estrutura

28 de fevereiro de 2021

Ministério do Meio Ambiente lança edital para estudo de concessão da Chapada dos Guimarães

Da Redação

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Primeiro passo
Foram lançados na última segunda-feira (22) os primeiros editais para a realização de estudos técnicos com o objetivo de subsidiar as concessões de unidades de conservação federais, agenda prioritária do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, outras sete unidades de conservação serão contempladas. Serão desenvolvidos estudos e proposições para concepção de modelagem técnica e operacional, engenharia, arquitetura, assim como de viabilidade econômico-financeira para as concessões. Os estudos serão realizados no prazo de até 120 dias após a assinatura dos contratos. A ação é fruto de um projeto de cooperação técnica internacional entre Ministério do Turismo (MTur) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Seadtur, Empaer, Sema, Prefeitura de Santo Antônio do Leverger e, estiveram reunidos com a APRUMO para Projeto de Turismo Rural integrado

No dia 23 de Fevereiro a Seadtur, Empaer, Prefeitura de Santo Antônio do Leverger e APRUMO, estiveram reunidos na residência da Niani que é presidente da APRUMO para darem sequência no Projeto de Turismo Rural integrado na Comunidade Morrinhos no Morro de Santo Antônio do Leverger.

Esta reunião foi realizada com a presença e a participação do Chefe da Unidade de Conservação Morro de Santo Antônio, ele que é funcionário da SEMA.

Na reunião também estava a Vereadora representante do poder executivo de Santo Antônio do Leverger.
a reunião finalizou com várias deliberações positivas que irão para o Projeto que esta em elaboração, tais como a gestão compartilhada do uso e ocupação turística do Morro, feira da agricultura famuliar no pé do Morro e sinalização das trilhas.

Na oportunidade a presidente da Associação Niani falou da pareceria da Associação na recuperação da Estrada vicinal de acesso a comunidade, no final teve um café da tarde da Roça e Visita até a sede da associação .

Click na foto para Ampliar 

27 de fevereiro de 2021

Turismo Rural e Produção Associada ao Turismo, conceitos.


Turismo rural é uma modalidade do Turismo que tem, por objetivo, permitir, a todos, um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura  e as tradições locais, através da hospedagem domiciliar  em ambiente  rural e família 


Desde a década de 1970 como resposta ao aumento e diversificação da procura turística, assim como à procura de soluções para o declínio e desagregação das sociedades rurais, assiste-se ao desenvolvimento do turismo em espaço rural, constituindo-se este como um meio privilegiado de promoção dos recursos existentes nos territórios rurais, um factor de revitalização  do tecido económico e social e uma oportunidade para o desenvolvimento destes territórios.


O turismo no espaço rural constitui uma atividade geradora de desenvolvimento econômico  para o mundo rural quer por si só, quer através da dinamização de muitas outras atividades económicas que, dele, são tributárias e que, com ele, interagem.

Já a Produção Associada ao Turismo, O Turismo com Base Local, o Turismo Solidário, o Turismo Inclusivo, quando ocorre no âmbito do meio rural, como é o caso de comunidade rurais  tradicionais , onde o visitante (turista), pode encontrar, vivencia e ou adiquirir produtos de artesanatos, danças, comidas, sistema de produção da Agricultura Familiar, Agroindústria e outros típicos  do meio rural, para mim tudo isto é o Turismo Rural Acontecendo com todos os seus insumos e fatores.


TEXTO E FOTOS: GERALDO DONIZETI LUCIO DA SEADTUR.  




Seadtur, Empaer e Prefeitura de Jaciara realizam visitas e reuniões técnicas em Turismo Rural

Equipe da SEADTUR, EMPAER, PREFEITURA  e Empresária do Canion das Índias, Sítio Maravilha de Deus.


Nos dias 24 e 25 de Fevereiro de 2021, servidores da SEADTUR, Empaer e Prefeitura de Jaciara fizeram várias visitas técnicas seguidas de pequenas reuniões para Agricultores  Familiar em Jaciara.
Café da manhã na casa do Secretario Municipal de Planejamento,
Desenvolvimento Econômico e Turismo com o Diretor de Turismo.


As visitas e reuniões serviram de balizamento para a realização de um inventário rápido sobre a oferta de Turismo Rural, Produção Associada ao Turismo, Ecoturismo e Turismo de Aventura no referido município.

Este evento  foi demandado  junto à SEADTUR pela Prefeita Municipal de Jaciara Andreia Wagner e do Deputado Estadual Max Russi.


Com a demanda oficializada o Secretário Adjunto de Turismo da SEADTUR Jefferson Preza Moreno  encaminhou técnicos para realizar o  inventário e apresentar um relatório de atividades passíveis de serem realizadas a curto e médio prazo.

Para que a ação pudesse ser realizada com sucesso a SEADTUR envolveu a Empaer local é também a Secretaria e Diretoria de Turismo local.


Foram visitados com reuniões vários assentamentos rurais e localidades com potenciais para o desenvolvimento do Turismo Rural. ( Assentamento Maravilha, Canion das Índias, Cachoeira Maravilha, Assentamento Piloto, Vale do Chico, Cachoeira Almas Gêmeas, Pesque e Pague do Aleixo dentre outros.).
A Superintendência e Coordenadoria de Estruturação e Formatação de Produtos Turísticos da SEADTUR  pretende dar uma resposta da visita em um curto espaço de tempo, pois esta visita  foi pautada em uma proposta de Projeto que segue abaixo alguns itens de sua elaboração :

JUSTIFICATIVA, Necessidade de se realizar um Estudo que demonstre a  viabilidade Técnica,  Social, Ambiental e Econômica que culmine com um projeto de turismo rural como alternativa de renda para a agricultura familiar no Município de Jaciara – MT.

PROBLEMA, No município o Turismo já acontece à muitos anos, porém está focado no segmento de aventura, o desafio é de se ter outras alternativas que possam apresentar aos turistas novas oportunidades de Produtos e Atividades Turísticas. 

 OBJETIVO GERAL, Realizar o Estudo de  viabilidade para um projeto de turismo rural como alternativa de novos produtos, atividade turísticas e de trabalho e renda para a agricultura familiar no Município de Jaciara - MT

O Conteúdo total do projeto apresenta metas e estratégias de ação na qual a primeira foi realizada nestes dias 24 e 25 de Fevereiro, finalisa Geraldo Donizeti Lucio o agente técnico  da SEADTUR que esteve no coordenação da visita.

GALERIA DAS FOTOS 

Click na Foto para Ampliar 

Click na Foto para Ampliar

Click na Foto para Ampliar
Click na Foto para Ampliar
Click na Foto para Ampliar
Click na Foto para Ampliar
Click na Foto para Ampliar


INFORMACOES GERAIS DO MUNICÍPIO

O município de JACIARA é um dos mais aprazíveis do sudeste mato-grossense. Dotado de um clima tropical quente e sub-úmido, com 4 meses de seca, de maio a agosto, sua precipitação anual é de 2.200 mm, com maior intensidade no período compreendido entre os meses de dezembro a abril.

Estas características permitem que o município proporcione aos seus visitantes banhos de cachoeira, vôos panorâmicos sobre seus vales durante o dia e um lindo pôr-do-sol no cair da tarde.

No período de maior precipitação, o clima fica mais ameno, com registro de temperaturas entre 22ºC e 25ºC, atraindo turistas para as cachoeiras, fazendas, pinturas rupestres, cavernas e diversos clubes de águas thermais a 10 km do centro da cidade, no município vizinho de Juscimeira – MT.

DADOS 

O município foi fundado no ano 1958, tem uma altitude de 367m a 400m, e possuir uma população de 25.666 habitantes
Área Total: 176.804,39 hectares, a densidade  Demográfica é de 13,83 hab/km², o CEP praticado é 78.820-000 o 
DDD é 66, a distância da capital Cuiabá e de  140 km e o IDH-M é 0,788

A GEOLOGIA

Observa-se que de acordo com as formações geológicas da região do município de Jaciara, segundo ZSEE (MT, 2001), (está inserido no Grupo Paraná e Formação do Furnas).  As características geológicas da região contribuíram para que as áreas inseridas no município apresentassem características geomorfológicas que resultam em formas de relevos exuberantes. Registrando a presença de serras e cavernas, com possibilidades para a prática do turismo contemplativo e ecoturismo.

A GEOMORFOLOGIA

BRASIL, (1982) E ZSEE/ MT (2001), aponta o município com a inserção na Unidade Geomorfológica do Planalto dos Guimarães, apresenta área de relevo razoavelmente elevada, com suave caimento, dissecado em forma tabular. As bordas da Serra dos Coroados e São Jerônimo se articulam a Oeste com a Depressão do Rio Paraguai, delineando uma feição cuestiforme. Em toda sua extensão o município apresenta 65% de áreas praticamente planas, 30% de áreas levemente onduladas e apenas 1% consideradas inaproveitáveis, registra-se uma altitude que varia de 367m na sede do Município a 980m na região do prata.
 

A VEGETAÇÃO  PREDOMINANTE

De acordo com o Macedo, (1995), os ecossistemas mais importantes no município são: Cerrados, Matas Ciliares e de Transição.
Analisando o mapa da vegetação do ZSEE/ MT (2001), observa-se que a vegetação típica do Cerrado ocupa a maior parte do município, caracterizado pela Savana Arbórea Aberta.


Textos e fotos: Geraldo Donizeti Lucio da SEADTUR.



23 de fevereiro de 2021

Deus está no Controle de Tudo Amém ?


Em muitos casos, é comum que nos sintamos perdidos e sem esperanças. No entanto, precisamos lembrar que Deus está no controle, e que Ele sabe o que é preciso em nossas vidas, ainda que não consigamos ver isso.

As vezes, as dificuldades e frustrações fazem parte da nossa vida, pois precisamos amadurecer para as bênçãos que o Senhor nos dará no futuro. Deus está no controle, e por isso temos que confiar n'Ele.

Jesus está sempre nos guiando e nos iluminando através do Espírito Santo. Como cristãos, nunca podemos esquecer de que Deus está no controle, e que Ele consegue enxergar muito além do que nós conseguimos

Fé é Fé sempre !

Hebreus 11. 1 
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. 

Tudo vai dar Certo ! Uma boa Reflexão !



Quem, algum dia, não pensou em deixar tudo e ir embora
Quem, algum dia, já não quis desistir e sair fora
Quem, algum dia, não olhou para o céu e sentiu uma força
Que nos renova e faz o coração ficar numa boa, numa boa

FIQUE TRANQUILO QUE TUDO VAI DAR CERTO, NO TEMPO DE DEUS NA SUA VIDA!

AMÉM ?  

22 de fevereiro de 2021

O navio não afunda pela quantidade de água que está ao seu redor.



O que faz afundar um navio é  a quantidade de água que invade o seu interior.

Portanto, não importam as coisas que estão  acontecendo, pessoas falando e até intrometendo de forma negativa e pessimista ,dando sugestões indevidas e inoportunas ,  em torno de sua vida pessoal,profissional e familiar. 

O que importa é  você não  permitir  que, o que está  acontecendo  invada os seus pensamentos de forma negativa e pessimista, o seu interior bloqueando os fluidos positivos e te colocando pra baixo,ou seja  para o fundo do Poço. 

Evite sempre ouvir conselhos destinados à desgraça e busque soluções viáveis para  que sua vida, em todos os aspectos não  naufrague e tenha sucesso rumo a felicidade.

 Conduza o barco da sua vida com *Fé,Coragem,Sabedoria Determinação* e com Plena certeza que *Jesus Cristo* está no Barco com você,e fará o melhor para os seus.

*Que tenhamos um dia é uma semana  Alegre e abençoada de acordo com a proteção ,a excelência,a   vontade e o  agir  de  Deus Pai para as nossas vidas !*

Reunião na Assembleia com o Assessor do Deputado Dilmar Dal Bosco. JILSON

Reunião na Assembleia com o Assessor do Deputado Dilmar Dal Bosco. JILSON
Nesta segunda feira estive com o Jilson , Assessor do Deputado Dilmar Dal Bosco para apresentar propostas e sugestões de projetos de Turismo Rural e Produção Associada ao Turismo para o Estado de Mato Grosso.

Ação necessária e de extrema importancia tendo em vista as necessidades de se ter Destinos, produtos e atividades neste segmento do Turismo em um Estado que é todo Potencial.

Na Assembleia Legislativa do Estado com a com a Swleyma Rita dos Santos , Assessora do Deputado João Batista.

Nesta segunda feira estive com a Swleyma Rita dos Santos , Assessora do Deputado João Batista, para apresentar propostas e sugestões de projetos de Turismo Rural e Produção Associada ao Turismo para o Estado de Mato Grosso.

Ação necessária e de extrema importancia tendo em vista as necessidades de se ter Destinos, produtos e atividades neste segmento do Turismo em um Estado que é todo Potencial.