estrutura

28 de setembro de 2023

GERALDO LÚCIO DA EMPAER VISITA O MUNICÍPIO DE DOM AQUINO



O Agente Tecnico da COATER Geraldo Donizeti Lúcio esteve no dia 28 de outubro no município de Dom  Aquino

OBJETIVO   Acompanhar  as demandas do Projeto de Turismo Rural da Comunidade do Assentamento  São Bento para autorizações junto a SINFRA de uso das margens da MT para CONSTRUCOES e INSTALAÇÕES de FEIRA DO AGRICULTOR FAMILIAR.









26 de setembro de 2023

Projeto Aldeia Sustentável viabiliza entrega de cortadores de baru a indígenas Bakairis



26 de Setembro de 2023 às 16:01
Iniciativa é resultado de parceria entre a Empaer, o Instituto Flora Nativa e a empresa Flora do Cerrado de Jussara, em Goiás
Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT


Empaer
A | A
Representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), da empresa Flora do Cerrado de Jussara, de Goiás e do Instituto Flora Nativa - entregaram a indígenas Bakairis 24 cortadores de baru que irá fomentar a produção de castanha nos municípios de Paranatinga e Planalto da Serra.

Realizada na semana passada na aldeia Pakuera, com a presença do cacique Genivaldo Gerônimo Poiure que enalteceu a iniciativa que vem em boa hora e irá agregar renda a toda aldeia. “Os cortadores vêm para facilitar e vamos fortalecer a parceria”.

Segundo Edson Cunha, a empresa Flora do Cerrado está há 10 anos em Mato Grosso e a ideia é ensinar a técnica e montar uma unidade de processamento no estado. “A ideia é fazer do baru o que o assai é hoje no Brasil. Uma grande fonte de alimento que pode ser explorado de forma consciente e sustentável”.

Já Carlos Vladimir do Instituto Flora Nativa, a entrega dos cortadores faz parte de um projeto piloto que irá contemplar um viveiro de mudas e a produção de castanhas do baru.

O técnico da Empaer, José Carlos Pinheiro da Silva, destaca que o objetivo do projeto Aldeia Sustentável é fortalecer a agricultura familiar indígena e oportunizar a independência financeira. “Hoje, o foco é fomentar as cadeias produtivas por meio da produção de várias culturas como o plantio de pequi, baru, arroz, milho colorido e da soja convencional, além do mel orgânico, algodão colorido, café colonial, banana e cacau. Estamos mostrando que tem dado certo todo nosso trabalho”. O projeto Aldeia Sustentável também envolve a Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf).   


Fórum da Agricultura Familiar e Turismo Rural

Na realização do evento no município de Barra do Garças, ocorrido no dia 14.09, foi realizada uma entrega simbólica dos cortadores e contou com a presença da diretora de Ater Denise Ávila Gutterres e do coordenador de Ater, Glieber Henrique Beliene. A empresa Flora do Cerrado de Jussara e Instituto Flora Nativa participaram das edições da Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural com a comercialização dos produtos à base do baru.

 

Indígenas participam de oficina da Empaer para fomentar a produção de mel no Vale do Araguaia

 


26 de Setembro de 2023 às 09:29
O trabalho é feito por meio de parceria com a Funai e a Fundação Bunge visando subsistência e geração de renda
Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT


Empaer
A | A
Indígenas da Aldeia Nova Aliança, localizada no município de Nova Nazaré, a 800 km de Cuiabá, participaram de uma oficina de orientação do projeto “Dzö'uhupini A'uwe – Mel Xavante, entre os dias 21 e 23 de setembro, que busca formentar a produção de mel na região. O filho da cacica Laurentina Tsinhotse’Ewaptã Abho’odi e interlocutor da aldeia, Gentil França Tsibro'owe, afirmou que se trata de uma oportunidade única. 

“Foi uma oportunidade única que estamos tendo em participar desse projeto”. Toda aldeia está contente e na expectativa de agregar mais uma fonte de alimento e de renda que vem em boa hora a toda comunidade indígena”, afirmou. 

A iniciativa é resultado da parceria entre a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a Fundação Bunge, por meio do projeto Semêa, e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Durante os três dias de oficina, as equipes promoveram diversas atividades. Abriu a programação com a interação junto a comunidade com reflexões e análise das diferenças culturais e barreiras. No período da tarde, os participantes aprenderam sobre a montagem de quadros e técnicas de fixação de cera.

No dia seguinte, foram localizados os pontos propícios para a instalação do apiário com a proximidade de fontes de água e de exames, posições para caixas iscas e identificação de flora local, além das técnicas de utilização de equipamentos apícolas, formão, fumegador, ninhos e melgueiras. No terceiro e último dia, os indígenas aprenderam sobre a importância e como utilizar de forma correta os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).



O técnico da Empaer e responsável pela elaboração do Plano de Trabalho (PTA) e condução a campo, Rafael Renan dos Santos, destacou que a comunidade foi contemplada com 20 caixas de abelha, dois fumegadores, 10 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), 10 pares de bota, 35 kg de cera alveolada, entre outros itens.  

Ele explicou que o "Mel Xavante" nasceu como uma alternativa ao desafio socioambiental enfrentado pelos povos originários Xavantes do Vale do Araguaia. “O objetivo é garantir inicialmente a subsistência e futuramente geração de renda da comunidade com responsabilidade ambiental. Para desenvolver a proposta contamos com a cooperação da Fundação Bunge e Funai”, destacou.

O zootecnista consultor da Fundação Bunge, Sidnei Bueno de Miranda, pontuou que a apicultura em uma aldeia indígena vem para agregar a sustentabilidade. O mel é um importante alimento e uma forma de negócio para agregar renda. “A união das entidades em prol da apicultura vem para somar, por isso, acredito que a iniciativa será um sucesso e exemplo a ser seguido em outras aldeias”.

Segundo Sidnei, a cultura gera biodiversidade, polinização, meio ambiente e controle do fogo. “Aproveitamos a oportunidade para destacar e conscientizar sobre o uso correto do fogo e não prejudicar as abelhas. É uma junção de fatores que irá trazer benefício para aldeia”.



Papel da Funai

A Funai tem a responsabilidade de aprovar o plano de trabalho, acompanhar as formações e apoiar nos registros formais de entrega dos equipamentos. Já a Fundação Bunge, através do projeto Semêa, tem a finalidade de disseminar e incentivar praticas que favoreçam a economia de baixo carbono por meio de tecnologias para a conservação do solo, preservação da água e não desmatamento. Busca garantir a segurança alimentar de maneira sustentável, sendo dessa forma, uma iniciativa que vai ao encontro do projeto Mel Xavante.

O objetivo é desenvolver a cadeia produtiva do Mel Xavante aos moldes do já conceituado modelo de exploração racional adotado pela Associação Terras Indígenas do Xingu (ATIX), divulgado resultados obtidos para outras comunidades Xavantes do Vale do Araguaia. Nisso, busca a implantação do Sistema Participativo de Garantias (SGP), certificando os produtos oriundos da apicultura para estas comunidades.

Será produzido um laboratório técnico para fins de parâmetro e replicação do trabalho a outras populações originárias.
 
Parceiros presentes

Também participaram da oficina os técnicos da Empaer, Alison Lucas Lorenzon, Jeyson Lazaro Duque Albino e Antenor Antônio da Costa, além do representante da Secretaria de Assistência Social de Nova Nazaré, psicólogo Elson Hideyoshi Kamiguchi e os chefes dos Territórios Indígenas (TIs), Areões e Pimentel Barbosa - Elaine Rodrigues Fernandes e Francisco Magalhães dos Santos, respectivamente.

Fizeram parte da construção do plano de trabalho e membros da equipe de Projetos Estratégicos da Empaer, o engenheiro agrônomo Fabrício Tomaz Ramos e a médica veterinária, Luma Camargo Prados.


25 de setembro de 2023

Entendam o Conceito de RURAL

Do latim rurālis, rural é um adjectivo que faz referência àquilo que pertence ou que é o relativo à vida no campo (ou na aldeia). Posto isto, rural é o oposto de urbano (o âmbito da cidade).Um campo é um terreno extenso que se encontra fora das grandes localidades (mais povoadas). A terra lavrável, os semeados e os cultivos fazem parte do campo e, por conseguinte, do âmbito rural.

A paisagem rural costuma incluir grandes extensões de terra e actividades próprias da agricultura ou da criação de gado. Se a vida urbana está vinculada ao sector económico de serviços ou à actividade industrial, o mundo rural inclui a ordenha das vacas, a semeadura de soja ou a criação de gado, entre outras actividades.

O turismo rural oferece alojamento em grandes estâncias ou em explorações agrícolas (quintas ou herdades) que são remodeladas e adaptadas para oferecer todas as comodidades possíveis aos visitantes. É comum estes estabelecimentos serem dirigidos por famílias e habitados pelos próprios proprietários.O agroturismo pertence ao turismo rural. Esta modalidade consiste em mostrar e ensinar ao turista o processo produtivo que se realiza nos estabelecimentos agro-pecuários. O visitante pode aprender de que forma o queijo artesanal é fabricado, por exemplo, e inclusive, têm a possibilidade de comprar esses produtos no local, isto é, no próprio estabelecimento.

Equipe editorial de Conceito.de. (28 de Janeiro de 2013). Rural - O que é, conceito e definição. Conceito.de. https://conceito.de/rural

Confiram algumas das Características da Ruralidade

 


Essenciais estudos europeus e também norte-americanos seguem para um mesmo  ponto quando se trata de fazer a definição do meio rural considerado três atributos básicos:


– O primeiro diz respeito com a relação que existe com natureza


ruralidade, assim, classificada a existência de um contato mais imediato dos habitantes ali com o meio ambiente e seus recursos naturais  do que haveria em centros urbanos;


– Já o segundo atributo básico relacionado ao meio rural diz respeito  sua relativa dispersão populacional, sendo algo diferente do  que acontece nas metrópoles, com um volume elevado de pessoas 

aglomeradas. 


Esse segundo e o primeiro atributos são os que  respondem pelo que se conhece por dinamismo demográfico;


– E depois se soma a esses atributos um terceiro, que se trata da  relação existente com as regiões urbanas: as grandes cidades  configuram-se no ponto chave para o desenvolvimento.


Com tudo isso se pode entender que a ruralidade é um conceito que mantém seu foco no que é territorial e não no setorial.


Fonte: https://conceito.de/ruralide

Citação


Equipe editorial de Conceito.de. (14 de Fevereiro de 2016). 

Conceito de ruralidade. Conceito.de. https://conceito.de/ruralide

Inscrições estão abertas a servidores que desejam trabalhar em pesquisa socioassistencial do Estado

Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, setembro 25, 2023 as 07:15 | Voltar
  • Compartilhar:
  •  
  • Facebook
  •  
  • Twitter
  •  
  • Whatsapp
  •  
  • E-mail

A partir desta segunda-feira (25) servidores públicos estaduais já podem realizar inscrição para concorrerem a vaga de atuação na pesquisa socioassistencial do Governo do Estado, via Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos). O servidor selecionado receberá até R$ 1,5 mil reais pelo trabalho realizado.

A inscrição poderá ser realizada no site www.sead.ms.gov.br até o dia 29 de setembro. Os selecionados deverão passar por treinamento no começo de outubro.

“Com essa pesquisa vamos avançar com dados ainda mais precisos, melhorando ainda mais as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado, beneficiando diretamente a nossa população. Com os nossos servidores, temos uma equipe de pronta ação o que garante agilidade na condução da pesquisa, encurtado o caminho dos dados e nos oportunizado uma visão ainda maior das questões sociais no nosso estado”, pontuou a titular da Sead, Patrícia Cozzolino.

O objetivo da pesquisa é coletar dados e encontrar pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente as que hoje não recebam nenhum tipo de benefício social. Anderson Chadid, presidente do Grupo de Trabalho da pesquisa e secretário-adjunto da Sead, explica que todos os pesquisadores estarão devidamente identificados.

Para se candidatar no processo seletivo simplificado o servidor deve se encaixar em critérios, como por exemplo, ser funcionário público estadual da ativa (não podendo estar em afastamento), que ocupe cargo efetivo ou comissionado, exceto servidores lotados na Secretaria Executiva de Assistência Social da Sead, e ainda residir no município no qual se candidatará à vaga.

Serão disponibilizadas 375 vagas, divididas em 11 microrregiões que abrangem 75 municípios do estado. Os resultados dessa pesquisa devem ser conhecidos ainda neste ano.

Leomar Alves Rosa, comunicação Sead
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo

Publicado por: Monique Alves de Arruda

AgricultoresFamiliar de Pocone e Nossa Senhora do Livramento estiveram FEAFTUR na EXPOLESTE de Barra do Garcas.



Expondo e vendendo seus produtos na FEAFTUR de Barra do Garças estavam: Empório Serra Pantaneira de POCONÉ da Zilair com as suas Cachaças, Bananas Chips e outros produtos 

A Zilair participou também do FÓRUM DAS CADEIAS PRODUTIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E TURISMO TURAL realizando uma palestra onde contou a sua história de empreendedorismo.


Os doces do Ciro de Nossa Senhora de Livramento também esteve na FEAFTUR com seus mais de 25 tipos de doces de derivados de cana de frutas e leite.


As Experiencias da Agroindústria – Queijaria Quinta da Cartucheira do município de Nossa Senhora  do Livramento foi apresentado através  dos Queijos Campeões medalha de ouro – Stilton e Brie  e medalha de bronze Gouda   no Concurso de Araxá Minas Gerais, pelo Palestrante e também Proprietário do empreendimento  Dr. Silas Vicente Barbosa Junior