteriores derrubaram automaticamente o projeto de Bosaipo. "A vedação desnatura o regime jurídico da Unidade de Conservação  da Categoria de Uso Sustentável, nos termos estabelecidos pela Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, bem como se opõe ao que dispõe a Lei Estadual nº 9.502, de 14 de janeiro de 2011, que instaurou o Sistema Estadual de Unidades de Conservação de Mato Grosso e com os ditames da Lei nº 6.902, de 27 de abril de 1981, que dispõe sobre a criação de Áreas de Proteção Ambiental", cita.

O Estado ainda argumenta que poderá haver uma conciliação do desenvolvimento com a preservação ambiental na área. Nos bastidores, comenta-se que o projeto tem "dedo" de um importante líder do agronegócio no Estado.

O empresário está investindo fortemente no setor pecuário. Ele teria adquirido várias áreas antes de articular a mudança da Lei.

 

Projeto em MT regulamenta pesca amadora e só permite a modalidade "Pesque e Solte"

Da Redação - Fabiana Mendes


Foto: Reprodução/Ilustração


A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentou um projeto de lei pode alterar e  a Lei 9.096/2009 que trata da Pesca. O intuito é regulamentar a pesca amadora em Mato Grosso, onde só será permitida na modalidade "pesque e solte", sendo proibido para eles o abate e o transporte de peixes pelo período de cinco anos, a contar da sanção da lei.Conforme a deputada, a medida pode garantir a preservação do meio-ambiente e o acesso aos recursos naturais às próximas gerações.

Leia mais: 
Desmatadores são obrigados a identificar áreas de crime ambiental

Dentre os principais pontos, o projeto prevê que ao portador da Carteira de Pescador Amador somente será permitida a pesca na modalidade "pesque e solte", sendo proibido para eles o abate e o transporte de peixes pelo período de cinco anos, a contar da sanção da lei.

"A partir do sexto ano, o pescador poderá abater e transportar até cinco quilos de peixe ou um exemplar, independente do peso. A partir do sétimo ano da Lei, fica autorizado abater e transportar cinco quilos de peixe e um exemplar, independente do peso. Vale ressaltar que está havendo muita confusão e que as proibições impostas ao pescador amador não abrangem os ribeirinhos ou a captura de peixes à margem dos rios destinada ao consumo de subsistência", explica a deputada.

Janaina explica ainda que os pescadores amadores também poderão abater um exemplar, desde que esteja nas medidas previstas em lei, proveniente de sua pesca, com o objetivo exclusivo de sua alimentação, durante as pescarias.

Outro ponto da lei que trata os casos de infrações. O pescador reincidente em crimes como transporte irregular de pescado, pesca ou abate ilegal, perderá os equipamentos usados para cometer o delito sejam eles automóveis, freezers, barcos, equipamentos de pesca entre outros.

Por último o projeto de lei prevê a criação de Parques de Pesca com intuito de fomentar o turismo o ano todo em Mato Grosso. Serão locais longe dos já identificados nascedouros, onde mesmo durante o período de defeso será permitida a pesca na modalidade esportiva, ou seja, pesque e solte.

 "Pescar e soltar, é só começar. Muitos estados já regulamentaram a pesca amadora e proíbem o embarque do peixe como Mato Grosso do Sul, Goiás, entre outros. O projeto de lei prevê que governo do estado estabeleça o zoneamento de pesca, bem como a criação de parques de pesca, visando à sustentabilidade. Os parques de pesca serão áreas especificadas, delimitadas e sinalizadas, com fiscalização própria, com a finalidade específica da prática de pesca desportiva, sendo proibida a autorização de abate e transporte de espécies capturadas no local e onde a pesca esportiva poderá ser realizada o ano todo", finaliza.

22 de março de 2018

Câmera mais rápida do mundo fotografa elétron interno do átomo


É a primeira vez que se consegue observar diretamente os elétrons da camada mais interna de um átomo. [Imagem: Christian Hackenberger/MPQ/MPG]


Pulsos de attossegundos

Uma nova tecnologia laser de alta velocidade permitiu que os físicos gerassem pulsos de fótons de alta energia, na faixa dos attossegundos, com uma intensidade sem precedentes.

Isso permitiu, com um único pulso, observar a interação de múltiplos fótons com elétrons na camada orbital mais interna de um átomo.

Esses pulsos de luz mais rápidos do mundo já permitiam ver elétrons em câmera lenta, mas apenas elétrons da camada mais externa dos átomos.

Observar o movimento de elétrons nas camadas internas exige pulsos que não apenas devem ser ultracurtos, mas também muito brilhantes, e os fótons devem ter energia suficientemente alta para adentrar no átomo. Essa combinação de propriedades tem sido o objetivo de muitos laboratórios em todo o mundo nos últimos 15 anos, mas ninguém havia obtido sucesso até agora.

Boris Bergues e seus colegas da Universidade Ludwig Maximilians de Munique e do Instituto Max Planck de Óptica Quântica (Alemanha), conseguiram todas as condições necessárias para alcançar esse objetivo desenvolvendo uma nova fonte de pulsos de attossegundos - um attossegundo dura um bilionésimo de bilionésimo de segundo.

Fotografando um elétron interno

Em sua demonstração, a equipe conseguiu observar a interação não-linear de um pulso attossegundo com elétrons em uma das camadas orbitais internas do núcleo atômico - neste contexto, o termo "não linear" indica que a interação envolve mais de um fóton (neste experimento, dois estavam envolvidos).

Os pulsos de alta energia foram focados em um fluxo de gás xenônio. Os fótons que eventualmente interagem com a camada interna de um átomo de xenônio expulsam os elétrons daquela camada, ionizando o átomo. Usando um microscópio iônico para detectar esses íons, a equipe conseguiu, pela primeira vez, observar a interação de dois fótons confinados em um pulso de attossegundos com os elétrons nas camadas orbitais internas dos átomos.

"A dinâmica dos elétrons nas camadas internas dos átomos é de particular interesse porque resultam de uma interação complexa entre muitos elétrons que interagem uns com os outros," explicou Boris Bergues. "A dinâmica detalhada resultante dessas interações levanta muitas questões, que agora podemos abordar experimentalmente usando nossa nova fonte attossegundos."

Esses pulsos de attossegundos de alta intensidade poderão ser usados para rastrear o movimento de elétrons dentro dos átomos em tempo real, "congelando" esse movimento graças à extremas velocidades de obturação durante a captura das imagens - o equipamento equivale, assim, à câmera mais rápida do mundo.

Cota Zero para Pesca em Mato Grosso. Confiram o Projeto de Lei que Proíbe a pesca por 5 anos em Mato Grosso.



No período ficará permitida apenas modalidade "pesque e solte"


ILÍDIO LUCIANO


Da Redação


 


A Assembleia Legislativa analisa um projeto que implanta a “cota zero” para pescado nos rios de Mato Grosso. De autoria da deputada Janaína Riva (MDB), o projeto de lei altera sete artigos na Lei da Pesca no Estado.

O ponto mais importante do projeto impõe a proibição do abate e transporte de pescado em todas as bacias hidrográficas de Mato Grosso para os pescadores amadores pelo período de cinco anos. Ou seja, neste período a pesca está praticamente proibida no Estado. 

A medida não atinge as famílias ribeirinhas, que necessitam do pescado para a própria sobrevivência. O novo texto libera também para a pesca esportiva. “Somente será permitida a pesca na modalidade pesque e solte, sendo proibido o abate e transporte pelo período de 5 anos, contados da publicação desta lei. A partir do sexto ano, o pescador poderá abater e transportar até cinco quilogramas de peixe ou um exemplar, independente do peso; a partir do sétimo ano, fica autorizado abater e transportar cinco quilogramas de peixe e um exemplar, independente do peso”, diz o projeto. 

O projeto proíbe também, durante determinado período que será estipulado pelo Cepesca (Conselho Estadual da Pesca), a pesca das espécies pintado, cachara, jaú, pacu e matrinchã. A pesca do dourado e piraíba filhote está totalmente proibida em todo o Estado. “A vedação constante no caput deste artigo deverá ser imposta de forma alternada e não cumulativa, a fim de flexibilizar a proibição do abate das espécies em questão, que deverão obedecer, ainda, a critérios a serem fixados por estudos técnicos realizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com a participação do Cepesca”, diz o projeto.

Caso haja reincidência de desobediência a nova redação da Lei, as penas impostas serão a perda de todo o material de pesca. O Estado identificará e concederá licença para os parques de pesca, mas será proibido o transporte de pescado. 

O projeto passará por análise da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Porém, devem ser realizadas audiências públicas para discutir o tema.

A Secretaria de Meio Ambiente também participará das discussões. “Nós da Sema temos por vocação a diversidade e estamos abertos a entender as necessidades de todos para encontrarmos a melhor solução para manutenção do estoque de peixes em nossas bacias”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby. 

Nova Ubiratã recebe títulos de terras

Após 22 anos de espera, assentados de Nova Ubiratã recebem títulos de terras

Nesta sexta-feira (16) o Governo Federal, através do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), com apoio da Prefeitura de Nova Ubiratã, entregaram aos parceleiros do Assentamento Piratininga os primeiros 136 títulos de propriedades rurais.

Mais um conquista histórica para nossa agricultura familiar.

Como engenheiro agrônomo, prefeito, filho e irmão de pequenos produtores rurais eu sei muito bem a importância desta conquista, reflexo de esforços conjuntos entre representantes de classes e os poderes executivo e legislativo.

Hoje me sinto realizado, pois corrigimos uma falha que se arrastava por mais de 20 anos devido à ingerência e incompetência de governos passados que ao invés de ajudar prejudicaram a classe produtora.

Hoje me sinto realizado, pois coloco em prática mais um compromisso firmado junto a centenas de famílias que vivem basicamente da agricultura familiar.

Á partir de agora essas famílias podem ter acesso a financiamentos, seguros e outros benefícios voltados ao homem do campo.

Demos um importante passo para o desenvolvimento de Nova Ubiratã, mas não podemos ficar por aqui. Agora nossa tarefa é sanarmos o crônico problema dos embargos ambientais e com isso estender o benefício a todas as comunidades rurais do município.

A luta é longa, mas se continuarmos trabalhando juntos, pensando sempre do bem estar coletivo, iremos vencer mais essa batalha.

Obrigado ao Ministro Blairo Maggi, ao amigo e presidente do Conredes, Bruno Becker, aos presidentes de entidades e representantes de classes, aos senadores Cidinho Santos, José Medeiros, Wellyngton Fagundes, os deputados federais Nilson Leitão, Xuxu Dal Molin, ao deputado Estadual Dilmar Dal Bosco, aos prefeitos e vereadores de toda região Norte do Estado que se reuniram conosco nesta luta tão importante que é a regularização fundiária.

Nova Ubiratã mais uma vez sendo destaque a nível nacional, isso graças ao nosso modelo de gestão compartilhada e o respeito que temos aos moradores, que assim como nós, acreditam no potencial desta terra que tanto amamos.

#Osonho#Torna-se#Realidade

#JuntosSomosMaisFortes