estrutura

29 de novembro de 2012

Participantes recebem mudas durante o lançamento do Capim Elefante Canará em Cáceres



Mais de 100 pessoas, entre produtores rurais, estudantes e pesquisadores participaram do lançamento do Capim Elefante BRS Canará, no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (CRPTT) da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá). 
A cultivar Canará é considerada uma das mais importantes forrageiras tropicais, apresenta diferencial de crescimento, produtividade no período da seca devido ao seu elevado potencial de produção de biomassa, fácil adaptação aos diversos ecossistemas e utilizada na alimentação de rebanhos. O evento aconteceu no dia 23 de novembro (sexta-feira). 
O trabalho de melhoramento genético da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) contou com a participação da Empaer e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O pesquisador da Embrapa, Francisco Ledo, fala que a pesquisa faz parte do Programa Renasce - Rede Nacional de Avaliação de Capim Elefante com a participação de 16 Estados do Brasil. Segundo Francisco, o lançamento também aconteceu nos Estados do Acre e Amapá. 
Durante o lançamento do capim Elefante Canará os participantes percorreram duas estações. Na primeira estação, os pesquisadores Joadil Gonçalves de Abreu (UFMT), Antônio Rômulo Fava (Empaer) e Francisco (Embrapa), mostraram três épocas de plantio do capim. Conforme explicações, o corte do capim Canará deve ser feito quando a planta atingir a altura de 1,5 a 2,0 metros, ou a cada 60 dias, durante o período chuvoso. O capim pode ser usado de várias maneiras, seja em pastejo direto, rotacionado ou na capineira em que a forrageira é cortada e colocada no cocho para o consumo do animal. 
Na segunda estação, o pesquisador da Empaer, Francisco Idelfonso Campos, apresentou uma coleção de 21 tipos de gramíneas que podem ser usadas para alimentação de ovinos, bovinos e eqüinos no Estado de Mato Grosso. Ele orienta que vários fatores são importantes para o sucesso da gramínea, o principal é o manejo adequado e tipo de solo. 
O estudante do quarto semestre em Agropecuária do IFMT/Cáceres, Antônio Pavin, levou mudas de capim elefante para plantar e acompanhar o comportamento da cultivar num período de seis meses. 
O produtor rural, Luis Vicente de Arruda, do município de Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá), possui 36 vacas leiteiras e veio para o lançamento em busca de alternativa para alimentação do rebanho no período da seca. Conforme Campos, os produtores interessados em cultivar o capim Canará podem solicitar mudas no Centro de Pesquisa da Empaer em Cáceres pelo Fone (65) 3291 1042 – Falar Com o técnico agrícola, Nivaldo. 
Participaram do evento, os diretores da Empaer, Norival Tiago Cabral, Almir de Souza Ferro, Coordenador de Pesquisa, Sebastião Campos, chefe do CRPTT, Nara Regina Gervini Souza, Presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite, supervisores, pesquisadores, técnicos e funcionários da Empaer.

Fonte: Rosana Persona (Jornalista)


Floricultura como opção econômica para Mato Grosso é tema de palestra na UFMT





A pesquisadora da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Eliane Maria Forte Daltro, proferiu palestra sobre “Floricultura: uma nova opção econômica para Mato Grosso”, para os alunos do curso de mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento foi realizado no auditório do curso de economia na universidade. 
Segundo Eliane Daltro, o enfoque principal foi despertar nos alunos uma nova oportunidade de negócio, que está expandindo mundialmente com o desenvolvimento de novos pólos de produção em regiões com condições climáticas mais adequadas e disponibilidade de mão de obra, como é o caso de países da America do Sul, Colômbia, Equador e também do Nordeste brasileiro. Conforme a pesquisadora, neste contexto, Mato Grosso apresenta potencial na produção de flores em médio prazo, desde que haja investimentos na área e articulação entre todos os elos da cadeia produtiva. 
Desde 2009, são desenvolvidas pesquisas com flores tropicais no Campo Experimental da Empaer, no município de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá). Considerado pioneiro no Estado, o projeto estuda a viabilidade produtiva das espécies: strelitzia, helicônias, bastão do imperador, alpinia e antúrio. Plantas destinadas principalmente para arranjos florais e paisagismo. Eliane declara que a literatura existente enfatiza que para cultivar strelitzia é necessário ter um clima ameno e baixa altitude. E a pesquisa está indicando o contrário, mesmo com altas temperaturas em nossa região. 
“Hoje, a floricultura já é vista como uma nova alternativa de geração de emprego e renda no agronegócio brasileiro para muitas regiões com elevada concentração de pobreza rural e carente de atividades dinamizadoras da economia local. O objetivo da palestra é incentivar os alunos a desenvolverem pesquisas nesse a área de floricultura”, destaca Eliane. 
O coordenador do mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento Regional da UFMT, Carlos Magno Mendes, comenta que o ciclo de palestras realizado pelos pesquisadores da Empaer, enfocando as tecnologias executadas no Estado tem como finalidade suscitar nos alunos de pós-graduação o interesse no desenvolvimento de projetos nas diversas áreas apresentadas.

Fonte: Rosana Persona (Jornalista)


Curso apresenta tecnologia para produção de hortifruti no Vale do Rio Cuiabá




Aconteceu nesta quarta-feira (28.11), às 8h30, a abertura do quarto módulo de capacitação continuada da cadeia produtiva da olericultura para técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) e parceiros do Vale do Rio Cuiabá. O curso é coordenado pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Flávio Fernandes Júnior, que abordará o conteúdo dos módulos básicos de solos, fitossanidade e sistemas de produção por meio de atividade prática simulando a avaliação, planejamento, implantação e condução de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) de olericultura. 

Flavio Fernandes explica que no primeiro módulo foi debatido técnicas sobre manejo, fertilidade do solo, pragas, doenças, custo de produção e comercialização. No segundo, manejo integrado de pragas, controle de doenças e nematóides, plantas invasoras e técnicas de aplicação de defensivos das hortaliças. No terceiro módulo o enfoque foi o sistema sem solo, cultivo protegido de hortaliças, plantio direto e produção agroecológica de hortaliças. “Estamos apresentando a tecnologia desenvolvida pela Embrapa e parceiros para serem aplicadas no Estado”, destaca Fernandes. 

Para avaliação de cultivares serão instaladas oito URTs, quatro já foram montadas nos municípios de Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Poconé. Algumas unidades já implantaram ensaios com as culturas de tomate, cenoura, beterraba, pimentão, repolho verde, brócolis, pepino, alface e batata doce. A finalidade é repassar as tecnologias desenvolvidas para os produtores rurais produzirem com segurança e regularidade no Estado. 

Participam da capacitação, técnicos dos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Poconé, Nova Brasilândia, Várzea Grande, Acorizal, Planalto da Serra, Nobres e Campo Verde. O evento é realizado em um hotel fazenda, localizado no km 70, município de Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá) e tem encerramento previsto para quinta-feira (29.11), às 18 horas.

Fonte: Rosana Persona (Jornalista)





27 de novembro de 2012

O SEBRAE, realiza nos dias 29 e 30 de novembro um FAMTUR Tecnológico no Município de Nova Mutum




Fotos aérea da Tauá Biodiesel Ltda uma empresa que desenvolve atividades agrícolas e industriais na Fazenda Tauá, 
localizada em Nova Mutum-MT.

O Sebrae em seu projeto na área de Turismo desenvolveu um processo de estruturação do Turismo tecnológico, no Município de Nova Mutum á 270 km de Cuiabá, onde procurou otimizar as operação turística em empreendimentos locais que transmitissem o êxito sustentável, neste sentido foram 12 meses de trabalhos realizados no referido município, em parceria com a Prefeitura Local, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, que por usa vez convidou proprietários de hotéis, restaurantes, agências de viagens e demais empresas ligadas ao setor turístico, além de empresários rurais, cujas propriedades apresentavam condições adequadas para a exploração da atividade turística. 

O município de Nova , Mutum já era conhecido internacionalmente pelos seus passa a entrar oficialmente no roteiro das agências que comercializam pacotes turísticos para grupos interessados em conhecer o roteiro com os seus empreendimentos formatados. 

"O objetivo do Roteiro uma vez formatado no município, é de mostrar as potencialidades e explorar comercialmente. 

Os visitantes vão comprar passeios para conhecer grandes áreas agrícolas, associadas a outras atividades, a exemplo da avicultura, suinocultura e da piscicultura, o turismo tecnológico parte dos pressupostos de que possibilita a parceria de grandes empresas com pequenas e micros empresas, e vem da ótica da sustentabilidade permitindo uma sinergia que equilibra o mercado com a prestação de serviços turísticos, com a geração de novos perspectivas no âmbito da diversidade na atividade no meio rural.

O Turismo Rural no Brasil, incluem vivências do agricultor, experiências e conhecimento, o turismo tecnológico mostra a pujança e o desenvolvimento do estado de Mato Grosso,  numa região em que o crescimento está acima da média nacional, atraindo turistas que estarão observando e realizando um intercâmbio na área do  conhecimento do agronegócio, aperfeiçoando novas tecnologias de produção.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo - SEDTUR - MT,  participará do FANTUR, através do técnico, especialista em Turismo Rural - Geraldo Lúcio, que estará levando uma saudação da Secretária Teté Bezerra , parabenizando  o SEBRAE, juntamente com  município de Nova Mutum que sem dúvidas alguma tem todas as condições para colocar o projeto em prática e obter excelentes resultados e ser uma referência, juntamente neste segmento, juntamente com Campo Verde que foi pioneiro  e Mato Grosso é quem é o maior ganhador com tudo isto acontecendo, pois mais um destino turístico com um produto formatado surge para vitrine de negócios do Turismo.

Texto: administração do  blog
Foto: Taua Biodissel - http://www.tauabiodiesel.com.br/site.php?secao=empresa&lang=pt



Olimpíadas Escolares movimentam economia turística na Grande Cuiabá


Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - Assessoria/Sedtur-MT
Com uma estimativa de cerca de cinco mil pessoas envolvidas nas Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, entre atletas, organizadores e acompanhantes, o segundo maior evento depois da Copa de 2014 tem refletido num aumento considerável na rede hoteleira, no transporte público e privado, restaurantes, bares e shopping centers e deve permanecer durante os 15 dias de jogos.

Na rede hoteleira, por exemplo, o gerente do Hotel Abudi, Jack Abudi, argumenta que as Olimpíadas Escolares é o segundo maior evento depois da Copa 2014, devido a quantidade de dias que reflete em 80% de ocupação dos 154 leitos do hotel para os participantes do evento. “Nosso leitos estão todos ocupados grande parte pelos participantes das Olimpíadas Escolares. Já prevíamos esta demanda e estamos muito contentes”, argumenta Jack. 

De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de mato Grosso (Abih/MT), existem hoje na Grande Cuiabá cerca de 110 hotéis, sendo aproximadamente 4,5 mil apartamentos, cerca de 11 mil leitos. A estimativa é que cerca de 30 estabelecimentos estejam com seus leitos todos ocupados. 

Já o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luís Fernando Nonato, a expeditiva é grande e segundo ele irá refletir em cerca de 10% de aumento. “Estamos ansiosos e acreditando que esta semana os bares e restaurante de Cuiabá e Várzea Grande irão sentir o movimento mais intenso”, disse ele. 

Para Orlando Vieira, proprietário de um empresa de transporte turístico alternativo, a procura por vans aumentou em 25% se comparado com os dias normais. “Estamos atendendo os participantes das Olimpíadas no trajeto hotel e local das competições. Somente no dia da abertura que aconteceu domingo (25) fiz mais de dez viagens”, comenta ele. 

A secretária de Estado e Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, destaca que as Olimpíadas Escolares Brasileira é um primeiro teste de preparação para a Copa 2014. Ela destaca os investimentos do Governo do Estado em dar condições para que a iniciativa privada possa oferecer um serviço de qualidade. “Estamos com obras por toda Cuiabá e Várzea Grande e em fase de projetos para obras em vários municípios do Estado com os recursos já liberados. A Copa de 2014 irá deixar um legado para todos os mato-grossenses”, completa Teté.


Projeto de revitalização da comunidade São Gonçalo Beira Rio é apresentado a moradores


Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - ASSESSORIA SEDTUR


Foi apresentado na manhã desta terça-feira (27.11) aos moradores da comunidade São Gonçalo Beira Rio o andamento do processo de revitalização da orla do Rio Cuiabá com recurso assegurado no valor de R$ 1,5 milhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

O processo será feito com a participação da comunidade de forma que possa contribuir apresentando as reais necessidades que a localidade necessidade. O projeto atual feito no ano de 2009 contempla um deck de 1,5 quilômetros de piso metálico que irá preservar a vegetação já existente.

A secretária Teté Bezerra explicou há necessidade de se apresentar o quanto antes o projeto concluído com as devidas adequações para que possa dar andamento aos procedimentos legais e conseqüentemente iniciar a obra. “O recurso foi liberado, por isso, precisamos organizar e entregar o projeto com as devidas licenças ambientais por estar localizado em uma área de preservação ambiental e margem do rio”, explica a secretária.

Outro detalhe salientado pelo representante do Instituto Ação Verde, Paulo Borges é a necessidade de um trabalho de conscientização ambiental e de sustentabilidade, pois o local vem sofrendo constante degradação ambiental. “É preciso ter um cuidado com o impacto ambiental que uma obra pode causar na orla do Rio Cuiabá e a importância de um trabalho de conscientização com os moradores e visitantes. Por este motivo precisamos construir um modelo ideal que possa atender as necessidades dos moradores e preservar o meio ambiente”, comenta Paulo.

O presidente da Associação de Moradores da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, Dalmir Lucio, destaca que todos da localidade estão na expectativa das obras. Ele lembra que depois do asfalto e do prédio da associação prontos falta ainda à orla do rio. Desde 2009 temos conhecimento do projeto agora sim vai sair do papel”, disse Dalmir.

Outra reivindicação apresentada pelos moradores é a necessidade da localidade em ter um portal de entrada e mais um espaço para serem realizados os cursos de cerâmica, considerada uma identidade da localidade.

Ficou agendado para próxima quarta-feira (05.11), às 9h, no Ministério Público Estadual, com a participação de representantes da Sedtur, Sema, Instituto Ação Verde e as Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá a apresentação do projeto já existente e a responsabilidade de cada secretaria e comunidade.

O motivo de ser no Ministério Público é devido o Instituto Ação Verde fazer parte da entidade.





Observadores Internacionais conhecem as belezas do Pantanal



Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - ASSESSORIA SEDTUR



Aproveitando a participação nas Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, um grupo de 25 observadores internacionais farão, na próxima quinta-feira (29.11), um Famtur (viagem familiarizada), no Pantanal Mato-grossense. 

O roteiro inclui passeio de barco, observação de pássaros e almoço em uma pousada na região do município de Poconé (100 quilômetros de Cuiabá). Os observadores são da Alemanha, Argentina, Bangladesh, Camboja, Grã-Bretanha Haiti, Malaui, Paquistão, Paraguai, Portugal, Republica Dominicana, Servia e Ucrânia. 

O grupo terá a oportunidade de conhecer as belezas naturais oferecidas pelo Pantanal que tem como diferencial o bioma que abriga aproximadamente 102 espécies de mamíferos, 652 de aves, 177 répteis, 264 répteis, 264 de peixes, 40 de anfíbios e milhares de espécies de insetos. 

Anualmente, a maior planície alágavel do mundo vive em duas épocas distintas: a seca e a cheia. Conforme a estação do ano, o nível da água chega a variar em até oito metros, forçando os animais a se adaptarem a mudanças extremas. 

A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra frisa que este é um pequeno exercício para a Copa de 2014 quando milhares de jornalistas estarão visitando as cidades sedes dos jogos, cerca de 70 mil estrangeiros são esperados durante os jogos e aproximadamente 250 mil brasileiros virão a Mato Grosso. “Estamos empenhados em mostrar o que o Estado tem de melhor para oferecer no turismo que são as belezas naturais. Devido o tempo e agenda, os observadores neste momento irão conhecer apenas o Pantanal, mas seria importante mostrar também a Chapada dos Guimarães, o Araguaia e a Floresta Amazônica”, argumenta Teté. 

A missão dos observadores durante as Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012 é assistir as competições, visitar o Centro de Convivência, participar das atividades culturais e ainda ter a oportunidade de apresentarem os modelos de desporto escolar de seus países. 

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo com apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.


INFORMATIVO - GTP - APL



NOTÍCIAS

Brasil Maior
Secex simplifica exportações feitas por Sistema Geral de Preferências

Foi publicada hoje a Portaria n° 43/12 da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que simplifica as exportações para os países que outorgam para o Brasil o Sistema Geral de Preferências (SGP) e que exigem o Formulário A (Form A), para a obtenção da preferência tarifária pelos produtos de origem brasileira. Atualmente, União Europeia, Rússia, Japão, Suíça, Turquia e Noruega outorgam SGP com a utilização do Formulário A (veja quadro abaixo). SAIBA MAIS

Brasil Maior
Comércio exterior de serviços será tema do 1° SIMBRACS

Dois importantes debates sobre comércio exterior estão na programação do 1º Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (SIMBRACS). Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o evento acontece nesta quarta e quinta-feira (28 e 29/11) no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. SAIBA MAIS

Portal PatoB 
NTI/APL e Sebrae/PR trazem especialista em marketing digital para o Sudoeste

"Tudo muda a cada 18 meses". Essa foi uma das primeiras afirmações da engenheira e palestrante Martha Gabriel, especialista em marketing digital, no evento realizado nesta terça-feira (20), no auditório da AMSOP, em Francisco Beltrão. Promovida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação/Arranjo Produtivo Local em Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná (NTI/APL) e pelo Sebrae/PR, com apoio da ACEFB e patrocínio da Ceicom e escritório Muralha, a palestra sobre marketing digital reuniu cerca de 120 pessoas, entre profissionais e empresários de TI da região Sudoeste. SAIBA MAIS

Portelaclic

Convênio dos Arranjos Produtivos Locais contempla a Região Celeiro

Para fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs), o governo estadual assinou R$ 5 milhões em convênios de parceria, sendo R$ 2,4 milhões com liberação imediata para projetos de governança, planos de desenvolvimento e núcleos de extensão produtiva. Desses recursos, R$ 1,8 milhões são destinados para as regiões Alto Jacuí, Celeiro, Fronteira Noroeste, Missões, Noroeste Colonial e Vale do Jaguari, sendo R$ 1,5 milhões voltados para os núcleos de extensão produtiva, parceria com a Unijuí de Santa Rosa e de Ijuí, com a Universidade Regional Integrada (URI) de Santo Ângelo e com a Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Os demais R$ 302 mil são destinados para a governança dos Arranjos Produtivos Locais e Agroindústria Familiar da Região Celeiro. SAIBA MAIS

Agência Sebrae de Notícias
Ceramistas participam de encontro em Guanambi

Salvador - O 1º Encontro das Cerâmicas Vermelhas e Brancas do Sudoeste e Oeste da Bahia reuniu mais de 60 empresários no município de Guanambi (BA). O objetivo do evento foi apresentar as avaliações sobre a indústria de cerâmica nessas regiões, além de propostas de qualificação em administração empresarial e melhorias setoriais. SAIBA MAIS

EVENTOS

Portal Primeira Edição

Marceneiros alagoanos expõem produtos em Congresso Pan-Americano de Arquitetura

Maceió irá sediar, entre os dias 27 e 30 de novembro, o Pan Design 2012. O evento, que será realizado em paralelo com o XXIV Congresso Pan-Americano de Arquitetos, maior feira de arquitetura e urbanismo da América Latina, trará uma exposição de peças produzidas pelas empresas inseridas no Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis de Maceió e Entorno. SAIBA MAIS

CNPq
Manaus é sede do 3º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013

Estão abertas as inscrições online para o 3º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013. Manaus será a terceira capital a reunir cientistas, pesquisadores, especialistas de diversas áreas e representantes do poder público para discutir importantes temas ligados à “Diversidade tropical e ciência para o desenvolvimento”, entre os dias 28 e 30 de novembro no INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia). SAIBA MAIS

EDITAIS

Site Gestão C&T
Editais vigentes nacionais e estaduais CLIQUE AQUI

Acesse também:


MDIC na WEB: 

Contribua com esse informativo! Envie notícias relacionadas ao tema APL para gtpapl@mdic.gov.br



26 de novembro de 2012

Morro de São Jerônimo

O 'Morro de São Jerônimo' aberto para visitação sendo possível apenas com guia de turismo credenciado e mediante agendamento prévio, de quinta a segunda-feira. Procure uma agência credenciada e agende seu passeio.
 
O Morro de São Jerônimo fica localizado na borda sul do parque nacional de Chapada dos Guimarães, com ampla vista de 360º, para toda a planície pantaneira, Morro do Quebra Gamela e paredões da Chapada. É um dos pontos mais altos da região, com mais de 800 metros acima do nível do mar. Além disso, é um 'morro testemunho', como chamam os geólogos: uma formação que resistiu às intempéries do tempo e forma um maciço gigantesco, como se fosse uma ilha.
Caminhar até o alto do Morro de São Jerônimo é um dos mais belos passeios no parque nacional, passando por formações rochosas sugestivas daformação Furnas, como o jacaré de pedra, além de possibilitar a visualização da vegetação típica do cerrado durante o trajeto. São cerca de 13 km entre ida e volta, com uma mini escalada para subir o Morro de São Jerônimo. Lá do alto a vista compensa todo o esforço e brinda o visitante com um cenário inesquecível.
O nome Morro de São Jerônimo tem origem nos bandeirantes paulistas que acamparam naquela região nos idos de 1718. Segundo a história, as bandeiras chefiadas por Antonio Pires de Campos e a bandeira chefiada por Bartolomeu Bueno se encontraram na região. Eles se esconderam juntos no sopé do morro em busca de abrigo. Dizem que clamavam pelo santo católico protetor dos raios e trovões.
O nome indígena tem origem bororo e é Bokodorirí. O significado tem a ver com o Tatu Canastra. Olhando bem de longe, da planície, e dependendo do ponto de onde esteja observando, é possível ver perfeitamente o tatu no alto dos paredões. Para os nativos da planície o nome é apenas 'a pedra'.
No alto do Morro de São Jerônimo é possível encontrar pequenas hematitas, rochas bastante ricas de minério de ferro. Com o tempo estas pedras adquirem um brilho reluzente como se fossem polidas. Em muitas destas pedras estão gravadas a impressão de uma concha marinha. São fósseis de um tempo remoto e fazem parte da camada rochosa superior chamada Ponta Grossa.
Para quem gosta de caminhadas na natureza, o trajeto ao Morro de São Jerônimo é um dos mais impressionantes. Agende seu passeio e venha conhecer a Chapada dos Guimarães.

23 de novembro de 2012

CURTAS E BOAS - O Fim Está Próximo

Dois amigos caipiras estavam pescando à beira de uma estrada. 

Perto do lugar onde se situavam, eles fixaram uma placa com os dizeres: 

"O fim está próximo! 

Mude de rumo antes que seja tarde!" 

Um motorista que estava passando no local gritou para os dois: 

— Não me encham a paciência, seus malucos ! 

Você não sabem o que estão falando. 

Que bobagem é essa? 

Pouco tempo depois, eles ouviram um barulho muito alto.

 Um dos amigos falou para o outro: 

— Eu estava pensando... 

— Diga. 

— Você não acha que era melhor a gente só ter escrito na placa "Ponte quebrada à frente"?


CURTAS E BOAS - Conservando o Leite


Um casal de caipiras é convidado a responder a uma enquête do canal de televisão sobre o melhor processo para o leite não azedar. 

A mineirinha, não querendo passar vergonha, observa atentamente uma senhora da cidade responder: 

— É ferver e deixar o resto na geladeira... 

Quando chega sua vez de falar, não titubeia: 

— É só tirá o que precisa e deixá o resto na vaca, uai!

A partir deste domingo (25.11), estará acontecendo as Olimpíadas Escolares 2012 em Cuiabá - MT



A partir deste domingo (25.11), estará acontecendo as Olimpíadas Escolares 2012 – categoria A, em Cuiabá, cuja cerimônia de abertura está marcada para às 19h, no Ginásio de Aecim Tocantins, o referido evento contará com a presença do Governador Silval Barbosa, e demais Secretários e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) 

O Governo de Mato Grosso é um grande patrocinador deste evento esportivo que tem como realizador o COB. O Governo do estado apoia realizando toda infraestrutura, com investimentos em reformas dos equipamentos, além de planejamento e investimentos em logística para translado dos 6 mil participantes entre atletas, árbitros e coordenadores técnicos dos locais de hospedagens aos pontos de disputas. 

Para o sucesso do evento o Governo criou através de um Decreto um Comitê Estadual que vinha se reunindo regularmente todas as terças feiras, (Secretaria de Estado de Esportes, Secretaria de Estado de Comunicação, Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Segurança, Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria da Copa).

O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, José de Assis Guaresqui, destaca as grandes reformas e adaptações do ginásio Aecim Tocantins, piscina do complexo verdão, Escola Estadual Presidente Médici, Escola Estadual Vera Pereira, pista de atletismo da UFMT, ginásio da UFMT, ginásio da IFMT, ginásio Iusso Shinohara, ginásio do quilombo e ginásio Verdinho, Av. Museu do Rio, Associação Atlética Banco do Brasil, ginásio do Colégio São Gonçalo, ginásio do Colégio Notre Dame de Lourdes, Sesc Porto, e Sest/Senat, como ponto fundamental para receber as Olimpíadas Escolares. Esse foi um compromisso firmado pelo governador Silval e foi rigorosamente seguido conforme as determinações do COB, que sempre esteve acompanhando os trabalhos. 

Esses investimentos representam em torno de R$ 810 mil, sendo R$ 330 mil da própria Seel, R$ 300 mil da Seduc e R$ 180 mil da Secopa. 

Durante os 14 dias de competição - incluindo abertura e encerramento - na parte de logísitca serão mobilizados diariamente 64 onibus, 25 vans, 65 carros 01 caminhão baú e 05 Utis. Toda essa logística será usada na locomoção dos participantes do evento. 

Na área do Turismo a cidade de Cuiabá será a principal benefíciária, estará recebendo pessoas (atletas) dos 27 estados do Brasil, sendo aproximadamente 6.000 pessoas que estarão nestes dias utilizando os serviços de hospedagem de 24 hotéis, com cerca de 27.000 (vinte e sete mil) diárias, consumindo mais de 50.000 (cinquenta mil) refeições.

 * Até segunda feira 4.750 atletas já haviam confirmado as suas inscrições para o evento,  contando os acompanhantes e o pessoal da realização estima-se entorno de 6.000 pessoas.

A SEDTUR, juntamente com a SECOPA, Prefeitura de Cuiabá e demais Secretarias do Estado, estarão em um estande de Governo, no Centro de Eventos do Pantanal - (Centro de Convivência) do evento, divulgando e promovendo o turismo de Mato Grosso. 

Além disso, o evento conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), por meio do Comando da Polícia Militar que vai mobilizar parte de seu efetivo em regime de escala ordinária e extraordinária para proporcionar segurança aos participantes e o Corpo de Bombeiros também irá participar com equipe de brigadistas. 

A Secretaria de Saúde (SES) participa como parceira ao disponibilizar o Hospital Metropolitano (Várzea Grande), como hospital de referência. Foram assinados convênios com mais dois hospitais particulares. 

Mato Grosso esta disponibilizando ainda 400 voluntários das faculdades de Educação Física das seguintes instituições IFMT, Unic, Unirondon e UFMT. Esses voluntários vão atuar na área de credenciamento, secretaria, apoio as delegações, imprensa, área médica, alimentação, centro de convivência, apoio aos embaixadores e clínicas. O Comitê Olímpico irá recrutar 30 pessoas provenientes de outros estados. O governador Silval Barbosa concedeu, nesta quinta-feira (22.11), coletiva de imprensa sobre as Olimpíadas Escolares 2012, às 10h, no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás. Também participaram da coletiva o secretário de Estado de Esporte e Lazer, José Assis Guaresqui; o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo; e o diretor-geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner.

Texto - Geraldo Lúcio
Fonte de Pesquisa SECOM - MT


RECONHECIMENTO - A mulher na atual sociedade

"Estou procurando fazer um pequeno resumo, singelo, das conquistas femininas"

Graças à intensa e ininterrupta ação dos movimentos feministas, o nosso País tem conseguido destacar no momento o importante papel da mulher no processo da política de gestão. Esta transição democrática consolidou a partir da nova Constituição Federal, promulgada em 1988.

Com a nova Constituição Federal de 1988, surge o reordenamento de todo o sistema brasileiro, entre tais, ampliou os direitos individuais e sociais e consolidou a cidadania das mulheres no espaço público e na vida familiar, assegurou os direitos das mulheres no campo da saúde; da segurança; da educação; da titularidade da terra; da moradia; do direito a renda Previdenciária; da participação política.

No entanto, mesmo sendo o Brasil o primeiro País da América Latina a conceder à mulher o direito ao voto, ainda assim, é mínima a participação política das brasileiras. Um grande passo recente foi dado com a reforma eleitoral, ao tornar obrigatório que cada partido político apresente na sua lista no mínimo 30% (trinta por cento) mulheres.

Estou procurando fazer um pequeno resumo, singelo, das conquistas femininas, e aproveitar para enaltecer o trabalho que vem sido aplicado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF). Isto mesmo, ao participar de recente reunião na Secretaria, tive da oportunidade de conhecer a execução de um projeto simples, mais de relevância extraordinária, coordenado pela Superintendente de Apoio às Políticas de Mulheres e Jovens Rurais (SAPMJR), Nilza da Silva Amaral.

Sim, trata de mulher guerreira, de sonhos abertos, humilde, de capacidade, de visão empreendedora, na busca por alternativas voltada a sustentabilidade da família do campo, teve pleno apoio do Governo do Estado, para executar o seu projeto de pesquisa nos assentamentos, o plantio da bucha vegetal.

A bucha vegetal é uma planta trepadeira da família das cucurbitáceas, e é utilizada para o uso na higiene pessoal, pois consegue retirar as células mortas, renovando a pele, ativando a circulação do sangue, que de certa maneira previne o combate contra as celulites.

Pois, além de proporcionar o plantio da bucha vegetal, conseguiu o projeto estender um relacionamento entre o produtor rural e a classe empresarial. A empresa Naturales, localizada no município de Rondonópolis, que antes comprava a matéria prima em estados vizinhos, passou a ser um grande parceiro neste projeto, comprando toda a produção plantada da bucha vegetal, no Estado de Mato Grosso.

Enfim, temos a certeza que para chegar ao primeiro ciclo da colheita do produto, grande foi à luta desta mulher, e esta luta, tenho presenciado, pelas assistentes sociais; as agentes de saúde; as presidentes de bairros; as agentes de combate de endemias; as mulheres campesinas; as mulheres mães; as mulheres do Poder Executivo, Legislativo e do Judiciário; espaços que a cada dia são conquistas, com luta e perseverança.

É nesse sentido, reconheço o esforço por parte do Governo do Estado, de reconhecer e conceder o espaço merecido à mulher, ainda é pouco, muito embora, a muito que se realizar, mas o meu apelo, que aja melhoria de salário, de condições dignas, as mulheres professoras, pois, são estas o baluarte de futuro melhor.

Isandir Rezende é advogado e presidente da Comissão do Idoso na OAB/MT- SINDAPI
.




Parceria estabelece renovação da frota de táxi na Grande Cuiabá


Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - Assessoria/Sedtur-MT

A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, junto a representantes do MT Fomento e do Sindicato dos Taxistas assinaram, na manhã desta sexta-feira (23.11), o Termo de Parceria que estabelece a renovação da frota de taxi na Grande Cuiabá. 

A categoria terá como diferencial uma taxa de juros que varia de 0,71% a 0,85% no valor do veículo, com parcelas de 36 a 48 meses e entrada de 20% ou totalmente financiado.

O presidente do Sindicato dos Taxistas, Antônio Bogno, lembra que a frota hoje é de 800 veículos, sendo 604 em Cuiabá e 178 em Várzea Grande. Destes, cerca de 30% precisam ser renovados devido à vida útil dos veículos já ter passado de dois a dois anos e meio. “Com a nova linha de financiamento vamos ter uma média de R$ 200 a menos nas parcelas, o que no final fará muita diferença. Será um estimulo para a categoria”, disse Antônio. 

Para o presidente do MT Fomento, Mário Milton Ferreira Mendes, a iniciativa é estimular o financiamento a pequenos empreendimentos e com isso apoiar a atividade produtiva dos taxistas. Ele lembra que a medida passa a valer a partir de hoje e que todas as duvidas serão sanadas por uma equipe do MT Fomento. “Estamos ansiosos e esperamos uma adesão em massa dos taxistas. Sabemos da importante para o profissional ter um veículo de qualidade e em bom estado de uso que irá fazer a diferença no mercado”, argumenta Mário. 

Teté Bezerra ressalta que o taxista está na cadeia produtiva do turismo. Ela destaca que um turista quando desembarca numa cidade, seja em um aeroporto ou rodoviária, muitas vezes utiliza o serviço de táxis. O motorista torna-se o primeiro contato do turista com a hospitalidade dos residentes. “Estamos felizes em fazer parte de uma iniciativa que busca estimular a valorização profissional. O taxista é a porta de entrada do turista e se tiver qualidade no serviço oferecido com certeza será uma boa referência para novos turistas que para cá vierem e se sentirem estimulados a voltar ou mesmo divulgar o Estado para novos turistas”, completa a secretária.

Mais informações pelo telefone  (65) 3613-7900 do MT Fomento

.

Operadores de turismo de Portugal participam de Famtur em Mato Grosso



As belezas naturais do Pantanal Matogrossense e da Chapada dos Guimarães serão os cenários para nove operadores de turismo portugueses que estarão no Estado de 24 a 30 de novembro conhecendo o que Mato Grosso tem a oferecer ao turista europeu.

A iniciativa nasceu após a participação da Secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, em Lisboa – Portugal, durante evento promovido pela Embaixada do Brasil, no mês de maio. Na ocasião, a secretária Teté Bezerra fez uma apresentação aos operadores ressaltando as belezas naturais do Estado que se destaca dentre outros quesitos no ecoturismo, turismo de aventura, observação de pássaros e de contemplação. 

Para a secretária os reflexos positivos da sua ida a Lisboa é o resultado do encontro com os representantes da El Corte Inglês e da Master Turismo, nas pessoas de Maria Gallardo e Newton Pimentel, respectivamente. “Depois da minha apresentação todos ficaram maravilhados com o potencial turístico que Mato Grosso oferece – desde então estamos construindo o Famtur (viagem familiarizada) que conta ainda com o apoio da TAP Linhas Aérea”, explica.

Teté Bezerra comenta ainda que, neste primeiro momento, os operadores vão conhecer os pontos turísticos para posteriormente analisar a viabilidade de se ‘vender’ o Estado na Europa. “O turista europeu vem mudando seu conceito de roteiro que era direcionado ao turismo de Sol e Praia. Hoje o turismo de aventura e ecoturismo tem sido os principais destinos, por este motivo Mato Grosso se destaca”, explicou.


Os representantes da rede hoteleira dos dois municípios terão a oportunidade de mostrar seus empreendimentos e investimentos aos portugueses que terão no roteiro a Estrada Parque Transpantaneira, localizada no município de Poconé e as belezas dos paredões, cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - Imprensa Sedtur




ROTEIRO DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS DO PANTANAL MATO-GROSSENSE

Cavalgadas Pantaneira 


O turista pode realizar cavalgadas nos famosos cavalos pantaneiros nas pousadas e transpantaneira, com duração de 30 a 50 minutos, nos municípios de Poconé Cáceres e Barão do Melgaço, preferencialmente nos meses de abril a início de novembro


Passeios de Barco 
Para observação da flora e fauna pantaneira, contemplação do por do sol e happy hour pantaneiro, onde pode-se degustar petiscos da culinária pantaneira e ainda praticar a pesca esportiva nos rios Cuiabá, Bento Gomes, Claro e Paraguai nos municípios de Poconé, Cáceres e Barão do Melgaço, são atividades com pequenos barcos de no máximo 06 pessoas e duram de 30 a 60 minutos, pode ser realizado o ano todo


Barco Hotel 
Concentrados nas cidades de Cáceres e Barão do Melgaço são utilizados para, hospedagem alimentação, pesca esportiva e contemplação do por do sol e happy hour pantaneiro, onde pode-se degustar petisco da culinária pantaneira, prática da pescaria esportiva, visita a reserva Taiamã descendo o Rio Paraguai, as navegações são realizadas nos rios Cuiabá e Paraguai, pois exige uma boa profundidade (calado) para este tipo de embarcação - são realizados nos município de Poconé, Cáceres e Barão do Melgaço. Para aqueles que gostam de grandes aventura, pode se realizar a Travessia do Pantanal, saindo de Mato Grosso (Cáceres)  e indo até Mato Grosso do Sul (Corumbá), neste caso a viagem pode durar até 03 dias,  a melhor época é nos meses de abril a início de novembro


Trilhas Ecológicas 
As trilhas ecológicas das pousadas pantaneiras são formatadas de modo a permitir as Caminhadas, a pé, passeios de bicicletas e até cavalgadas, passeios de 30 a 60 minutos. (em Poconé, Cáceres e Barão do Melgaço), ideal realizar nos meses de abril +- a outubro


Safári fotográfico
Esta atividade ocorre em Poconé, Cáceres e Barão do Melgaço, durante o dia pelos Rios, Cuiabá, Bento Gomes e Paraguai com barco à motor, ou de veículo na Transpantaneira , onde o turista se depara com inúmeras espécies de aves e mamíferos, como garças, colhereiros, araras azuis, jacarés, capivaras,etc, normalmente com duração de 01 ou 02 horas, para se ter oportunidade de boas fotos e filmagem, o ano todo


Observação específica de Onças
 A maneira mais segura para esta atividade é realizá-la de barco no Rio Cuiabá passando pelo Rio três irmãos, São Lourenço, Corixo Negro e Rio Piquiri, com a possibilidade de encontrar a onça pintada, esta possibilidade também acontece navegando o Rio Paraguai na Reserva Taiamã. - ***O período ideal é nos meses de junho a outubro onde a possibilidade é de 80% a 90% de- se encontrar a onça pintada nas margens dos rios e matas adjacentes***


Focagem de noturna de animais
 Pode ser realizada de barco nos rios Cuiabá, Bento Gomes e Paraguai, ou por terra, em Poconé, Cáceres e Barão do Melgaço, a Estrada Parque da Transpantaneira de Cáceres é um destino especial para a prática desta atividade, pode se visualizar jacarés, capivaras, pacas, tatus, etc, em águas pode ser realizada o ano todo porém po terra é recomendado nos meses de abril à início de novembro, para evitar atoleiros.


Mergulho na Dolina da Água Milagrosa
No Município de Cáceres
 A Dolina é circular cercada por paredões de todos os lados. Para descer até a água, utiliza-se uma escada íngreme, são 850m de trilha, e 154 degraus até a plataforma de observação e mergulho. As águas do lago tem suposto poder medicinal. No passado, os escravos curavam-se nestas águas. Durante a seca, as águas ganham coloração azulada. Na cheia as águas ficam esverdeadas. A pesca é proibida e o mergulho é permitido somente com dive-master, fazer um mergulho de flutuação para contemplação (mergulho "batismo" ), esta atividade pode ser realizada o ano todo e tem duração de 02 a 04 horas, somente pode ser praticada com a presença de um profissional especializado.


Praticar o Turismo Rural
Realizar cavalgadas, caminhadas,  lidas com cavalos e gado pantaneiro, contatos com a agricultura pantaneira, modo de vida dos agricultores pantaneiros, apreciar a gastronomia a produção associada ao turismo, (agroindústria e artesanato típicos), manifestações culturais e conhecer a herança arquitetônica pantaneira, nos municípios de Cáceres, Poconé e Barão do Melgaço, pode ser realizado o ano todo


City Tour
 Em Poconé um Pequeno Museu onde contém algumas fatos históricas da região, além da Casa da Cultura abriga o acervo histórico do Grupo Mascarado, o destaque do Centro Histórico onde está a Igreja Matriz - em Cáceres a Orla do Rio Paraguai o Centro Histórico a Igreja Matriz, a sede da SEMATUR, em Barão do Melgaço a Orla do Rio Cuiabá e o Centro Histórico, apreciar a gastronomia, realizar compras de artesanato e vivencia as manifestações culturais, (Grupos de Siriri e Cururu em Poconé Cáceres e Barão do Melgaço), (Grupo Mascarados a apresentação da Cavalhada em Poconé)

22 de novembro de 2012

Roteiro Turístico de Nobres - Mato Grosso




Lagoa das Araras 




A lagoa das Araras está localizada a 1 km da Vila Bom Jardim no município de Nobres , com característica de um mini-pantanal, estando em área de transição de Cerrado para Amazônia, a lagoa tem sua paisagem e entorno uma vegetação com palmáceas, predominando os Buritis  que por estarem dentro da água morrem (secam) e acaba sendo um local ideal para os ninhos de araras, maritacas, periquitos e outras aves. 

Estas aves podem ser vistas diariamente, de preferência a partir das 18hs, quando elas retornas para seus ninhos e usam algumas destas palmeiras como dormitório, a festa e barulho que fazem é muito legal de se ver, paralelamente o turista pode apreciar um belíssimo por do sol, filmar e fotografar. 

Para se acessar o local é necessário pagar uma taxa, os veículos chegam à 200 metros do local, onde uma pequena trilha permite a chegada até a lagoa. 


Aquário Encantado 




Um dos principais atrativos de Nobres, com águas cristalinas e presença de cardumes de peixes típicos da região, (dourados, piaus, piraputangas, está a localizado em plana mata fechada, “vegetação de transição de cerrado para amazônia, com uma trilha com passarelas suspensas, durante a caminhas é possível se ver famílias de macacos e outros animais. A flutuação de superfície e os momentos de descanso e relaxamento é o principal atrativo do Aquário Encantado. 

O Aquário, possui entorno de 90 m2, e tem forma de uma piscina, a profundidade pode atingir 06 metros. 

Localização – está á 13 km da Vila Bom Jardim , 60 km da cidade de Nobres e 150 km de Cuiabá. 

Balneário do Rio Estivado 



É um excelente atrativo turístico, possui águas cristalinas onde pode se visualizar cardumes de peixes das espécies (dourado, piaus, piraputangas e outros), no local existe uma piscina de água natural e cristalina praticamente sem correnteza, ideal para crianças 

Localização – Está à 01 km da Vila Bom Jardim, 60 km da cidade de Nobres e 150 km de Cuiabá. 

Cachoeira dos Namorados 




Localizada a 05 km da Vila Bom Jardim, faz parte de uma sequência de 03 cachoeiras em meio a mata, o acesso se dá através de uma caminhada ecológica num percurso de 1.300 metros, sua visitação ocorre nos meses de março a novembro, para se acessar as 03 cachoeiras exige um esforço físico devido o grau de dificuldade com limitações para melhor idade e crianças. 


Cachoeira da Serra Azul 




Trata-se de uma das mais belas cachoeiras da região, está localizada na fazenda São Domingos, no alto da Serra Azul a 20 km da Vila Bom Jardim, com queda d’água de aproximadamente 45 metros, o acesso é necessário uma caminhada de 350 metros e descer uma escada de alvenaria com 185 degraus em meio a mata fechada, a compensação vem através do banho e da contemplação dos peixes e natureza ao redor da canhoeira. 

Canhoeira do Tombador

 
Localizada á 07 km da cidade de Nobres, na fabrica de cimentos da Votorantim, também conhecida como Canhoeira dos Namorados, é muito visitada, pelos turistas regionais, seu acesso é feito com a autorização e ordenamento da Empresa Votorantim. 


Caverna São José 




É um atrativo muito bonito  localizado no Morro do Solteiro, na Fazenda São José, nas bordas do Parque estadual da Lagoa Azul  cheio de encantos e mistérios, é um local habitado por animais típicos de cavernas, com formações de estalactites e estalagmites, com cenário propício para se filmar e fotografar. 

O seu nome foi dado pelo fato de que em seu interior existir uma imagem formada pela rocha com aparência de São José, (Santo da Igreja Católica). 

Localização – Esta próximo da Pousada recanto Ecológico, da Lagoa Azul a 13 km da Vila Bom jardim, 60 km de Nobres e 150 km de Cuiabá. 

Complexo Turístico da Cerquinha 




Trata-se de um conjunto de Rios, Cachoeiras e Cavernas, localizado a 45 km da Vila Bom Jardim, dentre várias cavernas. O principal atrativo é o Duto do Quebó, caverna que tem um formato de túnel, onde passa por dentro um rio, as pessoas atravessam o Duto numa aventura de 230 metros, com banho, e apreciação da cachoeira. 

Gruta da Lagoa Azul 




Um dos principais atrativos e ponto turístico de Nobres, localizado no Parque estadual da Lagoa Azul, já foi cenário para diversos programas de TV e novelas, a lagoa tem uma coloração azulada em seu interior, habitação de várias espécies de animais aquáticos e cavernícolas. 

Várias são as imagens encravadas nas paredes da Gruta – (Imagem de Nossa Senhora, Mapa do Brasil e outras) 

O acesso é feito através de uma caminhada ecológica, numa trilha de 1.500 metros a partir da Fazenda São José, aproximadamente 15 km da Vila Bom jardim no município de Nobres. 


Rio Salobão



Localizado a 13 km da cidade de Nobres, às margens da Rodovia MT – 241, o Rio Salobão, com suas águas cristalinas e mata ciliar extremamente preservada é considerado um dos principais pontos turísticos da região, propício para a prática de Mergulho de Cilindro, com vazante para o Rio Cuiabá 


Rio Salobra 




Fica localizado dentro do Parque estadual da Serra Azul à 150 metros do Aquário Encantado e da Pousada Recanto Ecológico, caverna São José, e Gruta da Lagoa Azul. Com águas cristalinas e cercado por mata nativa, o rio é excelente atrativo para a prática do mergulho de superfície (flutuação), contemplação de peixes,flora e fauna nis arredores em caminhadas ecológicas. 

O Acesso é feito através de uma caminhada ecológica, trilha de 1.000 metros da Lagoa Azul, aproximadamente 13 km da Vila Bom Jardim no município de Nobres 

Rio Triste 



Está localizado à 17 km da Vila Bom Jardim, no município de Nobres, com águas cristalinas, e mata ciliar preservada. O Rio Triste, é um local por excelência para realização do mergulho de superfície (flutuação), em meio a cardumes de peixes típicos da região – (piraputanga, piaus, dourados, etc) 

Outras espécies como arraias e cobras podem ser visualizadas o que torna o passeio ainda mais sugestivo e especial