10 de fevereiro de 2018

Barra do Bugres poderá ter Centro de Difusão da Cultura Indígena


O Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá, Argon Norberto Hachmann esteve reunido com os indígenas da etnia BALATIPONÉ (UMUTINA) para discutir projetos e ações que visam alavancar a economia da cidade através do turismo integrado com as aldeias indígenas. 

O município de Barra do Bugres conta atualmente com 04 aldeias da etnia BALATIPONÉ (UMUTINA), tendo em sua população,aproximadamente 386 indígenas , fonte: SIASI (atualizado em Outubro de 2017). 

Na ocasião, os Caciques e demais lideranças presentes expuseram suas idéias e propostas para que haja de fato um engajamento e participação de toda comunidade indígena.

O projeto inovador e ousado, visa a construção de um centro de visitação, onde será possível ter: sala de recepção ao turista, sala de áudio e vídeo, espaço para apresentações culturais, exposição e comercialização de produtos produzidos pelos indígenas de diversas etnias, dentre outras atividades, o que será a porta de entrada para a prática do Turismo guiado nas aldeias, onde o turista faria uma verdadeira imersão a vida indígena, participando durante alguns dias de todas as atividades cotidianas nas aldeias,suas danças, rituais, participando de forma prática da confecção de artesanatos,preparação das comidas,práticas esportivas,  alem é claro, de desfrutar das mais belas paisagens,ar puro e da  paz que somente um ambiente como esse proporciona. 

Esse projeto é uma das iniciativas da nova gestão do DSEI Cuiabá, cujo objetivo é promover a promoção e prevenção da saúde indígena, através da qualidade de vida, valorização da sua cultura, respeitando as diferenças de cada etnia  e geração de renda as comunidades indígenas. 

O secretário de Turismo de Barra do Bugres Carlos  Luiz Pereira Neto reconhece e valoriza essa iniciativa, uma vez que um projeto como esse irá beneficiar não somente as comunidades indígenas, mas  a sociedade de Barra do Bugres como um todo.

Argon esteve acompanhado pelo Programador Educacional da Funai Marcio Carlos Vieira Barros,do Secretário de Turismo de Barra do Bugres Carlos Luiz Pereira Neto, da Presidente do Conselho local de Saúde Indígena e representante do Movimento de Mulheres Indígenas Maria Alice de Souza Cupudonepá, do Secretário Executivo do Conselho Distrital de Saúde Indígena(CONDISI) Leandro Ribeiro,dos assessores Silvio Hiaulai Peruare e o Assessor Indígena Jucimar Rondon.

O que é o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) ?

Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). 

Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado –, que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolvendo atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com o Controle Social.

No Brasil, são 34 DSEI’s divididos estrategicamente por critérios territoriais e não, necessariamente, por estados, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas.

Em Mato Grosso, são 05 DSEI’s, são elas: Araguaia, Cuiabá, Kayapó MT, Xingú e Xavante.

Além dos DSEI’s, a estrutura de atendimento conta com postos de saúde, Polos base e as Casas de Saúde Indígena (CASAIS).

Polo Base

Com o objetivo de atender grande parte das demandas de saúde das comunidades indígenas, os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) possuem Polos Base para o atendimento dos indígenas. 

Os polos são a primeira referência para as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) que atuam nas aldeias.

Cada Polo Base cobre um conjunto de aldeias. No Brasil, os 34 DSEIs abrigam 351 Polos Base.

O DSEI Cuiabá é responsável por 10 etnias,são elas: Kurã (Bakairi), Boe(Bororo), Haliti (Paresi), Chiquitano, Balatiponé (Umutina), Guató, Enawene Nawe, Myky, Irantxe e Nambikwara, esses povos estão presentes em 18 municípios do estado de Mato Grosso, que possui um total de 43 Etnias.

Serviço:

DSEI CUIABÁ

EndereçoRua Rui Barbosa, 282 – Goiabeiras, Cuiabá – MT, 78032-040

Telefone(65) 3624-1050

Com informações de Patricia Ferreira – Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário