22 de outubro de 2021

Mulheres Bakairis recebem informação sobre câncer de mama


A ação foi promovida pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar
Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

- Foto por: Empaer
A | A

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) foi uma das parceiras na palestra sobre câncer de mama realizada nesta quinta-feira (21.10), na aldeia Pakuera do povo indígena Bakairi, que abrange os municípios de Planalto da Serra e Paranatinga. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e contou com a presença de várias mulheres, representantes indígenas e autoridades locais.

Uma das palestrantes foi com a assistente social da Seaf, Cenira Evangelista que destacou a importância do diagnóstico precoce da doença que possibilita que as chances de cura sejam muito maiores para a paciente, chegando a 95%. “Nosso trabalho é compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença, com isso contribuindo para a redução da mortalidade”.

O técnico da Empaer, José Carlos Pinheiro da Silva, destacou a importância da iniciativa de levar informação para as aldeias indígenas. “Há anos desenvolvemos um trabalho de assistência técnica na comunidade e somos parceiros em tudo que for levar informação. Queremos que vidas sejam preservadas, por isso, a importância desta discussão, tão necessária e importante à saúde da mulher”.

Participaram também da palestra o secretário adjunto da Seaf, Clovis Figueiredo Cardoso, o o anfitrião do evento cacique Genivaldo Poiure aldeia Pakuera, o cacique Estelino aldeia Kaiahoalo, o cacique Agnaldo da aldeia Aki Ety, o cacique Silvia da aldeia Alto Ramalho, o cacique Carlos Taukane da aldeia Kuiakware e Kaya Agari, vice-presidente do CONSEA, além da secretária de Cultura de Paranatinga, Lorrayne Bettega, os vereadores Wellington WG e Edson do Sindicato e as palestrantes Terezinha Furtado e Glória María Grández Munoz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário