4 de agosto de 2012

CONHEÇAM O MUNICÍPIO DE POXOREU EM MATO GROSSO




HISTÓRIA DA CIDADE DE POXOREU 

As origens de Poxoréo são garimpeiras. No fim do século XIX, garimpeiros procuravam infrutiferamente diamantes nas cabeceiras do Rio São Lourenço. Mas a 24 de junho de 1924, João Arenas Teixeira dirigiu-se à Fazenda Firmeza, de Antonio Barcelos, a fim de formar uma expedição ao Rio São Lourenço. 

Com Pedro José, José Pacífico, Antonio Diamantino, Rueda, Francisco Louzada, Félix Abadie e mais um companheiro foram examinando os cascalhos indicadores de diamante, as formas no jargão garimpeiro.
 
A região, já bem conhecida, apresentava rios ainda sem nomes. 

O primeiro diamante foi encontrado no dia 29 de junho e por isso deram o nome de São Pedro ao córrego. A notícia do diamante se espalhou e a região dos córregos São Paulo, Pombas, Sete, São Pedro sentiu a corrida garimpeira. 

A corrutela maior foi a de São Pedro. Em 1927 ocorreu incêndio desolador em São Pedro e os garimpeiros mudaram-se para o sopé do Morro da Mesa, a 30 quilômetros da região explorada até então, às margens do Rio Poxoréu. Assentaram-se os começos de Poxoréu. Poxoréo tornou-se lugar de referência na região, ponto de escala de avião na rota Cuiabá-Goiás.

 O município de Poxoréo foi criado em 05 de março de 1939, através dos Decretos-Lei nº 145 e nº 208. Inicialmente dizia-se Poxorêu, com pronúncia fechada. 

No entanto, o povo habituou-se com a pronúncia aberta Poxoréu. Mais tarde, um estudo de numerologia, executado a pedido do prefeito Lindberg Nunes Rocha, em seu segundo mandato, determinou a mudança da grafia para Poxoréo, através da Lei Municipal nº 01, de 7 de julho de 1968. 

Significado do Nome 

A primeira denominação do lugar foi Morro da Mesa, em referência ao exuberante morro que tem a forma de mesa talhada em arenito triássico. Posteriormente o nome foi alterado para Poxoréu. A denominação, de certa forma, foi uma homenagem ao povo boróro. 

Aniversário da Cidade , 26 de Outubro 

Gentílico  poxorense ou poxoreano. alguns usam o termo poxoreense. 

População  17.602 habitantes 

CARACTERÍSTICAS:  É uma cidade linda e muito gostosa,tem um amanhecer preguiçoso,do tipo de quem está em ferias procura.

Clima Tropical quente e sub-úmido. 

Temperatura Média 

COMO CHEGAR  Localização  Sudeste Mato-grossense 

Limites  Primavera do Leste, Novo São Joaquim, General Carneiro, Tesouro, Guiratinga, São José do Povo, Rondonópolis, Juscimeira, Jaciara, Dom Aquino e Campo Verde e Santo Antônio do Leste. 

Acesso Rodoviário  Distâncias: 

Da Capital: 290 Km 

 TURISMO: 

Resumo: Principais Pontos Turísticos 





EVENTOS 

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

 INFORMAÇÕES ÚTEIS:  PREFEITURA MUNICIPAL DE POXORÉU 

Telefones: (66) 3436-1500 / 1224 / 1439 

Sites: http://www.poxoreu.mt.gov.br/

INFORMAÇÕES AO TURISTA: 

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: 

2º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS: 

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm 

CARTÓRIO ELEITORAL: 

CORPO DE BOMBEIROS: 193 

DELEGACIA DE POLÍCIA: 

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/ 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE: 
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

MAIS FOTOS











Nenhum comentário:

Postar um comentário