23 de março de 2023

Empaer promove oficina de processamento de pequi com promoção de renda extra e fomento ao turismo rural



23 de Março de 2023 às 10:40
Programação segue nesta quinta e sexta-feira com palestra sobre empoderamento feminino e produção de mais receitas doces e salgadas com uso da polpa da fruta
Maricelle Lima Vieira | Assessoria Empaer-MT


Empaer
A | A
Moradoras e agricultoras da comunidade Jardim dos Lagos, em Santo Antônio do Leverger (a 34 km de Cuiabá) estão participando da oficina Sabores do Cerrado - processamento do pequi promovida pela Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural). A iniciativa que começou na quarta-feira (22) e segue até sexta-feira (24), tem o objetivo de capacitar às mulheres no aproveitamento total do fruto o transformando em renda extra e vem somar a cadeia produtiva do turismo rural.

Na programação dos três dias serão produzidos pães, bolos, conservas, sucos, doces, farofa e misturas, sendo a estrela de todas as receitas o pequi em polpa produzido na primeira oficina realizada em novembro na comunidade Morrinhos. Terá ainda palestra de empoderamento feminino e já no primeiro dia, o depoimento da produtora Márcia dos Santos, que participou da primeira oficina e conseguiu uma renda considerável. Ela contou que graças à venda da polpa do pequi conseguiu pagar as contas que estavam acumuladas no final do ano passado.

“Fiquei sabendo que um hotel em Manso estava procurando pequi e não encontrava. Como a polpa era uma novidade vendi um pacote pequeno a preço de custo. Daí veio à surpresa que gostaram tanto e pediram mais. Consegui vender vários pacotes de 490 gramas por R$ 350 cada. Essa experiência mostrou que a oficina foi um divisor de águas em minha vida”.


Em sua propriedade, Márcia destaca que tem 30 pés de pequi, sendo oito deles produzindo e 22 ainda pequenos. “Se tivesse a noção antes que tenho um tesouro em casa, daria mais valor. Estou com muitas expectativas para este ano. Como a produção da fruta é intensa durante três meses de novembro a janeiro - já estou me organizado para conseguir produzir as polpas e armazena-las”.

A oficina, ministrada pela extensionista social da Empaer, Malvineide Freitas, destaca sobre segurança alimentar, higiene e mercado. Com uma vasta experiência, a técnica citou o exemplo da Márcia que tem um papel importante para as outras mulheres. O próximo passo é quantificar toda produção desde a quantidade de frutos por cada 100 gramas de polpa e o controle de tudo que for vendido. “Estou deixando esse desafio e, com isso, estabelecer um parâmetro que servirá de referência para todas. Tudo precisa ser anotado e quantificado”, destaca ela.

A técnica da Empaer, agrônoma Ludmila Bodnar, explica que as oficinas serão realizadas no decorrer do ano e com outras culturas como o babaçu, por exemplo. Ela reforça que a iniciativa vem ao encontro do fomento à cadeia produtiva do turismo rural.

“O turismo rural contribui de duas formas com a economia das famílias e sua qualidade de vida. De forma indireta, naquelas propriedades que não estão em rotas formatadas com atrativos, mas são beneficiadas pela comercialização de seus produtos e, diretamente nas que recebem os turistas”, comenta Ludmila, acrescentando que o ganho não é apenas econômico, mas principalmente social, refletindo-se na sucessão familiar; inclusão de idosos no mercado de trabalho; e questão de gênero, já que nesta situação, por exemplo, a maioria das agricultoras são mulheres.

Para está quinta-feira, a programação continua com a produção de outros pratos doces e salgados e abre com a palestra de enpoderamento feminino com a técnica administrativa da Empaer, Ellen Silva da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário