30 de maio de 2022

*Caldas é a primeira cidade do Sul de Minas a instituir Política Municipal de Turismo de Base Comunitária*

A Câmara Municipal de Caldas realizará, na próxima sexta-feira, dia 03 de junho, das 8h30 às 9h, a cerimônia de sanção, pelo Prefeito Municipal, Sr. Ailton Pereira Goulart, da Lei que institui a Política Municipal de Turismo de Base Comunitária, de autoria do vereador Daniel Tygel, Mandato Movimento Caldas. O ato contará com a fala do Prefeito Municipal, de autoridades locais e de produtoras e produtores rurais caldenses.

Segundo o autor do projeto aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, “a implantação de uma Política Municipal de Turismo de Base Comunitária, que regulamenta a Lei Estadual 23.763, de janeiro de 2021, coloca Caldas na vanguarda dos municípios mineiros que apostam em um turismo que respeita e é fundamentado na cultura, história, produção agrícola tradicional e vocação do município, conciliando a geração de renda e a preservação dos patrimônios ambiental, cultural e histórico da região.”

Após a sanção da Lei será realizado um mini-curso e troca de experiências sobre o Turismo de Base Comunitária, com foco no tema “O turismo que queremos para Caldas: práticas, conceitos e princípios”. A atividade integra as ações organizadas pela Aliança em Prol da APA da Pedra Branca por meio de um termo de fomento celebrado com a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais e objetiva promover o diálogo sobre o turismo a partir das experiências, perspectivas e sonhos das comunidades rurais.

“Existem muitas experiências bem-sucedidas em Minas e no país, e a receptividade de produtoras e produtores rurais caldenses tem sido muito positiva”, afirmou a vice-presidente da Aliança pela Pedra Branca, Uschi Silva. “O município de Caldas tem todo o potencial para desenvolver a proposta, e depende de organização das comunidades rurais para definição do tipo de turismo que elas querem, sem perder sua identidade”, complementou.

O curso será ministrado pela turismóloga Cléa Venina Ruas Mendes Guimarães, Coordenadora Estadual de Artesanato e Turismo Rural da EMATER de 1996 a 2021. Ao final será apresentado o resultado de uma pesquisa sobre a temática promovida pela Aliança em Prol da APA da Pedra Branca com visitantes do município.

*Expediente*
Evento: Cerimônia de sanção da lei que institui a Política Municipal de Turismo de Base Comunitária.
Organização: Câmara Municipal de Caldas e Aliança em Prol da APA da Pedra Branca.
Horários: 
8h30 às 9h - Cerimônia Oficial de Sanção da Lei
9h às 12h - Mini-curso e troca de experiências "O turismo que queremos para Caldas".
Local: Câmara Municipal de Caldas, Rua Veríssimo João, 180, Centro, Caldas/MG.
*Contatos:*
Assessoria de comunicação da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca - 15 99783-8669 (Tatiana Plens).
Câmara Municipal de Caldas - 35 3735-1579 (Marinês).
_Crédito das fotografias: Aliança em Prol da APA da Pedra Branca._

Nenhum comentário:

Postar um comentário