26 de fevereiro de 2023

Empaer participa de reunião sobre Mapa do Turismo Brasileiro 2023



24 de Fevereiro de 2023 às 16:17
Mapa é uma ferramenta que reúne municípios com real vocação turística
Maricelle Lima Vieira | Assessoria Empaer-MT


Trilheiros reunidos no Chapadão do Parecis - cartão postal da cidade de Nortelândia - Foto por: Empaer
Trilheiros reunidos no Chapadão do Parecis - cartão postal da cidade de Nortelândia
A | A
O técnico da Empaer Rafael Simões participou na manhã desta sexta-feira (24.02), de uma reunião sobre o Programa de Regionalização do Turismo, sob a gestão do Ministério do Turismo (Mtur).  No formato virtual, participaram representantes da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso (Seadtur), secretários municipais e empresários.

A pauta discutida foi à atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2023, que deverá ser realizado pelos municípios com a responsabilidade de cumprir alguns critérios para estarem inseridos no documento.

Segundo Rafael, que também é presidente do Conselho Municipal de Turismo e desenvolve o Projeto de Turismo Rural e Aventura Trilha Chapadão do Parecis em Nortelândia (a 253 km de Cuiabá) – o Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que reúne municípios com real vocação turística.

“Estar no mapa contribui para o desenvolvimento do turismo local. Isso porque traz uma serie de benefícios como fazer parte de políticas públicas, receber recursos e obter capacitação por meio da oferta de qualificação profissional”.

O técnico reforça que cada município precisa ter um órgão municipal de turismo, um conselho de turismo ativo, participar de uma IGR - Instância de Governança Regional (associação de turismo) e ter dotação orçamentária na LOA municipal.

“Esses são alguns dos critérios para poder participar do Mapa do Turismo Brasileiro e poder receber verbas federais e estaduais direcionadas ao turismo”, explica ele.

Dentre as orientações faladas na reunião, foi especificado que o TCU (Tribunal de Contas da União) irá fiscalizar se os municípios participantes estão cumprindo as exigências.
A data para início da atualização do documento é de terça-feira da semana que vem (28/02) até 28 de março, com o encerramento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário