28 de março de 2022

Guias e operadores de turismo participam de Famtur na Comunidade Morrinhos

 


A Empaer vem acompanhando a iniciativa com orientação técnica e fomentando as ações junto ao poder público
Maricelle Lima Vieira Empaer/MT

Foram 30 pessoas entre guias e operadores de turismo - Foto por: Empaer
Foram 30 pessoas entre guias e operadores de turismo
A | A

Mais uma ação para consolidar como rota do turismo rural e sob a orientação da Empaer, o “Caminhos do Morro – Comunidade Morrinho”, em Santo Antônio do Leverger (a 34 km de Cuiabá), foi apresentado a guias e operadores de turismo de Cuiabá e Várzea Grande. O primeiro famtur promovido pela  Associação de Pequenos Produtores Rurais e Moradores de Morrinho (Aprumo) em parceria com o Rancho Epona - contou a participação de 30 profissionais que foram apresentados às belezas naturais do Morro de Santo Antônio e conheceram alguns dos atrativos turísticos.

Realizado no sábado (26.03), o objetivo do famtur foi promover e familiarizar os guias e os agentes de turismo a visitar o destino, para conhecer a localidade e saber o que esta oferece ao turista. A programação começou às 3h da madrugada com a subida no morro, seguida com café da manhã e almoço, na Chácara Recanto dos Lagos, caminhada na Trilha Pirâmide dos Desejos e visita nas propriedades que fazem parte da iniciativa e localizadas no entorno do morro. 

A presidente da Aprumo, Niane  Aparecida Oliveira Rosa, explica que o objetivo do Famtur foi apresentar a iniciativa aos guias e operadores e torna-los parceiros. “Estamos avançando e pretendemos tornar a região referência no turismo rural com a  vivência, mas pra isso, é preciso proporcionar para quem está na ponta e irá saber vender como é a vida no campo e o que temos a oferecer”.

Para o casal Mirian Ferraz e Nilson Ferro, proprietários do Rancho Epona, um espaço com a Trilha Pirâmide dos Desejos, café da manhã e almoço, além de produção de doces e licores artesanais – é mais uma oportunidade de divulgar seu empreendimento.  “Somos parceiros e vamos sempre buscar formas que possam fomentar a região”.

Niane presidente da Aprumo                                                                     Foto: Empaer

A presidente do Sindicato do Guias de Turismo do Estado de Mato Grosso (Singtur/MT), Suzy Miranda, destacou que não conhecia a região e ficou surpresa com as belezas naturais e a reciprocidade da comunidade. “Morrinhos tem um forte potencial para se consolidar com um roteiro de turismo rural”. Ela frisou que será elaborado um relatório com apontamentos e observações referente ao Morro de Santo Antônio para ser encaminhado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Empaer. “Em toda visita técnica entregamos um relatório com observações de cuidados, segurança e entre outros aspectos observados durante a visita a um patrimônio público”.

Segundo a presidente, alguns colegas já manifestaram interesse em trazer turistas para conhecer o roteiro  do Caminhos do Morro – Comunidade Morrinho. “Não tenho dúvida que será um sucesso. As pessoas têm buscado cada vez mais opções de lazer com natureza e locais abertos”.

O técnico da Empaer e especialista em turismo rural, Geraldo Donizeti Lucio, explica que o “Caminhos do Morro – Comunidade Morrinho” vem se consolidando e seguindo todas as orientações técnicas. “Volto a reforçar que o turista precisa de motivação para explorar um roteiro. Atrativo turístico é o que tem potencial para o turista gostar do local. Já o produto turístico compreende infraestrutura, acesso, marketing, um produto bem elaborado, produtor capacitado para entender a necessidade do turista e principalmente atendê-lo bem”, explica. 

Segundo Geraldo, a possibilidade de vivenciar experiências em campo é o que chama atenção dos turistas para esse tipo de roteiro. A tendência de mudança de comportamento dos turistas que buscam destinos mais próximos e em contato com a natureza torna o setor ainda mais promissor.

Orientação para o percurso da Trilha Pirâmide dos Desejos              Foto: Empaer

Nenhum comentário:

Postar um comentário