12 de outubro de 2019

Encontro REAF Mercosul: Desafios da Ater Pública no Brasil

Ascom Asbraer | Juliana Silva


A Asbraer participou da Reunião Regional Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul, REAF Mercosul. Na ocasião, a diretora executiva da Asbraer, Mariana Matias, falou sobre os desafios enfrentados pela assistência técnica e extensão rural no Brasil.

Com o eixo temático sobre inovação, a Embrapa, DATER e ANATER também contribuíram na reunião a ser levada, posteriormente, para Chapecó (SC), em reunião geral da REAF.

Mariana Matias apresentou a atuação da Asbraer e das Emateres e apontou qual é o grande entrave da Ater Pública: custeio. Apenas 14% dos recursos de Ater são para custeio. "É complicado extensionistas ir a campo sem carro", indagou.

Para os próximos anos, Mariana apontou alguns outros desafios, como o alcance nos municípios. Segundo dados levantados pela Asbraer, as entidades públicas de Ater possuem maior capilaridade e alcance de atendimento. No entanto, a falta de recursos pode afetar esse alcance.

Outro desafio é o financiamento. Para resolver esse problema, a Asbraer propõe a criação de um Fundo Nacional de Ater para financiar a prestação de serviços de Ater, com acesso aos recursos devidamente regulamentado.

Dentre as expectativas da Asbraer, Mariana afirma que a Ater é o que possibilitará que as pesquisas cheguem aos agricultores familiares. Além disso, a Associação vem dialogando para que haja políticas públicas bem estruturadas e direcionadas para o campo com assistência técnica de qualidade, por meio da Ater Pública.

Tecnologia

Inovação tecnológica é um gargalo que precisa ser pensado. 84% dos estabelecimentos da agricultura familiar fazem uso de tecnologia, no entanto, o acesso à internet em diversas partes da zona rural é um problema para o produtor. "Por mais inovação tecnológica que tenhamos, não vamos conseguir fazer chegar no produtor sem internet. Precisamos fazer esse serviço básico chegar no campo. Porque hoje internet é um serviço básico", disse Mariana.

Para o extensionista, a tecnologia também precisa ser pensada não só com uso de softwares, mas com hardwares de qualidade para que tenham desempenho eficaz das atividades. Com isso, mais uma vez, a Ater Pública esbarra no problema orçamentário para compra de equipamentos.

Todos esses desafios já foram mapeados pela Asbraer que busca, junto aos atores políticos, sanar cada um dos problemas afim se desenvolver o melhor papel de assistência técnica e extensão rural para o produtor rural e, com isso, fornecer maior qualidade de produtos à sociedade.

Isso desenvolve a agricultura familiar e, por consequência, desenvolve o país.

 

Deixe um comentário


Nenhum comentário:

Postar um comentário