10 de maio de 2022

Empaer demonstra como medir matéria seca da forragem para produção de silagem usando forno micro-ondas

A técnica evita perdas e prejuízos ao produto caso a ensilagem for feita antes ou depois do ponto ideal

Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

A técnica da Empaer, Fabíola Francisca Dias Fernandes, destaca importância de um profissional capacitado no acompanhamento - Foto por: Empaer
A técnica da Empaer, Fabíola Francisca Dias Fernandes, destaca importância de um profissional capacitado no acompanhamento
A | A

Com o fim das chuvas e aproximação da estiagem, muitos produtores que investiram na produção de capins e milho para silagem precisam entender como determinar o teor da matéria seca e o momento exato da ensilagem. Uma das orientações da Empresa Mato-grossense de Extensão Rural (Empaer) é medir essa porcentagem utilizando o forno micro-ondas.

A técnica da Empaer, Fabíola Francisca Dias Fernandes, explica que a determinação da matéria seca de forrageiras é muito importante para se tomar decisões técnicas na propriedade. É essencial, por exemplo, para se determinar o ponto de ensilagem do capiaçu.

“Um simples forno de micro-ondas pode facilmente medir o teor de umidade da forragem. As perdas podem ser significativas se a ensilagem for feita antes ou depois do ponto ideal. A utilização do micro-ondas é rápida, barata e muito precisa, mas precisa ser feita por técnico que entenda do assunto”.

Segundo Fabíola, o procedimento consiste em colher uma parcela do material a ser ensilado e determinar o teor de matéria seca através de passagens consecutivas no micro-ondas convencional. “O objetivo é ter maior segurança sobre o momento exato de colheita do capim e assim evitar prejuízos e transtornos com a perda da silagem”, frisa.

Foto: Empaer

A técnica acrescenta que a quantidade de  matéria seca é fundamental para determinar o ponto de colheita do material a ser ensilado. “Isso vai garantir que a fermentação seja adequada e a silagem eficiente, além de garantir uma melhor qualidade do alimento obtido. A determinação da matéria seca com o uso do micro-ondas é um técnica a ser utilizada de forma rápida e fácil, através de um técnico capacitado. Para mais informações é importante consultar nos escritórios da Empaer localizados em 122 municípios do Estado.

Sobre a porcentagem, Fabíola destaca a determinação do ponto ideal de corte no momento da ensilagem é fator fundamental para a produção de silagem de boa qualidade. Uma maneira prática e mais precisa de se estimar o teor de matéria seca pode ser obtida utilizando um forno micro-ondas, uma balança graduada em gramas, prato grande e um copo de vidro (250ml). As plantas da lavoura bem picadas ou trituradas.

Na metodologia é importante pesar o prato e anotar o valor. O recomendado é colocar cerca de 300 gramas de amostra da planta picada. Colocar um copo de água quase cheio (3/4) no fundo do forno de micro-ondas para evitar danos durante o uso do aparelho.

“No procedimento é programado o tempo ideal, fazendo a revirada do conteúdo a cada passagem pelo micro-ondas e nova pesagem. Esse processo e repetido até atingir um peso estável por 2 a 3 passagens seguidas pelo micro-ondas. A água do copo pode ser trocada evitando que evapore ou ferva interferindo nos resultados”, conclui.

Foto: Empaer

Nenhum comentário:

Postar um comentário