17 de agosto de 2022

Em Visita Técnica de Turismo Rural - EMPAER dá continuidade em formatação de produto turístico em Dom Aquino.

Na sala de jantar com o proprietário Eclesiastes de camisa verde e demais 

O município de Dom Aquino recebe nesta quarta feira  dia 17 de agosto de 2022 o técnicos da EMPAER Geraldo Lucio da COATER Central  que juntamente com  Josenei Moreno do escritório  local da EMPAER Local,  realizar visitas técnicas, visando dar continuidade no atendimento à solicitação da Prefeitura do município de Dom Aquino, para auxiliar o município na elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo (com ênfase em Turismo no Meio Rural).

 Esta é a terceira vez que a EMPAER visita o município dentro de um calendário  de  visitas técnicas visando dar continuidade nos trabalhos iniciados em programações anteriores nos meses de junho e julho, neste município sempre datas pré definidas em um processo de convivência com a comunidade local envolvida, comenta Geraldo Lucio.

 As visitas ao município são  realizadas  sempre em um calendário fixo com intervalos de 30 dias um do outro, onde são   realizadas reuniões, visitas e contatos, visando a continuidade  e animação do projeto. 

O objetivo é conhecer e levantar in-loco a realidade da oferta turística do município para a elaboração do plano supracitado, outras metodologias serão desenvolvidas ao longo do processo.

 A programação desta vez  foi a  chegada ao município, as 8:30 hs da manhã  realização de uma reunião rápida com a equipe da EMPAER local e prefeitura para alinhamento das ações e continuidade nos dar trabalhos iniciados na programação do mês anterior no processo do plano.

Após a reunião foi realizada uma  visita técnicas na  propriedade rural denominada Fazenda Santa Rita (casa de Pedras) do Sr. Eclesiastes 

A visita teve  a participação de várias pessoas incluindo o proprietário,  onde ocorreu além da visita técnica  de reconhecimento em toda  a propriedade,  uma pequena reunião para se fazer uma prospecção de um Projeto.

O que se observou na propriedade que tem 16 tanques escavados de piscicultura sendo que 10 deles estão cheios de água e pelo menos um tanque povoado com peixes, sendo um grande potencial para agregar esta atividade associada ao turismo. Ainda no processo produtivo foi visto criação de ovinos / caprinos, aves e bovinos de leite, uma pequena horta caseira.

Quanto aos recursos naturais: um curso de agua que origina várias corredeiras e cachoeiras, também morros e serras com possibilidade de se formatar esportes de aventura como tirolesa, trilhas para Caminhadas  na Natureza com baixo, médio e alto grau de dificuldades, trilhas para Bike, Motos e Cavalos, enfim são várias possibilidades.

O Secretário de Turismo do município Flávio,  juntamente com o consultor de Turismo da Prefeitura Turismologo Luciano Borges participaram da visita técnica.

O agricultor familiar Eclesiastes ficou muito motivado com visita e com as orientações técnicas.

A equipe  fez um compromisso de se apresentar  um projeto com várias possibilidades de atividades turísticas passíveis de serem realizadas na Fazenda Santa Rita ( Casa de Pedras)

 A proposta será realizada de forma compartilhada com o proprietário  num processo participativo.

A execução  pretende seguir um cronograma priorizando as questões de viabilidade socio - econômicas e ambientais. 

Quanto ao financiamento do projeto  pretende-se otimizar os recursos existentes e buscas o mínimo de recursos externos necessários, para isto o cronograma de execução também será gradativo com prioridade em realizar apenas o necessário pra se ter um produto que atenda  um Turismo Regional.

O Prefeito de Dom Aquino, Valdécio Luiz da Costa, o popular  "Zão",  em uma visita anterior com os técnicos  da EMPAER  colocou sua equipe de secretários: Geral de Governo de Obras de Turismo e de Agricultura  para viabilizar pelo menos a formatação de  02 (dois) produtos turísticos de Turismo Rural no município.

Segundo Geraldo Lucio as 03 (três) visita  realizadas até o momento mostrou que no município tem potenciais para muitos produtos.

Galeria de Fotos


Lista de Presença









2 comentários:

  1. Parabéns!! Trabalho em parceria é o caminho para o desenvolvimento do Turismo!!

    ResponderExcluir