8 de novembro de 2021

Primeira ExpoIndíngena movimenta Paranatinga.

O evento foi na Praça Central com exposição de peças de brincos, pulseiras, cocas e bolsas em grafismo Bakairi, redes, tapetes, além das pinturas corporais

Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

Alunos visitaram a feira e interagiram com os expositores com fotos e nas pinturas corporais - Foto por: Empaer
Alunos visitaram a feira e interagiram com os expositores com fotos e nas pinturas corporais
A | A

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) foi uma das parceiras na primeira feira indígena realizada na cidade de Paranatinga (a 373 km de Cuiabá) a ExpoIndígena Kura Bakairi. O evento aconteceu na Praça Central da cidade, na quinta e sexta-feira (04 e 05.11), e promovida pela Prefeitura, Câmara Municipal, Sicredi, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

A exposição contou com assistência técnica da equipe da Empaer de Nova Brasilândia que vem acompanhando o povo Bakairi há anos com apoio do escritório de Paranatinga. O objetivo da iniciativa foi fomentar a cultura e o artesanato indígena da região trazendo e aproximando as  pessoas presentes dos costumes, das pinturas corporais tradicionais, dos artesanatos, da dança, das roupas e mostrando seu valor para atuais e novas gerações.

Estudantes e visitantes puderam apreciar as peças de brincos, pulseiras, cocas e bolsas em grafismo Bakairi, redes, tapetes, além das pinturas corporais e seus significados. No primeiro dia todas as peças foram vendidas e novas trazidas da aldeia no dia seguinte.

Participaram da abertura da exposição autoridades locais como a vice-prefeita Darci Fátima de Souza, o cacique Genivaldo Poiure aldeia Pakuera, o representante da cultura Bakairi, Odil Apacano, secretário adjunto da Seaf, Clovis Cardoso, vereadores e secretários municipais de Paranatinga e Primavera do Leste, representantes do Sicredi e entidades de classe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário