estrutura

31 de julho de 2012

SAUDOSO RENATO BRAVO - VALENTE DO TURISMO RURAL NO BRASIL



Foto tirada na oficina de Turismo Rural no Distrito de Mimoso - Mato Grosso



RENATO BRAVO UM VALENTE DO TURISMO RURAL NO BRASIL
Homenagem de: Geraldo Donizeti Lúcio 


No ano de 1999, conheci o Renato Bravo, foi em Fortaleza Ceará, na 1ª Jornada de Turismo no Meio Rural e Natural, que culminou também com a realização de um curso de Turismo Rural, foi a minha primeira esperiência em Turismo Rural por ser a primeira posso dizer que fui agraciado em cinhecer neste evento uma figura impar para este setor no Brasil, aí eu falo dele "Renato Bravo", gente da melhor qualidade, um amante da Agricultura Familiar  e da natureza, sua palestra enfocando a seu empreendimento (Trem da Serra) era deveras contagiante.

Renato Bravo em suas preleições fazia o que queria com o seu público, que hora davam muitas risadas, ou ficavam sérios e até choravam.

Ele era um grande facilitador, moderador e motivador.

Falava de sí proporio mas também das pessoas que amava e adimirava, é o caso de sua esposa Carminha, Renato não falava muitas palavras sem citar a sua amada Carminha.

Tinha um carinho especial pelos técnicos das EMATERes, na qual sempre reservava um espaço de elogios em suas falas.

Quanto aos políticos respeitava muito, mas, tinha lá as suas críticas, ele dizia: "algumas vezes eles nos ajudam" !!!

Mas nas políticas públicas em Turismo Rural para o Brasil, ele contribuiu bastante com as suas idéias e críticas, o conceito de Turismo Rural no Brasil, passou pelas experiências de Renato Bravo.

Renato Bravo esteve em Mato Grosso a convite do Governo do Estado e SEDTUR por várias vezes e em todas fez jornadas de palestras em vários municípios, (Cuiabá, Cáceres, Jaciara, Santo Antônio do Leverger e Poconé .

Sua última jornada foi a que originou a foto acima, aconteceu em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal, na UNIC,  e a oficina no Distrito de Mimoso,  município de Santo Antônio do Leverger, terra em que nasceu o último dos Bandeirantes "Marechal Candido Rondon", e terminou a sua jornada na Fazenda Baia da Laranja, em Santo Antônio, de propriedade do também saudoso "Dr. Barão Viegas", outra figuras interessante!

Este fato foi em novembro de 2004, para mim que o acompanhava em suas vindas a Mato Grosso, foi a última vez que vi Renato Bravo, ele se foi para uma grande jornada muito melhor, foi para um local onde existe a ausência do tempo, pois neste local não há o ontem o hoje e o amanhã, somente a eternidade, e quem acha que Renato Bravo morreu está enganado ele apenas  passou desta vida para outra onde não haverá - o tempo que só nos traz suas marcas - como esta que estou sentindo agora - "a saudade de Renato Bravo"



.

Ministério do Desenvolvimento Agrário quer inserir produtos orgânicos e da agricultura familiar no mercado de hotéis, bares e restaurantes - Participe da reunião!!!

Ministério do Desenvolvimento Agrário quer inserir produtos orgânicos e da agricultura familiar no mercado de hotéis, bares e restaurantes - Participe da reunião!!!

Prezados/as

Em nome do Coordenador Geral do Núcleo de Trabalho Copa Orgânica e Susntentável, 

Sr. Arnoldo de Campos, 

Apresento  o convite abaixo.


O projeto Copa Orgânica e Sustentável é um projeto coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e está inserido no contexto Copa do Mundo 2014. 


Ele tem como objetivo principal introduzir os produtos orgânicos e sustentáveis (aqueles com selo de orgânicos, selo da agricultura familiar, indicação geográfica e comércio justo) nos mercados de hotéis, bares e restaurantes no período da Copa.


 Para isso, o MDA irá apoiar uma Campanha de Consumo Consciente.

A proposta de trabalho, que já vem sendo desenvolvida desde 2011, é a criação de uma Associação, composta por representantes de empresas, certificadoras, associações e cooperativas, para desenvolver os trabalhos da Campanha de promoção e marketing dos produtos orgânicos e sustentáveis e dos estabelecimentos que irão adquiri-los. 

Para conhecer a proposta, o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, em parceria com o governo local, tem o prazer de convidá-lo a participar da Reunião Copa Orgânica e Sustentável.

 a ser realizada no dia 31/07, 

das 14:00h às 17h, 

na sede da  Secopa, (em frente o Shop Goiabeiras)


conforme convite.

Para o conhecimento das atividades do projeto Copa Orgânica, 

Agradeço a atenção.
Sua participação é fundamental!
Att
Arnoldo de Campos"

Aguardo sua confirmação
Cordialmente,
Laura de Souza

Laura Vasconcelos de Souza
6161 2020-0963 Consultora
Coordenação-Geral de Diversificação Econômica, Apoio à Agroindustria e Apoio à Comercialização - DGRAV
Secretaria de Agricultura Familiar 






MAPA DA ASSOCIADAS À ASBRAER NO BRASIL





ASBRAER 

Em 21 de abril de 1990, representantes da maioria das instituições estaduais de assistência técnica e extensão rural reunidos em Brasília decidiram pela criação da Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER). 

A entidade surgiria para ocupar o espaço deixado com a extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica de Extensão Rural (Embrater). 

Em 8 de junho daquele mesmo ano, ocorreu a fundação da ASBRAER, com o registro de seu estatuto em cartório. 

A instituição está presente em todo o território nacional, por meio de 27 entidades associadas (ver relação), ligadas aos governos estaduais. 

Em sintonia com as filiadas, a ASBRAER assegurou a inserção da assistência técnica e da extensão rural na agenda nacional, em defesa de um modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo, preocupada em garantir qualidade de vida para a atual e as futuras gerações. 

ASSOCIADAS 

Acre
SEAPROF - AC

Maranhão
AGERP - MA

Rio de Janeiro
EMATER - RJ

Alagoas
SEAGRI - AL

Mato Grosso
EMPAER - MT

Rio Grande do Norte
EMATER - RN

Amapá
RURAP - AP

Mato Grosso do Sul
AGRAER - MS

Rio Grande do Sul
EMATER - RS

Amazonas
IDAM - AM

Minas Gerais
EMATER - MG

Rondônia
EMATER - RO

Bahia
EBDA - BA

Pará
EMATER - PA

Roraima
DATER - RR


Ceará
EMATER - CE

Paraíba
EMATER - PB

Santa Catarina
EPAGRI - SC


Distrito Federal
EMATER - DF

Paraná
EMATER - PR

São Paulo
CATI - SP

Espírito Santo
INCAPER - ES

Pernambuco
IPA - PE

Sergipe
EMDAGRO - SE

Goiás
EMATER - GO

Piauí
EMATER - PI

Tocantins
RURALTINS - TO

Gestão Atual

PRESIDENTE: Julio Zoé de Brito (Presidente do IPA/PE)

FONTE:
http://www.asbraer.org.br/institucional