estrutura

30 de junho de 2023

Estão abertas as inscrições para participar do Fórum das Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar durante a programação da 55º Exposição da Expoagro em Cuiabá.

 


O público-alvo são agricultores familiares, gestores, estudantes, pesquisadores, representantes de empresas privadas, entre outros. 

O Fórum acontece no dia 13 de Julho a partir das 07 horas. 

Para participar, faça sua inscrição no link: https://www.even3.com.br/agricultura-familiar-358532/









29 de junho de 2023

EMPAER e Sindicato Rural realizam uma reunião para fechamento dos detalhes da FEAFTUR na EXPOAGRO

 


No dia 29 de junho a  equipe da EMPAER Central esteve no Sindicato Rural de Cuiabá , o Objetivo foi de realizar  uma REUNIÃO para discutir os detalhes finais a Feira de Exposição e Vendas de Produtos da Agricultura Familiar e Turismo Rural, por ocasião da EXPOAGRO e definir de vez o espaço e a estrutura de montagem para o evento 


Estiveram presentes na reunião a Equipe da COATER da EMPAER Central : Geraldo Donizeti Lúcio, Ellen Silva da Costa, Renilce Cristina de Magalhães Costa , Jaqueline, que juntamente com a Superintendente Sandra e com o Presidente do Sindicato Celso Nogueira  puderam definir todos os trâmites e formalidades para a realização do evento.


Para Celso Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, “Esse é um evento para a população mato-grossense, para toda família e para valorização do produtor rural. 


Essa é uma oportunidade única para os produtores rurais e empresários do setor, um momento de verdadeira integração. Durante a feira, eles têm a chance de conhecer as últimas tendências, tecnologias e produtos que estão revolucionando o agronegócio. 


Além disso, a Expoagro proporciona um espaço propício para o estabelecimento de parcerias e negócios, impulsionando o desenvolvimento da região. 


E para a população, este é um momento de muito entretenimento, cultura e oportunidade de lazer em um ambiente seguro e sadio


Queremos integrar as pessoas que vivem na cidade com aquelas que trabalham no campo, essa é uma ótima forma de mostrar aquilo que fazemos para que as pessoas passem a falar do agro com conhecimento


A FEAFTUR será uma grande oportunidade para o Agricultor  Familiar interagir com os moradores da zona urbana com seu produtos, serviços e negocios.




FEAFTUR - FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR E TURISMO RURAL








EMPAER realiza reunião em Rondonópolis para viabilizar a Feira da Agrucultura Familiar na EXPOSUL

 


No dia 28 de junho a  equipe da EMPAER Central esteve no município de RONDONÓPOLIS, o Objetivo foi de realizar  uma visita precursora  para viabilizar a Feira de Exposição e Vendas de Produtos da Agricultura Familiar e Turismo Rural, por ocasião da EXPOSUL.


Estiveram presentes na reunião a Equipe da COATER da EMPAER Central : Geraldo Donizeti Lúcio, Ellen Silva da Costa, Renilce Cristina de Magalhães Costa juntamente com a Coordenadora Regional da EMPAER de Rondonópolis Izolina.
















27 de junho de 2023

Pesquisa aponta que 74% dos turistas escolhem o turismo rural pela proximidade com a natureza

Compartilhe por Facebo

Crédito: Sprint Dadosj

Dado faz parte da 2ª edição da pesquisa “Demanda Turismo Rural”, divulgada pelo Ministério do Turismo em parceria com a SPRINT Dados e a Rede Turismo Rural Consciente

Além de estar mais perto da natureza, 70% dos viajantes que optaram pelo turismo rural também levam em conta o atributo “paz e tranquilidade” ao escolherem o destino. Outro ponto que atrai os turistas é a “autenticidade da comida caseira”, item escolhido por 73% dos que responderam a pesquisa. Entre as mais de 40 atividades disponíveis no meio rural listadas pelo estudo, as trilhas ganharam destaque nas respostas, contando com 60% de preferência pelos turistas.

O levantamento indica ainda que 50% dos turistas buscam destinos que possam proporcionar algum aprendizado. Além disso, a tendência de sustentabilidade ganha destaque, sendo uma das ações que atraem os turistas, conquistando 47% de interesse do público. Entre os estados mais procurados para visitação relacionada a turismo rural, Minas Gerais, lidera a lista, sendo o preferido de 42% de respostas.

"O turismo rural no Brasil tem um potencial incrível para impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável das áreas rurais. Pesquisas, como esta, nos ajuda a tomar decisões estratégicas e assertivas para impulsionar o crescimento desse setor tão promissor para o país”, afirma a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Os números foram divulgados durante evento transmitido on-line pelo canal no YouTube da SPRINT Dados. A divulgação contou com a presença da Coordenadora-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, Anna Modesto, representando o Ministério; a Especialista em Análise de dados para Turismo, Fundadora e CEO da Sprint Dados, Rayane Ruas; e a turismóloga e coordenadora da Rede Turismo Rural Consciente (TRC), Aline Cunha. O estudo possui 95% de nível de confiabilidade e 3% de margem de erro.

Quer saber mais sobre a pesquisa completa? CLIQUE AQUI e acesse o e-book gratuito e navegue pelo painel interativo da Sprint Dados.

Acesse a transmissão completa pelo YouTube clicando AQUI.

PERFIL DOS PARTICIPANTES – Nesta 2ª edição, 1.615 pessoas participaram da pesquisa, número cinco vezes maior que no levantamento anterior. O maior acúmulo de respostas está registrado no estado de São Paulo, totalizando 36%; em segundo lugar está o Rio Grande do Sul, com 12%; e logo depois, Minas Gerais, com 8,79%.

As famílias (público predominante de respondentes) representam 50,46% daqueles que apreciam viajar para zonas rurais em média 3 vezes ao ano, o que representa 14%. Os feriados prolongados auxiliam no crescimento de viagens no meio rural, principalmente os finais de semana, que contribuem para que os turistas visitem os destinos rurais.

Os resultados também mostram a importância de os empreendimentos conhecerem o seu público-alvo e estarem conectado nas redes sociais, já que 52% dos empreendimentos conhecidos surgem das redes sociais.

PROMOÇÃO DE DESTINOS – Potencializar os atrativos nacionais em diferentes locais do país é uma das prioridades do Ministério do Turismo. Um exemplo disso é o projeto Experiências do Brasil Original, que está sendo desenvolvido atualmente pela Pasta e tem o objetivo de estruturar roteiros turísticos em comunidades tradicionais do país, valorizando e dando visibilidade a indígenas e quilombolas; trazendo oportunidades de crescimento sustentável a esses locais e atraindo turistas para essas comunidades.

O Ministério do Turismo também desenvolveu, por duas edições, o Experiências do Brasil Rural, que estruturou roteiros em comunidades rurais, ampliando e diversificando a oferta turística brasileira por meio da inserção de produtos e serviços da agricultura familiar. 

O projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), proporcionou a valorização do segmento, trazendo impacto importante para a comunidade local e deixando muitos frutos para os empreendedores dos municípios certificados.

Ao todo, foram ministradas mais de 120 oficinas de diagnóstico dos roteiros, que contaram com avaliações referentes à experiência memorável, qualidade técnica, gestão e roteiro. Além disso, foram realizadas quase 250 horas de mentorias (atendimento individualizado para os agricultores familiares das cadeias produtivas de interesse do projeto) e mais de 300 horas de cursos de capacitação.

Por meio do projeto, foi possível criar 131 experiências turísticas memoráveis em todo o país, incorporando mais de 90 famílias da agricultura familiar a oito cadeias produtivas (cerveja, frutos da Amazônica, queijo, vinho, cachaça, café, farinha de mandioca e mel), que estiveram envolvidas na ação, além de outros 120 empreendimentos turísticos, dentre meios de hospedagem, restaurantes, agências de turismo, receptivos e transporte.

 

Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Categoria
Viagens e Turismo

26 de junho de 2023

Hoje dia 26 de junho pela manhã numa reunião no Espaço reformado e restaurado da Economia Solidária no centro de Cuiabá


Uma equipe de técnicos da SEAF, EMPAER, Conselho, FÓRUM  Estadual da Economia Solidária estiveram  visitando o Prédio da Economia Solidária no Centro de Cuiabá nesta segunda feira dia 26 de junho de 2023.


O objetivo da reunião foi para vistoriar o prédio da Economia Solidária com foco no cooperativismo, em um espaço público para comercialização localizado no centro histórico de Cuiabá capital do estado de Mato Grosso. 


Este espaço constituído desde 9 ano de 2004 a princípio administrado manduca maioria por mulheres organizadas de forma associativa e cooperativa utilizando dos princípios básicos da economia solidária. 


Princípios estes que possibilita a todos/as pertencente a um determinado grupo social desenvolver habilidade e competência e assim criar autonomia para a gestão do seu empreendimento.


Este prédio é da União e foi repassado por comodato ao Estado de Mato Grosso, o mesmo estava  com problemas estruturais e passou por  uma reforma com recursos da Secretária da Agricultura Familiar que tem na sua estrutura administrativa um setor de Economia Solidária e coordena o Conselho Estadual de Economia Solidária.


A reforma seguiu alguns princípios da  restauração de patrimônio histórico cultural , pois está localizado no centro histórico da capital.


Agora o prédio terá novamente o seu uso e ocupação, respeitando os antigos ocupantes e levando em consideração as normas existente, realizando uma discussão para uma melhor gestão agregando novos parceiros no processo 










 

Neste domingo dia 25 eu tive um dia de qualidade em Rondonópolis prestigiando o meu filho Tales Ramiro que foi palestrante num evento de EMPREENDEDORISMO com o tema Criatividade



Neste domingo dia 25 eu tive um dia de qualidade em Rondonópolis prestigiando o meu filho Tales Ramiro que foi palestrante num evento de EMPREENDEDORISMO  denominado “META MORFOSE” é o Tales proferiu sua palestra com o tema Criatividade.


Saímos de Cuiabá as 9:30 da manhã, levamos o Willian que teve a incumbência de fazer todos os registros fotográficos dos fatos.


Chegando e Rondonópolis após o meio dia, fomos recepcionados na casa dos nossos irmãos Kleber e Stephanie com um delicioso churrasco em muito compartilhamento e presença de Deus.


A palestra do Tales que estava prevista para iniciar as 15 horas teve um atraso e iniciou  praticamente uma hora  mais tarde do previsto, mas como não poderia deixar de ser, foi um sucesso, com muitas informações, conceitos teóricos , abordagens técnicas e práticas.


O que me alegrou no final foi o testemunho que o Tales deu de sua vida profissional e fez uma abordagem final usando texto e contexto Bíblico sobre a multiplicação dos peixes e pães para finalizar dizendo que Jesus Cristo é um Deus Criativo.


No final retornamos para Cuiabá e no deslocamento tanto na ida como na volta eu o Tales e o William tivemos horas e mais horas de qualidade e compartilhamento dentro do carro.


O que perdi neste domingo foi o culto de Bençãos na nossa igreja Voz da Verdade CN de Cuiabá, culto de Santa Ceia, com uma palavra Rema ministrada pelo querido Pastor  Adnauer Daltro, cheguei em minha casa após as 20 horas e pude ver ainda o final do sermão deste querido pastor pela TV, pois a minha esposa Naja que também não foi na sede estava assistindo pelo aplicativo YouTube   e vi o Adnauer com uma corda (Laço) nas mãos e pensei ali teve um sermão ministrado com  muita Criatividade bem típico deste pastor abençoado.


Aprendi muito sobre Criatividade e sobre família  neste domingo, minha ausência no culto foi compensada por um dia de qualidade com o meu filho , Deus nos abençoou muito.


Na mesa de almoço com prosa com a família do Kleber e Stephanie


O evento teve uma participação  de 50 palestrante e o Tales Ramiro fez uma palestra sobre Criatividade.


Willian fazendo os registros fotográficos 

Willian e Tales combinando os detalhes das fotos e filmagem

Eu fazendo fotos também 

Tales Ramiro

Tales Ramiro 

Eu e o Willian

Eu