estrutura

Mapa assina convênio com MT para beneficiar produção leiteira


DIOVANA MIZIARA

Assessoria/Mapa
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), assinaram na tarde desta quinta-feira (25) convênio que vai melhorar o transporte de leite no Estado. O acordo prevê investimentos de R$ 2 milhões na aquisição de resfriadores e tanques isotérmicos.

   
Para o ministro Neri Geller, a iniciativa atende um setor que vem recebendo atenção especial do Governo Federal em todos os estados que apresentam esse potencial produtivo. “No caso do Mato Grosso, esse é um mecanismo que vai fomentar a agroindústria local e contemplar assentamentos que têm nessa atividade a base de sua renda familiar”.
       
Mais de 3,5 mil produtores de leite serão beneficiados com a aquisição dos equipamentos, especialmente nas localidades de Cáceres, Mirassol do Oeste, Araputanga, Médio Norte, Juara, Taboarão e municípios mais carentes da Região do Araguaia, como Bom Jesus. Atualmente, a produção no Estado gira em torno de 2,7 milhões de litros/dia. Com o convênio, pode aumentar para 6 milhões de litros/dia.
       
Com a assinatura do convênio caberá ao Mapa aprovar os procedimentos técnicos e operacionais necessários para a implantação do projeto; repassar os recursos de acordo com o cronograma de desembolso e decidir sobre a regularidade da aplicação dos recursos transferidos. Entre as obrigações do estado está a execução dos trabalhos necessários a consecução do projeto, observando critérios de qualidade técnica, prazos e custos previstos no plano de trabalho.


Últimas do Bonito Notícias - 098

Foto: Divulgação
Reinaldo Azambuja e Delcídio do Amaral seguem para 2º turno, diz pesquisa: Candidatos disputam o cargo de Governador do Mato Grosso do Sul. Pequisa de intenção de votos foi realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - Famasul.
Foto: André Seale

Vídeo de anta em atrativo de Jardim (MS) ganha destaque nas redes sociais: Publicação que mostra a suavidade do animal no rio de águas cristalinas recebeu mais de 1.744 compartilhamentos.


Foto: Reprodução

Bancos entram em greve a partir desta terça-feira: Bancários recusaram proposta de reajuste de 0,61% acima da inflação de 6,35% (INPC).


Assessoria de Imprensa - Bonito Notícias

28 de setembro de 2014

AGU garante restituição de terras indígenas da comunidade Parecis



Da Redação - Arthur Santos da Silva
AGU garante restituição de terras indígenas da comunidade Parecis
A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou a restituição de terras ocupadas, desde o século XIX, pelos índios da comunidade Parecis em Diamantino. Os procuradores e advogados informaram que a área é habitat imemorial dos indígenas e que por tanto eles tem direito à permanecerem no local. A AGU informou, também, que mesmo que a comunidade indígena tenha perdido a posse das terras por longos anos, teria o direito indiscutível de reivindicar sua restituição, por ser fruto de antiga ocupação e imprescindível à preservação de sua organização social, costumes e tradições.


Leia mais 


Particulares que se diziam donos das terras de posse dos índios ajuizaram ação judicial contra a Fundação Nacional do Índio (Funai) com o objetivo de obter a reintegração de posse da área que está localizada em uma fazenda no MT. Alegaram que a terra teria sido invadida por mais de duzentos índios e que eles não ocupavam o terreno no ano de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal.

As procuradorias da AGU esclareceram que a literatura histórica aponta que, desde o século XIX, os índios Parecis, do subgrupo Kaxíniti, habitam as áreas da "Estação Pareci". As procuradorias sustentaram que embora os indígenas tivessem sido retirados do local de direito de posse, eles nunca se desligaram da área. Destacaram que não poderia ser mantido o entendimento de que as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios seriam somente aquelas ocupadas quando da promulgação da Constituição.

Os advogados e procuradores destacaram, ainda, que a Constituição Federal estabelece que é direito originário das comunidades indígenas a posse sobre as terras que tradicionalmente ocupam, o que prova que o direito delas é anterior a qualquer direito adquirido por não-índios.

A 3ª Seção do Tribunal Regional Federal 1ª Região acolheu os argumentos apresentados pela AGU. "Os índios têm uma relação muito particular com a terra que ocupam, já que a utilizam como sustentáculo de toda uma vida - nela habitam, trabalham, retiram a comida e criam os filhos. A importância da terra para a comunidade indígena é muito maior do que para o mundo já culturado, porque representa a própria noção de existência", disse trecho da decisão. 

25 de setembro de 2014

CNC lança revista sobre Turismo rural na 42ª Abav


Alexandre Sampaio (CNC), Andreia Roque (Idestur) e Francisco Garcez (Abraturr Nacional) no lançamento da Turismo em Pauta


AConfederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançou hoje (24) a revista Turismo em Pauta Especial Turismo rural, no estande do Sistema CNC-Sesc-Senac, na 42ª Abav – Expo Internacional de Turismo. Editada pela CNC, a publicação contribui para o reconhecimento da atividade no Brasil, veiculando artigos de profissionais de referência, como o ministro do Turismo, Vinicius Lages, que escreveu sobre a profissionalização nesse segmento turístico. “O Turismo rural é um segmento que ganha força no País, e recebe atenção especial do Ministério do Turismo”, destacou.

O presidente do Conselho de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio, presente no lançamento, acredita que é preciso gerar e difundir conhecimentos sobre esse segmento, que contribui para a interiorização da atividade turística e para a conservação de destinos. “O Turismo rural é uma importante atividade complementar às atividades agropecuárias e pode gerar alternativas de renda, agregando valor a produtos e serviços e contribuindo para a permanência no campo”, afirma Sampaio.

Andreia Roque, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur), que percorre diferentes destinos, no Brasil e no exterior, com a finalidade de estudar e disseminar informações sobre o segmento, escreveu o artigo Turismo rural – Reconhecimento e legalização. Como resultado: sustentabilidade e mercado. “Ter em uma mesma obra sobre Turismo rural grandes referências do turismo demonstra o quanto essa atividade participa efetivamente da realidade brasileira. Além disso, o lançamento da revista na Abav Expo será fundamental para a inserção do segmento no universo dos negócios”, destacou Andreia.

A revista conta com artigos de Francisco de Andrade Garcez e Fabiana Sena, respectivamente presidente e secretária executiva da Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr Nacional), uma das entidades proponentes da revista. Também colaboraram com o projeto o diretor presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto; Maria Celina de Lemos Godinho, da Federação Europeia de Turismo Rural (Eurogites); Regina Lúcia de Medeiros Amorim, do Sebrae-PB; Sandro Marcelo Cobello, do Idestur; e Karina Toledo Solha, professora na Universidade de São Paulo (USP).

Convidamos os srs. e sras., para participar da Oficina Avaliativa dos 10 anos da CNIJMA,mediada pelo MEC, com intuito de contribuir para o aprimoramento, fortalecimento e institucionalização das CNIJMA.

Esta oficina será realizada durante o II Encontro Estadual de Escolas Sustentáveis e Com-Vidas, nos dias 8 e 9 de outubro, no período vespertino. 
Aguardamos a confirmação da presença e possível indicação de outros colegas que, por ventura, também tenham participado de outras edições da conferência. Ficamos á disposição para informações e agradecemos desde já.









Equipe da Gerência de Educação Ambiental


Atenciosamente,

Andréia da Silva Pereira Franceschetto
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso
Gerência de Educação Ambiental
Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.

24 de setembro de 2014

Geraldo Lucio e os 50 anos da EMPAER - MT

O TEMPO PASSA O TEMPO E NOS VOAMOS.
Pre serviço no Centro de Treinamento da então EMATER do Parque do Lago no ano de 1985.
Vários amigos que ainda estão na EMPAER e hoje com 30 anos de serviços prestados, e comemorando os 50 anos da Extensão Rural em Mato Grosso

Feed de Notícias

Pre serviço no Centro de Treinamento da então EMATER do Parque do Lago no ano de 1985.
Vários amigos que ainda estão na EMPAER e hoje com 30 anos de serviços prestados, e comemorando os 50 anos da Extensão Rural em Mato Grosso

Conheçam e contribuam com Jogo infanto-juvenil sobre AGROECOLOGIA


 Entrem no site  http://www.catarse.me/pt/transicaoagroecologica , e vejam qual é a ideia geral e como podem ajudar.

São só 3 minutinhos que irão gastar e se chegarmos a meta teremos exemplares para entregar gratuitamente a crianças e adolescentes, para que possam aprender brincando sobre agroecologia e o problema causado pelos agrotóxicos.

OBS. Distribuam em suas redes e ajudem a convidar pessoas para contribuir, pois é tudo ou nada, ou seja, se não alcançarmos a meta não ficamos com nenhuma doação e tudo volta para o doador.


Cleber Folgado

SEDTUR EM AÇÃO NA REGIONALIZAÇÃO O TURISMO DE MATO GROSSO No município de Campo. Novo dos Parecis.



A Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis através da Secretaria de
Cultura e Turismo - Departamento de Turismo, tem a honra a convidar a Vossa
Excelência para participar do *“I Fórum Regional de Turismo”* da Região das
Nascentes, que *será realizado dos dias 17 à 19 de outubro de 2014, com o
início ás 13h no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Novo
do Parecis - MT.*

O evento irá discutir questões estratégicas e operacionais relacionadas às
atividades turísticas do receptivo da região, por meio de palestras,
oficinas e visita técnica. O Fórum promove o conhecimento, contribuindo
para a busca de soluções práticas nas dificuldades do cotidiano empresarial
e o aprimoramento dos negócios do turismo.

A programação completa segue abaixo,

Sua Participação é de extrema
importância.

CONTATOS 
*JOÃO RICARDO C. BISPO*
*CHEFE PLANEJAMENTO E FOMENTO AO TURISMO*
*DEPARTAMENTO DO TURISMO - SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO*
*PREFEITURA MUNICIPAL DO CAMPO NOVO DO PARECIS*

SEDTUR EM AÇÃO NA REGIONALIZAÇÃO O TURISMO DE MATO GROSSO

23 de setembro de 2014

PRONATUR visita o município de Pocone para realizar uma atividade de interesse turístico e da agricultura familiar

    Em Pocone, Pantanal, e assim!
    Os artesãos entalham peixes em madeira e pintam, vejam só que perfeição o Cachara, o Dourado, a Piranha e o Pacu, incrível parecem de verdade, e ainda tem o filhote de Tuiuu!

    Feed de Notícias

    Geraldo Lúcio adicionou 3 novas fotos.
    7 min · 
    Hoje pela manha estive em Pocone no Pantanal, com o colega Luciano do PRONATUR, visitando a Secretaria de Turismo para articular com a Séc. Mariana a realização do Workshop de Turismo. Rural e Agricultura, que ficou definido a realizacao na Comunidade de Cangas no dia 20 de outubro.
     — com Fabiana Lúcio.

    Feed de Notícias

    Geraldo Lúcio adicionou 5 novas fotos.
    15 min · 
    Hoje pela manha em Pocone - Pantanal, fazendo a articulação e mobilização para o Workshop de Turismo Rural e Agricultura, combinado para ser realizado no dia 02 de outubro.
     — com Wilson Guedes Rodrigues.
    Geraldo Lúcio adicionou 2 novas fotos.
    19 min · 
    hoje pela manha Na comunidade de Cangas eu, o Luciano e o Barão, conhecendo o local para o próximo Workshop de Turismo Rural e Agricultura, marcado para o dia 02 de outubro neste local.