15 de janeiro de 2020

NA MINHA INFÂNCIA ERA ASSIM !



Na época de minha infância não tínhamos BOLSA FAMÍLIA e nem VALE GÁS.

Não ganhávamos uniformes nem material escolar, O UNIFORME era comprado .
E “ai” se não fosse com o Uniforme da Escola.. não entrava... ( Diretor não deixava entrar )
Quase ninguém tinha telefone em casa, nós éramos acostumados a usar o famoso ORELHÃO A FICHA ou CARTÃO..... As pesquisas eram em Biblioteca da escola ou na biblioteca Pública.. A e como era divertido ir até a biblioteca.O trabalho era escrito a mão e na folha de papel almaço.
Tinha dever de casa, tabuada, ditado, caligrafia e a EDUCAÇÃO FÍSICA era esperada por todos. Lembro que morríamos de medo de alguns professores.

Na escola tinha a OLIVIA PALITO, CABELO DE BOMBRIL, QUATRO ZÓIO, CABEÇÃO etc.. (tinha uns apelidos ótimos tbm.

Todo mundo era zoado, às vezes até brigávamos, mas logo estava tudo resolvido e seguia a amizade.... Era brincadeira e ninguém se queixava de BULLYING. Existia o VALENTÃO/VALENTONA, mas também existia quem nos DEFENDESSE.

Na escola tinha DIA DO FLÚOR, CAMPANHA DA FEBRE AMARELA, DO SARAMPO, o dia de combater os PIOLHOS, as inter classes entre os colégios, as gincanas que quase tínhamos um infarto para vencer e a MERENDA 😋 Ah a merenda! Era leite com achocolatado, sopa, arroz doce...
Antes de iniciar as aulas, a gente cantava o HINO NACIONAL. Entrávamos em fila até a sala de aula. (Era por ordem de tamanho a fila.. ). Quando o diretor chegava na sala, todo mundo ficava em pé, até ele mandar sentar. As provas eram feitas em papel almaço passadas no mimiografo, na sala ficava o cheirinho de álcool.

Iamos para a escola a pé, em bando de vizinhos. E na saída adorávamos qdo alguém fazia aniversário .... ERA OVO, FARINHA. Final de ano, não víamos a hora de acabarem as aulas para que os colegas escrevessem nas nossas camisetas.
A frase "PERAÍ MÃE " era para ficarmos mais TEMPO NA RUA e não no COMPUTADOR ou no CELULAR... Colecionávamos FIGURINHAS, SELOS, CARTÕES DE ORELHÃO, CHAVEIROS, PAPEL DE CARTA, bolinha de gude.... tínhamos ioio e outras brincadeiras mais. As brincadeiras eram saudáveis, os meninos brincavam de bater tapão, nas figurinhas e não nos colegas e professores. Na rua era , ESCONDE-ESCONDE, PULAR CORDA, AMARELINHA, PULAR ELÁSTICO, QUEIMADA, CAIU NO POÇO, BET’S... etc..

Andávamos descalços e vivíamos no sol sem protetor.

Não importava se nossos amigos eram NEGROS, BRANCOS, PARDOS, RICOS, POBRES, MENINOS ou MENINAS.

Todo mundo brincava junto e como era bom, bom não, era MARAVILHOSOOOO!

Que saudades dessa época em que a chuva tinha cheiro de terra molhada! e podíamos tomar banho nela sem ficar doente, brincar de barquinho, enxurrada, era as nossas ondas. Calhas e canos, nossas cachoeiras.... Época em que nossa maior dor, era quando passávamos MERTHIOLATE nos machucados ou ter que ir pra dentro de casa.

Nossos pais eram presentes, EDUCAÇÃO e RESPEITO eram ensinados em casa, até porque, ai da gente se a nossa mãe tivesse que ir à escola porque aprontamos ou desrespeitamos.
Nada de chegar em casa com algo que não era nosso, desrespeitar alguém mais velho ou se meter em alguma conversa, aiaiai, podia esperar que o coro comia em casa.
Fico me perguntando, quando foi que tudo mudou? E os valores se perderam e se inverteram dessa forma?
Se você também é dessa época, #COPIE, #COLE no seu mural, #MUDE o que for NECESSÁRIO...
Quanta saudade, quantos valores, que pra esta geração não valem nada.
Grato por tudo que VIVI e APRENDI

Adaptação do texto de Marizete Monticelli



Nenhum comentário:

Postar um comentário