29 de dezembro de 2022

Texto e contexto sobre a Trilha Tope de Fita - origem do nome

 

Tope de Fita foi uma trilha que foi aberta para levar as pessoas do Município de Cuiabá ao município de Chapada dos Guimarães. 

Portanto o Tope de Fita foi um dos muitos caminhos de muita importância e necessidade  que estiveram em atividade e que tinha o objetivo de ligar Cuiabá a Chapada dos Guimarães. 

O contexto Histórico, deste  trajeto parte pressuposto de que  foi idealizado e construído  provavelmente, após a ida do homem branco de Cuiabá serra acima, como era conhecida na época e até recentemente, com apontamento e registro datado de 1727. 


Em estudos encontramos autores que ligam a Trilha Tope de Fita como sendo parte de uma trilha INCA com datas que vão de 1731 a 1737, período em que os indígenas paiaguá fecharam o Rio Paraguai interrompendo a rota de Cuiabá a São Paulo, o Tope de Fita e as outras trilhas levaram os viajantes a desviar por Chapada com destino a Goiás Velho. 


A estrada ainda guarda em parte do trajeto o calçamento original feito com pedras em que usaram a mão de obra de escravos para a sua construção.


Não se sabe ao certo se essa benfeitoria teria sido realizada na época escravagista ou em um período mais remoto em 1910 no governo de Pedro Celestino, ou ainda durante a década de 1930.  Época que em o governador Mário Correa da Costa queria transformar Chapada dos Guimarães na nova capital de Mato Grosso.


O que se sabe ao certo é que a Trilha Tope de Fita foi muito utilizado pelos tropeiros que transportavam arroz, feijão, mandioca, milho, cana-de-açúcar, carne seca e outros produtos de Chapada para vender na capital. 


O tempo foi passando, a modernidade chegando e o asfalto conseguiu ligar Cuiabá a Chapada no final da década de 1970.


O nome Tope de Fita tem algumas versões. 


A expressão Tope é denominação geográfica comum dada ao topo de morros no estado. 


Já a fita remete a lenda de que uma mulher nobre de passagem pela trilha teria deixado um pedaço de fita preso em algum galho ficando ali por muitos anos. ( por isso Tope da Fita e hoje Tope de Fita).








Nenhum comentário:

Postar um comentário