11 de julho de 2011

O Pontão de Cultura Viola de Cocho oferece oficinas de fabricação, musicalidade em viola de cocho e dança para a comunidade de Varginha, no município de Santo Antônio do Leverger



Fruto do convênio nº702690/2008 “Casa Cuiabana: Centro Cultural da Viola de Cocho“, com o Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MT), Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Cultura e Prefeituras Municipais, o projeto
“Casa Cuiabana: Centro Cultural da Viola de Cocho” vem sendo divulgado com o objetivo de fomentar a economia, a cultura e o desenvolvimento humano aplicando atividades que agregam valores à sociedade.

As oficinas, que têm duração de 15 dias, são inéditas no município

Coordenada e incentivada pela gestora do Grupo de Siriri Da Melhor Idade de Varginha, Benedita Soares da Silva afirma que esta ação “é uma forma de estimular aos jovens às atividades culturais, afastando-os da marginalidade que atualmente é muito marcante na comunidade”.

Ainda de acordo com ela, no ponto de vista cultural e econômico, a estimulação precoce dos jovens de 9 a 17 anos para a fabricação de Viola de Cocho além de sua musicalidade é mais um atrativo para as Copas das Confederações e de 2014, pois Santo Antônio do Leverger é o que possui uma maior quantidade de adeptos da cultura popular.

 Prova disso é a quantidade de grupos de Cururu e Siriri que o município tem.

Na localidade, são mais de 15 grupos, adultos e infantis que serão capacitados futuramente para receberem turistas do mundo inteiro.

Segundo Benedita Soares, a ação do Pontão de Cultura Viola de Cocho é vista como uma realização de um sonho.

“Até então utópico, o Projeto apresenta, não somente uma oficina e sim um aprendizado para a vida toda, de como se inicia a transformação da cultura e da comunidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário