14 de abril de 2021

Embrapa recomenda voltar ao tradicional método de "bater o pano" para enfrentar a cigarrinha

Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi
por Frederico Olivi

O MIP (Manejo Integrado de Pragas) traz ganhos de produtividade e reduz os custos de produçao de uma lavoura, oferecendo sustentabilidade a agricutura. 

Em entrevista ao reporter  Frederico Olivi, o pesquisador da area de tansferencia e tecnologia da Embrapa, Sergio Abud da Silva, aponta os principais desafios para o agricultores  implementarem esse sitema de manejo nas suas areas de cultivo.

Segundo  Abud, a produção de forma intensiva traz redução da população dos inimigos naturais nas lavouras, aumentando consequentemente a população de pragas. 

"precisamos restabelecer o equilibrio no agroecossistema e o Manejo Inegrado, baseado principalmente na amostragem da sua lavoura, colentando esssas pragas e seus inimigos naturais, propoe  o nivel de controle ideal para cada necessidade.

"Quando o agricultor implementa o Manejo Integrado de Pragas nas suas lavouras o custo de produção reduz sensivelmente, porque ha uma queda do uso de defensivos quimicos. Um sistema de controle extremamente mais viavel, do ponto de vista economico e sustentavel para a agricutura, aponta Sergio Abud da Silva da Embrapa.

Tags: Agronegócio
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário