19 de setembro de 2016

FAUC - Faculdade de Cuiaba, recebe de Geraldo Lucio, doação de Livros de Turismo Rural

Hoje tive a grata satisfação e oportunidade de visitar o Curso de Turismo da FAUC. Fui muito bem recebido pelas professoras Claudete Castro, Silvana Abdalla e pela Coordenadora do curso Jorgete. Aproveitei o ensejo para fazer doação de vários exemplares do livro de minha autoria "TURISMO NO MEIO RURAL DE MATO GROSSO. Foi muito bom poder entregar os livros para coordenadora da biblioteca da FAUC, momentos gratificantes!!!
NA BIBLIOTECA ENTREGANDO OS LIVROS.


Bem pessoal eu sou o Geraldo Donizeti Lucio autor e idealizador do Livro Turismo no Meio Rural de Mato Grosso pertenço ao quadro de técnicos da EMPAER - MT, mas atualmente estou à disposição da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDEC / Secretaria adjunta de Turismo do Estado de Mato Grosso.

Como autor desejo que este livro seja um instrumento para o crescimento na área do conhecimento dos alunos de turismo da FAUC, Faculdade de Cuiabá
.
Este livro tem como objetivo efetuar uma pesquisa e estudo detalhado no contexto do espaço rural e natural do Estado de Mato Grosso, visando demonstrar como a modalidade de atividades turística vem sendo desenvolvida, bem como apresentar os entraves e as limitações dos atores envolvidos neste setor, sobretudo refletir sobre o papel e a atuação do Estado.

O livro mostra a situação do Estado de Mato grosso no contexto nacional, as potencialidades os atrativos naturais aliados ao processo de produção agropecuária e a figura da família mato-grossense.

O Estado de Mato Grosso é apresentado com os seus ecossistemas Pantanal, Cerrado e Amazônia, onde estão localizadas propriedades rurais de mini, pequeno, médio e grande portes, com áreas de preservação e áreas produtivas ocupadas com a agropecuária, rico em biodiversidade, recursos hídricos e com um cenário que faz com este Estado figure entre os mais belos do planeta e propício para se praticar Turismo no Meio Rural.

Na oportunidade em que escrevi o livro tive o cuidado de fazer um relato do Turismo no Meio Rural no contexto, Sócio – Econômico – Ambiental, tripé da Sustentabilidade, expondo como esta atividade iniciou no Brasil e a proposta para o seu desenvolvimento de forma sustentável no Estado de Mato Grosso.

O livro foi escrito utilizando – se de metodologias tais como: visitas a várias regiões do Estado de Mato Grosso e órgãos públicos para coleta de dados, participação de reuniões técnicas com abordagens dentro do assunto pesquisado, obtenção da caracterização das micro regiões do Estado e suas potencialidades geomorfológicas e de produção, por meio de pesquisa em bibliografias específicas.

Ao escrever este livro não fiz com a ideia de apresentar um documento acabado devendo este ser dinâmico dentro de uma proposta de se contribuir para o desenvolvimento e melhorias neste segmento da economia que é o Turismo no Meio Rural. Tanto é que já tenho um material novo já formatado pronto para ser impresso, desta vez dando uma sequência relatando desta vez o Turismo Rural na Agricultura Familiar.

Tão logo consiga os recursos necessários estarei colocando este novo material à disposição dos leitores.

Ah! Este blog, também que é de minha propriedade, procura ser um instrumento de utilidade pública para pesquisas na área do conhecimento sobretudo em Turismo Rural. A propósito muito obrigado pelo seu acesso e visualização. 

Se gostou COMPARTILHE!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário