16 de março de 2023

Empaer ministra palestra durante Encontro de Produtores Rurais em Glória D’Oeste



07 de Março de 2023 às 09:18
Ciclo de palestras sobre manejo biológico, planejamento forrageiro e regularização das agroindústrias.
Rosana Persona | Assessoria/Empaer-MT


Evento contou com a participação de mais de 100 pessoas. - Foto por: Empaer-MT
Evento contou com a participação de mais de 100 pessoas.
A | A
Mais de 100 produtores rurais do município de Glória D’Oeste (312 km a Oeste de Cuiabá), participaram do Encontro de Produtores Rurais com um ciclo de palestras sobre cultivo do sorgo, adubação, silagem para o gado no período da seca, ácido húmico e regularização das agroindústrias com o selo de inspeção municipal. O evento foi realizado pela Secretaria de Agricultura, em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal, Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos e Senar.
Empaer-MT

Prefeita de Glória D’Oeste, Gheysa Maria Bonfim Borgato participa do evento.

         O secretário de Agricultura, Jociel Teixeira Lopes, comenta que o Encontro contou com a participação de produtores rurais, técnicos em agropecuária, prefeitos e vereadores da região Oeste do Estado. Ele destaca que o cultivo do sorgo, usado como mais uma alternativa de alimentação para o gado no período da estiagem é uma novidade na região. O município possui um plantel de 115 mil bovinos, sendo 90% de corte e 10% de gado leiteiro. “Reunimos vários municípios e autoridades para debater assuntos importantes sobre o desenvolvimento da pecuária na região”, enfatiza Lopes.
         Durante o ciclo de palestras, o representante da empresa New World, Eduardo vieira, abordou sobre manejo biológico do solo e a importância das substâncias húmicas (ácido húmico e fúlvico) para o aumento da produtividade. Os extensionistas da Empaer, Walmir Garcia falou sobre o cultivo do sorgo gigante boliviano como uma alternativa para a região e Laura Peixoto de Arruda, esclareceu o uso do sorgo na alimentação de bovinos. A médica veterinária do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal, Carolina Ferrari,destacou a regularização e as normas legais para o funcionamento das agroindústrias.
Empaer-MT

Extensionistas da Empaer, Walmir Garcia e Laura Arruda.

         O evento contou com a participação da prefeita municipal de Glória D’Oeste, Gheysa Maria Bonfim Borgato, prefeito de Curvelândia e presidente do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal, Jadilson Alves de Souza, Secretários de Agricultura dos municípios de São José dos Quatro Marcos, Salto do Céu, Mirassol D’Oeste e Curvelândia, vereadores, Coordenador Regional da Empaer em Cáceres, Jackson Ferreira, representantes do Banco do Brasil,  Sicredi e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário