9 de maio de 2022

Cônsul geral do Peru visita Cuiabá a fim de estreitar laços para novas parcerias.

Carolina Miranda

O secretário municipal de Turismo, Zito Adrien participou nesta sexta-feira de uma reunião promovida pela Fecomércio que contou com a participação do Cônsul Geral do Peru, Teobaldo Realegui San Martin. O encontro teve como objetivo falar sobre a importância do estreitamento entre Mato e Peru. Para tanto, a necessidade da internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, situado no município vizinho, Várzea Grande.

“Precisamos estreitar esse intercâmbio ainda pouco explorado. É preciso internacionalizar o aeroporto. Com isso, o custo da passagem chega na metade do preço. Isso dificulta a visitação da população de Mato Grosso para o Peru e Peru para Mato Grosso. Os custos são altos pois, para uma viagem como essa, a pessoa tem que passar por São Paulo para ter acesso ao deslocamento ao itinerário almejado”, explicou o secretário municipal de Turismo, Zito Adrien.

A autoridade esteve em Cuiabá desde a última quarta-feira (04), com uma extensa agenda de visitação dos principais pontos históricos e turísticos da capital. Na oportunidade, foi feita uma breve explanação das principais potencialidades e produtos exportados do Peru.

Durante a fala, o cônsul citou como exemplo, a quantidade de turistas que visitam Machu Picchu que é de 5 mil pessoas/mês e 5 milhões/ano. E no Brasil são seis milhões/ano. “Esse é o resultado da pouca divulgação de Mato Grosso. O Brasil como um todo não divulga o Estado com grandes potencialidades. Esse é o meu interesse e um dos motivos da minha vinda a capital”, afirmou o Cônsul.  

“Esse estreitamento com o Peru é de fundamental importância, uma vez que, o Cônsul do Peru representa o corredor Acre/Rondônia e Mato Grosso. É preciso rever esse acesso ao Estado ainda muito difícil, pois a taxa alfandegária é muito alta para entrada e saída de mercadorias. Se não se tornar como um aeroporto internacional, não iremos conseguir organizar a logística”, elencou o assessor técnico da Secretaria Municipal de Turismo e responsável por organizar a estadia da comitiva em Cuiabá, João Eduardo Sá Costa Moreira Brito.

Zito Adrien pontua que essa visita do Cônsul foi muito importante, pois conseguiu despertar novos interesses. É hora de somarmos esforços com a Prefeitura, Governo do Estado e Entidades Organizadas Empresariais. O pontapé inicial é a internacionalização do aeroporto local. “São situações que estão atrapalhando esse intercâmbio, não só com o Peru como com toda a América Latina. Com essa mudança, Mato Grosso vai estar dentro da rota, dentro da normalidade, o que vai despertar interesses de novos turistas. É impossível uma capital, um estado, sem aeroporto internacional”, finalizou Zito Adrien.

Nenhum comentário:

Postar um comentário