15 de janeiro de 2023

Leiam - Por Geraldo Lúcio - O PANTANAL EM MIMOSO COMEÇOU A ENCHER VEJAM PELO MEMORIAL

 

Todas as fotos  desta publicação são do ALÍRIO 


A Comunidade Tradicional de Mimoso está localizada ao norte do Pantanal brasileiro, no município de Santo Antônio de Leverger-MT. 


Seus moradores apresentam características peculiares e um modo de vida adaptado aos ciclos de cheias, vazantes e secas que influenciam nas relações sociais e formas de manejo da natureza. 


A comunidade com os seus moradores apresentam uma grande  diversidade cultural,  com o advento da construção e funcionamento do Memorial Rondon  passaram   ser inseridos nos circuitos produtivos, entre eles o turismo rural com base comunitária.


A modernidade passa a se instalar na comunidade trazendo junto os conflitos entre o modo de vida tradicional e as modernas que são resultantes dos modos de comunicação, da internet e de outras  novas necessidades oriundas da modernidade. 


O importante de tudo isto é que o turismo tem facilitado a visibilidade deste povo, bem como a história do grande sertanista e indigenista que foi  o Marechal Rondon.


Outra vantagem da modernidade está na facilidade de se mostrar os fenômenos da natureza, sobretudo do comportamento do PANTANAL no período da seca e das águas.



O Pantanal é a maior planície alagável do mundo com uma extensão de mais de 160.000 km² compreendendo a bacia do alto rio Paraguai, é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e uma importante Reserva da Biosfera. Estende-se desde o centro oeste brasileiro até parte de Bolívia e Paraguai. 

A paisagem é formada por mosaico de ambientes como rios, lagoas perenes ou temporárias, campos inundáveis e manchas ou cordões de florestas.

A enchente ocorre ao longo da estação úmida (outubro a março) e a vazante durante a estação seca (abril a setembro). 

Durante as enchentes as águas transbordam das calhas dos rios e avançam sobre os campos por meio de canais de drenagem, conectam lagoas, e formam amplas áreas alagadas contínuas no pico da cheia. 

Ao longo das vazantes os corpos d’água tornam-se descontínuos, novamente expondo vastas áreas de campos, com muitos canais secos e lagoas perenes isoladas. 

As enchentes são provocadas pelo escoamento de água das regiões de planalto no entorno do Pantanal, por chuvas locais, e pela baixa declividade da planície. 

Durante as cheias, porções mais altas do terreno formam ilhas onde ocorrem formações florestais usadas como abrigo pela fauna terrestre.


Memorial Rondon, localizado no entorno da capela de Santo Antônio no Distrito de Mimoso no município de Santo Antônio do Leverger - MT 



O Memorial, que traz a exposição permanente “Rondon, o Marechal da Paz”,  já se consolidou como uma das grandes atrações turísticas de Mimoso e Santo Antônio do Leverger apresentando para o público todos os detalhes da vida do militar e sertanista do Marechal Rondon 


São projeções de documentários, fotos raras, maquetes, textos e vários objetos usados por Rondon. 


As edificações do museu e as obras de urbanismo foram feitas pelo governo do estado de Mato Grosso. 


Prestigie! O Memorial  fica aberto todos os das 08 hs  às 17 hs e a entrada é gratuita.
























Geraldo Donizeti Lúcio 

Agente Tecnico da EMPAER - MT

Especialista em Turismo Rural

Pastor auxiliar do Ministério Voz da Verdade CN Cuiabá Sede

Blogueiro deste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário