16 de março de 2023

Resultado de assistência técnica garante alta produtividade em sistema de manejo rotacionado



08 de Março de 2023 às 08:18
Produtor investiu em uma área relativamente pequena, mas bom rendimento foi graça sua ousadia associada a acompanhamento técnico
Maricelle Lima Vieira | Assessoria Empaer-MT


Empaer
A | A
Com 115 garrotes em uma área de 12 hectares, o produtor Danilo Marchi Bento, contou com assistência técnica da Empaer (Empresa Mato Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) para montar o sistema de piquetiamento rotacionado na sua propriedade, localizada no município de Juína (a 735 km de Cuiabá). Ele fez investimento na implantação de 24 piquetes e, resultado é a alta produtividade do rebanho.

O produtor que é veterinário destaca que o diferencial foi à assistência técnica, pois já tinha o projeto desenhado, mas precisava investir em tecnologia, no caso o pastejo rotacionado. “Foram investidos R$ 250 mil e estou gostando do resultado com a lucratividade da propriedade, mas, para isso, foi necessário buscar soluções para aumentar a produtividade”.

Segundo Danilo, foram montados 24 piquetes e planeja aumentar para 46. Investiu também em um curral, um poço artesiano, um barracão para armazenamento de insumos, além de uma obra de drenagem e uma balança para a pesagem dos animais.
 
Referente à orientação da Empaer, foi realizado a análise e correção do solo, sendo necessária mais de sete toneladas de calcário por hectare, somado a divisão dos piquetes, colocação dos corredores que aperfeiçoa o racionamento do pasto.

O técnico da Empaer Thiago Marim, explica que o diferencial do trabalho na Chácara Recomeço, além do investimento alto foi a  intenção de intensificar a propriedade. Ele destaca que no manejo, o capim, BRS Zuri, foi à opção escolhida e a garantia do gado bem alimentado e certeza de ganho de peso com um pasto de qualidade. “O resultado desse trabalho iremos apresentar durante dia de campo programado para acontecer no final deste ano”, conclui o técnico.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário