19 de abril de 2019

A história do município de Campo Novo do Parecis, se confunde com a história dos índios Paresí, seus primeiros habitantes


19 de abril - Dia do Índio
Parabéns para o povo Paresi!!

Todo nosso respeito!!

A história do município de Campo Novo do Parecis, se confunde com a história dos índios Paresí, seus primeiros habitantes. 

O bandeirante Antônio Pires de Campos, no século XVII, adentrando a região através do rio Sepotuba, atingiu um extenso chapadão, o qual denominou "Reino dos Paresí". 

Em 1907, o então coronel Cândido Mariano da Silva Rondon passou pela região durante os trabalhos de instalação de linhas telegráficas a oeste de Cuiabá e, em busca do rio Juruena, atingiu o Rio Verde e seguiu para o norte em busca do Salto Utiariti.

Nesta missão de Rondon, os indígenas Paresí se instalaram próximos às linhas telegráficas, alguns deles foram treinados para a manutenção da rede e iniciou a construção de uma escola, e a partir de 1946, Utiariti tornou-se um centro educacional dos grupos indígenas, sob a égide da Missão Anchieta. 

Durante a década de 1970, houve a abertura de fazendas e a instalações de famílias de migrantes vindos, principalmente dos estados da Região Sul e Nordeste, que assentaram-se a beira da estrada entre Diamantino e Utiariti. 

Com o fim da missão indígena, o local prosperou e tornou-se sede do distrito. A Lei Nº 5 315, de 4 de julho de 1988, criou o município de Campo Novo do Parecis, desmembrado do município de Diamantino. Hoje estima-se 1.300 indígenas que vivem em 63 aldeias espalhadas na chapada com um território específico. Este ambiente é chamado wénakalatí, demarcado pelo herói Wazáre. 

Assim, há uma forte influência dos índios Paresí, que autodenomina Halíti (traduzido como “gente”), na cultura e no cotidiano do município de Campo Novo do Parecis. 

O dia 19 de abril é uma das datas em que podemos enaltecer a trajetória dos povos que formaram o nosso país, e os povos indígenas são parte da história que construímos.

A proximidade e convívio com a comunidade indígena, entre as crianças, os adolescentes, os jovens nas escolas e no cotidiano, e até mesmos entre as famílias do município de Campo Novo do Parecis, seja indígena e não indígena, estreitam nossas relações humanas e o conhecimento sobre as diversidades dos costumes e culturas dos munícipes que aqui vivem. 

Hoje, parabenizamos às nossas COMUNIDADES INDÍGENAS PARESÍ, que preservam suas culturas, incentivam seus filhos aos estudos e os preparam para o convívio e desenvolvimento de Campo Novo do Parecis.


FONTE : SME - Secretaria Municipal de Educação de Campo Novo do Parecis MTCurtir Página

Nenhum comentário:

Postar um comentário