14 de março de 2019

Secretário Nacional da CONAFER articula federação quilombola no Espírito Santo


Na quarta-feira, 13 de março, o Secretário Nacional da Politicas e Desenvolvimento dos Povos e Comunidades Kilombolas, Akin Barbosa explanou com detalhes o histórico de trabalho da CONAFER e suas ações no Espírito Santo em um encontro que contou com a presença da Coordenação Quilombola Estadual, na pessoa do Sr. Arilson Ventura, e da Gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (GEPIR) Neirele Marques da Silva.

Entre os tópicos discutidos estavam: Criação da Federação no Estado, com todos os setores que estejam engajadas no contexto da Agricultura Familiar. A Federação é uma entidade de representação associativa de segundo grau, que se propõe a promover a organização nos diferentes níveis de representação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais dentro do estado do Espírito Santo.

Na parte da manhã, depois de uma interação em grupo, foi aberta uma agenda comum com a proposta de estabelecer a Federação de Agricultores Familiares de Quilombos no estado. “Compreendemos agricultores familiares como camponeses, indígenas, quilombolas, posseiros, ribeirinhos, assentados e acampados; Trabalhamos em prol desses grupos na busca por garantias básicas de trabalho, direitos e dignidade”, expressa Akin Barbosa.

Durante a tarde o encontro seguiu no Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Espírito Santo (CEPIR-ES), que tem por finalidade propor políticas que promovam melhorias para a população negra, indígena, quilombola, e cigana.

O próximo encontro será no dia 20 de março, até essa data já estarão definidos os orçamentos do estado, com o final do congestionamento de 120 dias da nova gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário