estrutura

Brasil desiste de sediar Conferência do Clima da ONU


Governo alegou restrições orçamentárias e a transição em curso; COP-25, que tem foco em mudanças climáticas, seria realizada no país em novembro de 2019

Leticia Fernandes

Palácio do Itamaraty, em Brasília Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo

RIO e BRASÍLIA - O governo brasileiro desistiu de sediar a COP-25, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que aconteceria no país em novembro de 2019. Os argumentos foram restrições orçamentárias e o processo de transição presidencial em curso. A decisão foi comunicada por meio de um telegrama enviado ontem à embaixadora Patrícia Espinosa, secretária-executiva da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima.

Peixes amazônicos têm lixo plástico no estômago




O que era uma suspeita, acabou de ser confirmado por pesquisadores brasileiros: nem os peixes amazônicos estão protegidos de uma das maiores pragas ambientais deste século, a poluição plástica.


Em um artigo científico divulgado na revista Environmental Pollutionpor um grupo de cientistas internacionais, entre eles, Marcelo Andrade, autor principal do estudo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), é revelado o resultado de uma análise realizada com 172 peixes, de 16 espécies diferentes, da bacia do Xingu.

Os pesquisadores encontraram resíduos de plástico no estômago de 25% de todos os indivíduos analisados e em 80% das espécies, entre eles, pacus e piranhas e dourados.

“É a primeira evidência científica de ingestão de plástico por peixes de água doce na Amazônia. Sacolas plásticas, garrafas, equipamentos de pesca e outros produtos entram em corpos de água amazônicos e se degradam em meso e micro partículas, que podem ser ingeridas pelos peixes, direta ou indiretamente, através da cadeia alimentar”, alerta o artigo.

A escolha da região do Xingu se deu porque ali há uma enorme diversidade de espécies. Os peixes coletados tinham entre 4  cme 30 cm e pesavam até 2 kg.

Uma das constatações que mais impressionou os pesquisadores foi que, independente de serem herbívoros, carnívoros ou onívoros (que se alimentam tanto de carne, como plantas), todos tinham plástico em seus estômagos.

As partículas variavam entre 1mm e 15mm de comprimento. Elas eram feitas de 12 tipos de polímeros diferentes (substâncias químicas usadas na fabricação do plástico), entre eles, polietileno, rayon e polietileno tereftalato (PET).



Amostras de plásticos observadas no estômago dos peixes


“Foi uma surpresa muito triste porque nosso estudo inicial estava focado no entendimento da alimentação dos peixes, mas quando começamos a analisar o estômago deles encontramos plástico”, disse Tommaso Giarrizzo, da UFPA, em entrevista ao jornal The Guardian. “É alarmante porque a poluição está espalhada por toda a bacia Amazônica”.

Segundo Giarrizzo, agora é necessário um estudo mais aprofundado e que inclua o impacto ou não da descoberta sobre a alimentação dos moradores da região.

Plástico: a contaminação é geral!

No ano passado noticiamos aqui, neste outro post, que mais de 30% dos peixes pescados na costa do Reino Unido também tinham plástico em seus organismos. Bacalhau, sardinhas, cavalinha e até, crustáceos estavam contaminados com micropartículas plásticas. De acordo com o autor do artigo, Richard Thompson, o despejo de lixo nos oceanos, que se intensificou a partir da década de 60, atingiu proporções assustadoras.

Ao ser jogado no mar, o plástico é “quebrado” em minúsculas partículas. Com o passar do tempo, estes microrresíduos são encobertos por bactérias e algas, e assim, confundidos por alimentos pelos peixes.

A análise feita pela equipe da Universidade de Plymouth revelou que os animais marinhos estão ingerindo polietileno, nylon e acrílico.

E não é só nossa comida que está contaminada. Fibras plásticas estão presentes na água que o mundo inteiro bebe, inclusive, o Brasil. Em outro estudo, divulgado em 2017, foi constatado que, de dez amostras de água de torneiras de São Paulo, nove continham partículas de plástico.

Oito milhões de toneladas de plástico acabam parando nos oceanos por ano. Estima-se, que 5,2 trilhões de fragmentos plásticos estejam boiando ou depositados no fundo da água.

E anualmente, a produção deste material sintético aumenta cada vez mais. Em 1964, foram 15 milhões de toneladas de plástico fabricadas. Em 2015, este número pulou para 322 milhões de toneladas.

Um estudo conduzido em 2015, em mercados da Califórnia e Indonésia, dois pontos extremos do planeta, examinou o que havia nos estômagos dos peixes comercializados nestes locais. O resultado mostrou que um em cada quatro peixes tinha plástico em seu organismo.

Mais ampla ainda foi a pesquisa Plastics in Seafood”,  realizada pelo Greenpeace, no ano passado. Nela, dados de diversos países, entre eles, o Brasil, comprovam que a contaminação dos peixes com partículas plásticas é generalizada.

No mês passado, foi comprovado também que até o ser humano tem micropartículas plásticas em no organismo. Uma pesquisa internacional analisou as fezes de pessoas de oito países diferentes e, em todas elas, encontrou resíduos plásticos.

Leia também:
Principais marcas de água em garrafa do mundo estão contaminadas com microplástico, denuncia novo estudo
Rio de Janeiro é primeiro estado do Brasil a proibir produtos com microesferas plásticas
Microplástico contamina solo até de montanhas mais remotas da Suíça

Foto: José Sabino 




Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante seis anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para várias publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, acaba de mudar para os Estados Unidos


​Juíza autoriza doação e abate de mais de 800 galos de rinha apreendidos em operação da PF


Da Redação - Vinicius Mendes

Foto: Reprodução


A juíza Flávia Catarina Oliveira Amorim, da vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá, autorizou a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) a doar ou abater os mais de 800 galos de rinha apreendidos em uma propriedade do ex-prefeito de Brasnorte (575 km de Cuiabá), Eudes Tarcísio de Aguiar, durante a “Operação Sem Saída”, deflagrada na última quinta-feira (22). O delegado responsável argumentou que não teria espaço ou destino para encaminhar os animais.
 
Leia mais:
Mais de 800 galos de rinha estimados em R$ 1 milhão são apreendidos em ação conjunta
 
Os animais foram apreendidos em ação da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Judiciária Civil, em conjunto com outros órgãos como o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), na operação da Polícia Federal do último dia 22.

Investigações preliminares apontam que cerca de 350 galos apreendidos eram considerados de “elite” e treinados para participação em rinhas. Cada galo chegava a custar valor superior a R$ 20 mil. Os animais são considerados valiosos ao ponto de cinco deles terem se tornados troféus, por terem vencidos campeonatos e também serem reprodutores.

Na decisão a juíza relata a inconstitucionalidade da prática e ainda compara a “rinha de galo” à “farra do boi”, classificando ambas como práticas cruéis.

“A indignação do sistema jurídico é fundada. Nada há que mais degrade o ser humano e ofenda os princípios de civilidade que o prazer buscado na dor física do ser dominado, mesmo que irracional. Por isso que a ‘farra do boi’, divertimento sanguinário que, conforme se dizia, integrava a cultura do povo catarinense, exemplo cabal de seviciamento animal voltado exclusivamente ao deleite de assistentes pervertidos, cujo êxtase se elevava na medida em que o animal seviciado mais sofria, se enervava e desesperava, acabou sabiamente proibida por decisão judicial tornada definitiva”.

A Polícia Civil, após a apreensão, afirmou que não teria condições ou espaço para encaminhar as aves apreendidas e por isso encaminhou os animais para doação. O ex-prefeito de Brasnorte, Eudes Tarciso de Aguiar, então impetrou um mandado de segurança, requerendo que os animais ficassem em seu criatório, declarando ilegal, abusiva e insubsistente o ato de doação sem o devido processo legal e de omissão na prestação de informações.

A Justiça, durante plantão judiciário do último dia 22 de novembro, concedeu liminar determinando “que a autoridade coatora abstenha-se de doar os animais apreendidos por força da operação policial retratada nos autos (...), bem como para que ‘(...) proceda a guarda dos animais como fiel depositário, até decisão de mérito deste mandamus’”. O Ministério Público se manifestou contra a liminar.

O delegado Gianmarco Paccola Capoani, da Dema, teria argumentado que “diante dessas circunstâncias criadas pelo homem, doravante esses animais somente têm condições de viver sob em regime de confinamento, o que, por si só, configuraria a conduta permanente de 'maus tratos', deixando-os, acaso assim o fizéssemos, nas mesmas condições como foram encontrados. São animais que se tornaram 'doentes' pela intervenção humana. Esta circunstância, impede que o animal tenha convívio sadio com outros”.

A Lei nº 9.605/98 prevê que caso haja impossibilidade em libertar animais vítimas de maus tratos, que estes devem ser entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas. No entanto, o delegado ainda teria afirmado que nenhuma destas instituições ficaria com galos de briga. O MP então teria sugerido o sacrifício dos animais.

“Nesse sentido, o Ministério Público firma o entendimento de que a Autoridade apontada como coatora não exerceu ato ilegal ou abusivo, apenas cumpriu o seu dever legal de efetuar a apreensão dos animais vítimas de maus tratos e entregá-los à Instituição sem fins lucrativos, que foi a alternativa mais viável apresentada para o caso e, considerando que a existência desses animais representa a perpetuação do sofrimento, outra alternativa não resta senão seus sacrifícios”, citou a juíza.

A magistrada então revogou a liminar que impedia a doação ou abates dos animais apreendidos e extinguiu o processo que pediu mandado de segurança.
 
Prisão
 
O ex-prefeito de Brasnorte (585 km de Cuiabá), Eudes Tarciso de Aguiar (DEM), é um dos alvos de mandado de prisão da ‘Operação Sem Saída’, deflagrada no dia 22 de novembro pela Polícia Federal em Mato Grosso e no Paraná.
 
A denominada Operação Spectrum está em sua 4ª fase ostensiva, tendo até o momento arrecadado aproximadamente 500 milhões de reais em patrimônio da organização criminosa comandada por Luiz Carlos da Rocha, o “Cabeça Branca”, somente em solo brasileiro. Dentre os bens sequestrados estão 16 fazendas que somadas representam uma área de aproximadamente 40 mil hectares no Estado do Mato Grosso.
 
Somente nesta ‘Operação Sem Saída’ o patrimônio arrecadado será de mais de 100 milhões de reais, considerando que somente em fazenda são mais de 11 mil hectares.
 
Esta é a maior operação da história da Polícia Federal na desarticulação patrimonial de organização criminosa com atuação no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
 
Durante as investigações da Operação Spectrum, a PF desarticulou uma estrutura criminal criada visando o tráfico internacional de drogas. Esse esquema era comandado por Luiz Carlos da Rocha, mais conhecido como “Cabeça Branca”. Ele era tido como um dos maiores traficantes da América do Sul, tendo conexões em dezenas de outros países.
 
Luiz Carlos da Rocha era procurado pela Polícia Federal e pela Interpol. Ele foi preso no município de Sorriso no dia 1º de julho de 2017 e chegou a fazer algumas cirurgias plásticas na face para dificultar sua identificação. Ele foi condenado a 49 anos de prisão.

Miss Sinop participa de concurso de beleza na Polônia



Bárbara Reis concorre com outras 70 candidatas de todo o mundo

Por Luan Cordeiro 29/11/2018 - 14:54 hs

Foto: Renan Puntel 

A estudante de direito Barbara Reis, de 20 anos e 1,80m de altura, foi escolhida para representar o Brasil na 10ª edição do concurso Miss Supranational, que está sendo realizado na Polônia.

Bárbara ganhou o direito de representar o país após de ser eleita Miss Mato Grosso CNB e vice-Miss Brasil CNB 2017. A jovem é a primeira representante do estado neste concurso e disputa o título com outras 70 candidatas do mundo todo.

Há algumas semanas, a Miss viajou para o Rio Grande do Sul, onde recebeu uma intensa preparação, com treinamentos. O estilista oficial do CNB, Flávio Soares, assinou os trajes típico e de gala, além dos outros vestidos que ela leva para a Polônia. A sinopense embarcou para o país em 18 de novembro.

Sobre o concurso

O Miss Supranational é um concurso de beleza feminino internacional de grande abrangência realizado anualmente na Polônia. Por sua quantidade de candidatas e excelência em organização, foi considerado recentemente, pelo site especializado Global Beauties um dos principais concursos de beleza existentes ao lado do Miss Mundo, Miss Universo, Miss Internacional e o Miss Terra.

O concurso acontece desde 2009 e o Brasil conseguiu classificação 6 vezes, porém nunca chegou ao Top 5.

O Miss Supranational é televisionado em 140 países. O concurso também será transmitido ao vivo na sua página no Facebook, no dia 7 de dezembro.

PROGRAMAÇÃO: SEMANA NACIONAL DO EXTENSIONISTA RURAL 2018

No período de 03 a 05 de dezembro, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) promove a Semana Nacional do Extensionista 2018, para celebrar o Dia do Extensionista e os 70 anos da Extensão Rural do Brasil.

A programação se inicia no dia 03 de dezembro, de 9h às 18h, no auditório Nereu Ramos, anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, com o Seminário “Desafios da Extensão Rural no Contexto Atual”, que reunirá representantes de todas as instituições que compõem a Rede Nacional de Ater e autoridades convidadas.

Confira a programação completa, clicando no link:

http://anater.org/ler_noticia.jsp?c=Ly8xOTQvLw==

#WhatsAppAnater

Leilão de 4 aeroportos de Mato Grosso prevê investimentos de R$ 771 milhões


Da assessoria

redacao@gazetadigital.com.br

Rafaella Zanol


Quatro aeroportos de Mato Grosso serão leiloados na Bolsa de Valores de São Paulo, em 15 de março de 2019. A concessão em bloco contempla o aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e os regionais de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta. O investimento estimado é de R$ 771 milhões.

 

O edital será publicado nesta sexta-feira (30), conforme o anúncio feito pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (29.11), em Brasília. O prazo previsto de concessão dos terminais é de 30 anos.

 

A concessão em bloco dos aeroportos de Mato Grosso foi proposta pelo governador Pedro Taques (PSDB) e aceita pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O Estado é o único da federação com 4 aeroportos que serão concessionados à iniciativa privada. No total, serão leiloados 12 terminais das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

 

O valor mínimo de outorga para arrematar as 12 unidades será de R$ 219 milhões, à vista. Já ao longo da concessão devem ser pagos R$ 2,1 bilhões em outorga. De acordo com o edital, o leilão de cada bloco será individual e uma única empresa pode disputar a concessão de outros blocos.

 

“Para os aeroportos de Mato Grosso, a outorga à vista será de R$ 800 mil e a outorga total será em média de R$ 9 milhões, sendo uma estimativa inicial mais a estimativa de arrecadação com as outorgas variáveis a serem pagas anualmente”, pontuou o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, que acompanhou e Brasília a reunião com o PPI.

 

Esta modalidade de leilão é uma novidade no Brasil. E o perfil dos aeroportos de Mato Grosso deverá novamente atrair o interesse de investidores internacionais, que em junho participaram de audiência pública que debateu a modalidade do leilão, em Várzea Grande. “Poderemos ter empresas com atuação internacional para gerir aeroportos em nosso estado”, concluiu Duarte.

 

De acordo com a Sinfra, os aeroportos que serão leiloados recebem aproximadamente 3,3 milhões de passageiros ao ano, sendo que 85% desse fluxo passa pelo aeroporto Marechal Rondon.

 

Blocos

 

Além do Bloco da região Centro-Oeste, composta exclusivamente por aeroportos de Mato Grosso, o Bloco Nordeste é composto pelos terminais de Recife (PE), Maceió (AL) Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). A outorga mínima é de R$ 171 milhões e os investimentos previstos são de R$ 2,153 milhões.

 

Os aeroportos de Vitória (ES) e Macaé (RJ) integram o Bloco Sudeste. Para eles, a outorga mínima é de R$ 47 milhões e o investimento estimado é de R$ 592 milhões.

Feira ‘É de Livramento’ terá quatro dias de exposições e atrações culturais durante o mês de dezembro


“Próximo sábado e domingo (1 e 2) acontece as primeiras exposições. Outras: nos dias 15 e 16, sempre a partir das 17 horas, em plena Praça Portal do Pantanal (entrada da cidade)


Como dezembro é sempre o mês mais esperado do ano para curtir basicamente tudo, então aproveite e vá desfrutar os quatro dias da feira de Agricultura Familiar, Gastronomia e Artes do município de Nossa Senhora do Livramento, lugar de fácil acesso e situado apenas 42 km da capital, Cuiabá. Próximo sábado e domingo (1 e 2) acontece as primeiras exposições. Outras: nos dias 15 e 16, sempre a partir das 17 horas, em plena Praça Portal do Pantanal (entrada da cidade).”

Além das variedades de hortifrutigranjeiros, gastronomia e artes, a feira contará com outras atrações interativas como: festival de música; apresentações culturais e shows variados.

Ora! Dezembro trás férias, dinheiro a mais, verão e a época mais festiva como Ano Novo e o Natal. Em Livramento acontece mais uma vez o Natal Iluminado, com o patrocínio direto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio do Sindicato de produtores rurais de Livramento.

Isso quer dizer, que a festa do Natal Iluminado de Livramento terá muitas luzes, presentes, confraternização entre família e amigos, e até lágrimas de emoção misturadas com felicidade.

Sendo assim, planeje a sua ida para a pequena e acolhedora Nossa Senhora do Livramento e viva momentos felizes com as pessoas que ama, visitando e degustando os produtos da agricultura familiar, gastronomia e artes livramentense. Também serão ofertados queijos, doces, bolos, tortas, frutas, hortaliças e artesanatos diversos. Comidas típicas da região, como carne seca com arroz, feijão e paçoca de pilão, galinha caipira e costela de porco com arroz, fazem parte do cardápio. Claro, sem falar nos pratos feitos com a matéria prima do lugar: a banana.

Haverá várias opções de pratos à base de peixe: mojica de pintado, quibes e croquetes de peixe, pacu seco com arroz, frito e a palito. Tem também escondidinho de carne seca, panquecas, pasteis diversos, cachorro quente e muito mais. Tudo acompanhado de uma boa música e bebidas, e com preços bem acessíveis.

Festival de Música

A segunda etapa do tão sonhado show de calouros livramentense também acontece em dezembro. Nos dias 1 e 2 serão as seletivas e no dia 16 de dezembro acontece a grande final com a junção do NATAL ILUMINADO, onde haverá entrega de brinquedos para a criançada.

 

Fonte

Texto: Da Assessoria

Foto: Da Assessoria