estrutura

30 de dezembro de 2013

Empaer atende 35 mil agricultores familiares em 127 municipios



Responsável pela execução das políticas públicas de desenvolvimento do meio rural, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), presente em 127 municípios do estado, atende por ano mais de 35 mil agricultores familiares, entre mulheres e jovens rurais, indígenas e quilombolas. O presidente da Empaer, Valdizete Martins Nogueira, lembra que os beneficiários da empresa são todos agricultores, responsáveis pelo cultivo de mais de 70% dos alimentos consumidos em Mato Grosso. 

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Empaer prestou Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) às famílias de comunidades tradicionais em 84 municípios dos Territórios da Cidadania e em sete regiões. Foram atendidas mais de 15 mil famílias rurais. Conforme Valdizete, um dos objetivos foi capacitar agricultores em tecnologias de produção e de aproveitamento de alimentos para segurança alimentar e nutricional das famílias, capacitar mulheres rurais em artesanatos e trabalhos manuais, entre outras ações. 

Para promover a inclusão produtiva e social de famílias em situação de extrema pobreza no meio rural, a Empaer foi selecionada em quatro chamadas públicas do MDA para atender sete mil famílias em 67 municípios, nas regiões de Alta Floresta, Juína, São Félix do Araguaia, Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Bugres. Além de Assistência Técnica e Extensão Rural, os técnicos da Empaer levam informações sobre as políticas públicas para a agricultura familiar em especial, acesso ao crédito rural, e dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

Somente em 2013, foram capacitados técnicos nas cadeias produtivas de Leite, Fruticultura, Olericultura, Mandioca, Piscicultura, Apicultura e Sistemas Agroflorestais. Trata-se de uma parceria entre a Empaer, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Organização das Cooperativas do Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e prefeituras. “Com a capacitação continuada, teremos especialistas nas diversas cadeias produtivas”, enfatiza Valdizete. 

Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Embrapa, a área de pesquisa adquiriu equipamentos para o laboratório, móveis de escritório, ampliação da frota de veículos, máquinas agrícolas, implementos, recuperação dos centros de pesquisa, estação e campos experimentais. A modernização da área de pesquisa ampliou o atendimento aos produtores rurais, fornecendo resultados com mais precisão. 

Foram executados projetos nas áreas de melhoramento genético, fitotecnia, fitopatologia, entomologia, nutrição vegetal, sistemas agroflorestais e outras, contemplando as culturas de arroz, feijão, trigo, amendoim, gergelim, mandioca, banana, maracujá, abacaxi, hortaliças, pastagem, seringueira, espécies florestais nativas, flores tropicais, entre outros. Estas ações objetivam a geração, validação e transferência de novas tecnologias para melhorar as condições de vida e renda do agricultor familiar de Mato Grosso. 

Valdizete destaca a construção da sede da Empaer, localizada no Centro Político Administrativo (CPA), e a realização do concurso público. A sede está sendo construída numa área de 2.531 metros quadrados e ficará pronta no próximo ano. O governador Silval Barbosa autorizou a abertura do edital para a realização do concurso público da Empaer. Serão 225 vagas, 100 para técnicos de nível superior e 125 de nível médio. O certame será realizado em 2014. “Essas ações irão efetivamente resgatar a Empaer para atender melhor os nossos agricultores familiares”, enfatiza o presidente. 

A Empresa está presente em 135 escritórios locais, nove escritórios regionais, três centros de geração e difusão de tecnologia, seis campos experimentais, quatro viveiros para produção de mudas, uma estação experimental de piscicultura e escritório central. “A nossa visão para o futuro é consolidar a Empaer em uma empresa moderna, eficiente e presente em todas as ações do meio rural”, conclui Valdizete. 



Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)

Feliz Ano Novo, que em 2014 você possa plantar uma Rosa em seu Coração.

Geraldo Donizeti Lúcio 

Que no ano de 2014 você possa plantar uma rosa, no seu jardim, cultive-a com dedicação e carinho.

Por  ocasião da colheita, tome muito cuidado!!!!!!

Para ter acesso as rosa tem que se passar pelos espinhos, não existe outro caminho.

Portanto quando você for colher as rosas de seu jardim, primeiro terá que enfrentar os espinhos.

Somente depois de enfrentá-los e vencê-los daí  poderá tira-los  das  hastes e o acesso até as rosas serão facilitados.

O que é incrível neste processo é que  junto com os espinhos  com certeza sairão  as dores, dores estas, que em nossas vidas são  provocadas pelos sentimentos da alma.

As dores da alma são reflexo da solidão e da angústia, pois o mal do o século XXI, tem sido a depressão sendo uma consequência do grande stress causado pelos sentimentos da alma.

Toda boa e agradável rosa tem os seus espinhos, eles somente podem ser retirados após a sua colheita, se fizer o contrário elas podem ter consequências e até morrer, 

Tire os espinhos de sua rosa depois que ela estiver em suas mãos, dai poderá aprecia- la com mais tranquilidade e sem o perigo dos ferimentos mas, para chegar a ter a beleza e o perfume das rosas tem que pagar o preço e passar pelos espinhos.

Jesus é a representação plena desta rosa que deve estar plantada em seu jardim, (coração), Ele é a expressão da alegria, da paz, do amor e plantando esta rosa com certeza você poderá ter força para viver neste mundo conturbado.

Se você quiser ser feliz conhecer o amor, e sorrir, seja num jardim de rosas e assim você poderá viver feliz, plante esta rosa no seu coração! e assim você poderá dizer enfim, agora sim tenho força para viver aqui!

VEJAM AS FOTOS DAS ROSAS ABAIXO, ESCOLHA A SUA

FAÇA MELHOR QUE ISTO SE AINDA NÃO TEM O SEU JARDIM DE ROSAS VÁ A UMA FLORICULTURA ADQUIRA UMA ROSA E DÊ A ALGUÉM QUE VOCÊ AMA

SAIBA QUE - Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas. 

Nas mãos que sabem ser generosas... 

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS VOCÊS 























ABRAÇOS  DE  GERALDO LÚCIO  E FAMÍLIA.



Férias na FAZENDA SANTO ANTONIO DOS CORDEIRO, para seu filho, em JANEIRO de 2014!


A FAZENDA SANTO ANTONIO DOS CORDEIROS, ou simplesmente FAZENDA DOS CORDEIROS, 
está programando as melhores férias para seu filho, em JANEIRO de 2014!

As vagas são limitadas!
Confira os períodos programados: 
1ª semana - 13 a 17
2ª semana - 20 a 24
3ª semana - 27 a 31

Na Colônia de Férias do Aprendiz de Fazendeiro, as crianças têm oportunidade de vivenciar fascinantes experiências em contato com a natureza, 
de forma segura e agradável. Para a despreocupação dos pais, as atividades são monitoradas em grupo.
Promovemos jogos esportivos, oficinas de arte, cultura, educação ambiental, entre outras atividades práticas. 
Ah! Na área da Fazenda são preservadas a flora e fauna locais (estamos em plena Mata Atlântica) e os participantes têm a oportunidade de descobrir a importância do respeito ao meio ambiente.

Quer saber os valores dos pacotes por criança? Então, vamos lá:

Por semana com 5 diárias - R$230,00
Horário: 9h às 17h 
Refeições incluídas: lanche de boas vindas, almoço, lanche de despedida

Pacote por semana com 4 pernoites - R$330,00 
Horário: das 9h da segunda-feira às 17h da sexta-feira
Refeições incluídas: lanche de boas vindas, almoço, lanche da tarde, jantar.

Descontos de 10% para irmãos.
Não demore para fazer sua reserva, combinado?
Lembramos que a condução é por conta do responsável.


20 de dezembro de 2013

Feliz Natal - Já montou sua árvore??? - Esta é pra você!!!


Feliz Natal - Já montou sua árvore??? - Esta é pra você!!!





JESUS
União
Alegrias
Esperanças
Amor. Sucesso
RealizaçõesLuz
RespeitoHarmonia
Saúde Solidariedade
Felicidade Humildade
ConfraternizaçãoPureza
Amizade Sabedoria.Perdão
IgualdadeLiberdade. Boa - Sorte
SinceridadePaz, PazFraternidade
EquilíbrioDignidadeBenevolência
FéBondade.Paciência.Gratidão
Força
JESUSJESUSJESUS




CAMPANHA:
VAMOS FAZER ESTA ÁRVORE CIRCULAR
ATÉ O FIM DO ANO PARA LEVAR O NOME DE JESUS PARA AS PESSOAS,

POIS SÓ ELE É O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL


As regiões denominadas “ VALE DO CABAÇAL” e “VALE DO RIO GUAPORÉ” saibam um pouco sobre elas.


Nas regiões denominadas “ VALE DO CABAÇAL” e “VALE DO RIO GUAPORÉ”, composta por estes 14 municípios, existem diversos rios nos quais já são desenvolvidas algumas atividades, notadamente a pesca. Possuem cachoeiras e corredeiras propicias para a prática do esporte de aventuras, além das atividades de rapel e rafting. Rios estes formadores da maior região inundável de agua doce e patrimônio da humanidade o Pantanal Mato-grossense.

Como exemplo do amplo potencial desta região oeste, podemos citar no “ VALE DO RIO GUAPORÉ” a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira Capital do Estado de Mato Grosso, fundada com esse propósito, no século 16, de forma a ampliar a ocupação portuguesa e aproximar essa presença ocupacional ao antigo ” Tratado de Tordesilhas” , inibindo assim avanço e penetração Espanhola no Oeste de Mato Grosso, onde já eram exploradas diversas riquezas Minerais Possui enorme riqueza cultural e diversas ruínas históricas e marcas indeléveis do Brasil colonial.

Já no “VALE DO CABAÇAL” - inserida no município de Curvelândia –pode ser realçada a importância da “Caverna do Jabutí ”. Considerada a maior caverna descoberta no Estado de Mato Grosso, a “Jabuti’ apresenta amplos salões horizontais, que são de fácil acesso, além dos depósitos de origem química, que acumulam as estalactites, estalagmites, cortinas, represas de travertinos, flores de aragonita e outros, proporcionando um cenário único.

Ambos roteiros são facilmente acessados por boa malha rodoviária estadual e por duas importantes rodovias federais que demandam aos estados de Rondônia e Acre e ao vizinho país Boliviano. Além disso, tem como portal de entrada a cidade de Cáceres, importante polo comercial dessa região e município integrante do nosso pantanal e que recentemente foi laureado por este Ministério como “uma das cidades brasileiras que mais evoluíram em competitividade, de acordo com a 5ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional”. 

A proximidade, a esse grande fluxo de pessoas, residentes e transeuntes, aliado à grande potencialidade apresentada pelas belezas naturais, vem propiciado uma movimentação na cadeia produtiva do turismo local. 


ETNOTURISMO INDÍGENA COM A BANDA VIDA E VOZ EM CAMPO NOVO DO PARESIS - MATO GROSSO

JUNINHO E ESPOSA, FIFO, GERALDO LÚCIO, CACIQUE NARCÍZIO E ESPOSA, DAGNEL ENORÉ, DINO E MICKEL



A Banda Gospel (Vida e Voz) esteve no município de Campo Novo dos Paresis nos dias 18 e 19 de Dezembro, participando da realização do 1º Festival de Música Gospel e por ocasião da estadia no município aproveitaram para praticar o Etniturismo Indígena.

Com o guiamento da Iracema Rodrigues Pereira,  Chefe de Etnoturismo Indígena da Secretaria de Turismo do município visitaram a Aldeia Paresis - Quatro Cachoeiras  e foram recebidos pelo Cacique Narcizio que na sua origem tem o nome indígena de Kazoese e sua esposa, o cacique fez um relato histórico de seus ancestrais e da situação atual em que vivem, em seguida foi mostrar as sua belezas naturais - as quatro cachoeiras que são verdadeiros santuários ecológicos.

Os visitantes puderam conhecer uma oca (casa indígena), artesanato e os saberes e fazeres daquele povo, fizeram uma trilha ecológica para conhecerem as quatro cachoeiras que dão o nome para Aldeia

A Banda Vida e Voz tem um dos seus integrantes (Saxofonista Dagnel Enoré) que é neto do Índio Paresi Maximiniano Enoré, que foi aculturado e alfabetizado pelo Sertanista e Indigenista Marechal Cândido Rondon, Dagnel estava nesta visita com o intuito de resgatar um pouco da sua história, e pode ver nas pessoas (índios que conheceu) na aldeia que a grande maioria são seus parentes e que os Enores ainda são um grande  povo da Etnia Paresis.

Os Enores estão dispersos morando em sua maioria na cidade, após o contato com homem branco, (Rondon) eles viraram funcionários dos Telégrafos e Correios, alguns ficaram na aldeia mas muitos foram morar na cidade grande diz o Cacique Narcizio que se vangloria de não ter saído de suas origens, Atualmente os Enores estão retornando para as suas terras, lá na região da Ponte de Pedra, onde a Reserva dos Enores já está assegurada pela União, o problema é que eles tem que retornar e aprender tudo de novo - (a língua, os saberes e fazeres de seu povo), é o caso da família do Dagnel que residem em Cuiabá e Várzea Grande e alguns não querem voltar  para o mato, quando vão é apenas para conhecer suas origens.

Dagnel Enoré encontrou vários parentes, primos e tios/avós e segundo ele ficou muito emocionado pelo contato com o Cacique Narcizio e outros índios Parecis.



  
Dagnel Enoré músico da Banda Vida e Voz  com o escudo feito de casco de tatú   e o Cacique Narcizio

VEJAM AS DEMAIS FOTOGRAFIAS
Artesanato Paresis

Artesanato Paresis

Artesanato Paresis

Artesanato Paresis

Foto do Cacique Narcizio ainda Jovem 

Foto do Cacique Narcizio ainda Jovem 

Artesanato Paresis

Artesanato Paresis


Artesanato Paresis

Dino colocando o escudo de casco de tatu

Cacique narcizio e Dino 

Geraldo, Cacique Narcizio e Dino


Cacique, Mickon e dagnel Enore 

Artesanato Paresis

Artesanato Paresis

Iracema, Gesiel, Dagnel, Cacique, Geraldo, Mickon, Juninho e Fifo







Totem local em que recebeu a tocha do Pan Amaericano