estrutura

31 de maio de 2011

Circuito de Festivais de Praias do Araguaia é discutido em Barra do Garças








O Governo do Estado de Mato Grosso, através da SEDTUR e UNEMAT, juntamente com parceiros, SECITEC, SENAC, SEBRAE e outros estiveram apresentando a proposta do Circuito de Praia do Araguaia nesta terça feira dia 31 de maio em Barra do Garcas, no auditório da Prefeitura,  a Secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, juntamente com o Reitor da Unemat Adriano, Deputados Estaduais Daltinho e Baiano Filho, puderam falar aos representantes dos municípios de Barra do Garças, São Félix do Araguaia, Luciara, Santa Terezinha , Bom Jesus do Araguaia e Nova Xavantina.

Segundo Adriano Aparecido Silva reitor da UNEMAT, a Universidade de Mato Grosso, em parceria com a SEDTUR, elaborou esta proposta através do Curso de Turismo do Campus de Nova Xavantina e muitos outros projetos desta natureza serão realizados no estado.


O projeto prevê a formatação dos festivais de praia do Araguaia transformando- os em produtos turísticos com sustentabilidade.

A Secretária Teté e os deputados Baiano Filho e Daltinho se comprometeram em viabilizarem os aportes financeiros para os festivais de praia da região do Araguaia no formato apresentado hoje em Barra do Garças pelo Curso de turismo da UNEMAT de Nova Xavantina, para os municípios que realizam anualmente o evento a notícia foi muito bem recebida por todos

Foi uma surpresa para todos que não tinham conhecimento do projeto, que foi elaborado pela equipe da UNEMAT e SEDTUR, a proposta é um embrião tem tudo para crescer e ser um grande produto turístico do Araguaia para Mato Grosso, Brasil e Mundo comenta a Secretária Teté Bezerra.

As ações no primeiro momento serão realizadas a médio prazo e já estamos em cima da hora os festival deste ano iniciam ainda no final deste mês temos pouco tempo para viabilizarmos os recursos mínimos para realiza-lo”, ponderou a secretária, juntamente com os deputados mas com certeza todos os esforços serão feitos para que ainda nesta edição se tenham os recursos necessários finalizaram.

Participe da 2ª EDIÇÃO DA PEIXADA DE BARAO - 02/07‏








1° LOTE DA 2ª EDIÇÃO DA PEIXADA DE BARAO - 02/07‏


2ª EDIÇÃO PEIXADA DE BARÃO - NO MUNICÍPIO DE BARÃO DE MELGAÇO - 02 de Julho/2011 - JUNTO COM O FESTIVAL DE PESCA DE BARÃO!!

Diante do sucesso da 1ª Peixada queremos convidalos para participart da 2ª EDIÇÃO DA PEIXADA DE BARÃO, no município de Barão, tentando resgatar um pouco das origens e cultura, de forma solidária, com base local, onde a sociedade ribeirinha melgassense estará envolvida em todo o processo de desenvolvimento e execução deste evento.

SE PROGRAME! Ñ PERCA ESSE GRANDE EVENTO!!! 02 de Julho de 2011. Junto com o Festival de Pesca de Barão de Melgaço!


QUEM DITA TENDÊNCIA, COMPRA ANTECIPADO


ATRAÇÕES A CONFIRMAR - VERIFIQUE AS CONFIRMADAS NO FOLDER DO EVENTO - esta em anexo!



1° LOTE: VALOR R$ 50,00


Contatos: 65 9226 2551 /8126 1291/ 9987 0183/ 8445 3280/ 8414 9881/ 9977 1482

Realização Nilma Taques 65 9226 2551 e Messias Bruxo 9977 1482!

30 de maio de 2011

Rodeio, é oportunidade de geração de renda, promoção do turismo rural, aquecimento da economia local e integração da comunidade.



O Circuito Mato-grossense de Rodeio existe desde 2005 em uma iniciativa da Federação Mato-grossense de Rodeio (FMTRO) com o apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Desenvolvimeno do Turismo - SEDTUR  e de grandes empresas.


Hoje o Circuito é considerado exemplo na organização de rodeios, e seus eventos estão entre os melhores do país.

RODEIO...

Um único evento é capaz de congregar emoção, adrenalina, segurança, profissionalismo e qualidade. Assim é o rodeio, um esporte que nasceu do dia-a-dia de milhões de peões na lida com o gado em todo o Brasil.

Hoje, ganha multidões, conquista cidades, gera empregos e leva alegria para famílias inteiras. É do encontro entre a força do animal e o equilíbrio do peão que nasce o show, vira espetáculo.

Do ponto de vista do peão, deixou de ser apenas um meio de vida para virar profissão, com regras bem definidas e garantia de melhoria de renda.

Mais que isso: virou uma paixão em que se envolvem filhos, amigos, companheiras... Continua exigindo habilidade, coragem, coordenação, reflexo e, acima de tudo, abnegação, disciplina, companheirismo, espírito de equipe e muita vontade de vencer.
Para as cidades que recebem o rodeio, em especial o Circuito Mato-grossense de Rodeio, é oportunidade de geração de renda, de promoção do turismo rural, de aquecimento da economia local, de integração da comunidade.
Para o público, é adrenalina pura. Um mundo de cores, luzes em que a emoção sai da arena e conquista as arquibancadas.

Como resultado, um espetáculo de alegria e lazer para todos.

Fonte: FMTRO

2º CIRCUITO DE RODEIO EM RIO BRANCO - MATO GROSSO FOI UM SUCESSO


















O 2º Circuito de Rodeio realizado no município de Rio Branco foi um grande sucesso, neste sábado e domingo dias 28 e 29 de maio eu estive conferino in'loco e lá pude rever muitos amigos que pude fazer aos longos dos 15 anos que morei naquela cidade onde trabalhava na EMPAER, dentre outras atividades que ali desenvolvi, ligadas a política de desenvolvimento do município.

A prefeita Neuza uma grande amiga particular estava lá toda sorridente com o sucesso do evento, pude ver também os deputados: Ezequiel e o Portugues, as lideranças como o Edinho, Edimilson Santos, Haroldinho, Tabuinha, Ex Vereadora Luzia, meu amigo Jovelino, Dr. Antônio, Nelo, Vereadora Rose, Valdete Barbosa, Totonho, Moises, Babá, enfim foram tantas pessoas e personalidades que se eu for continuar citando vou fazer injustiça com muita gente boa que eu pude ver e cumprimentar naqueles dias em Rio Branco.

Aproveitei a viagem e fui na minha querida igreja Voz da Verdade, juntamente com a minha querida esposa Naja, filho Tales e futura nora Adrielly, meus cunhados Luciana , Ernandes  e filhos, ´meus anfitriões sempre me recebendo com muito carinho.

A SEDTUR - Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, bem como o Governo de Estado foram muito bem citados, a minha fala no palanque e tribuna foi de representação da Secretária Teté Bezerra e do Governador Silval Barbosa, o Turismo movimenta a economia e é fator importante para o desenvolvimento regional . A  prefeitura municipal na pessoa da Prefeita Neuza, Comissão Organizadora na pessoa do Plínio estão de parabéns pelo evento bem como a Federação Matogrossense de Rodeios e toda a população riobranquense ganha com um evento tão bem organizado como este,  estas foram as minhas palavras finalizando o discurso.

AGUARDEM MAIS FOTOS -----------

29 de maio de 2011

Sedtur, Comitê Gestor do Município Indutor do Turismo de Cáceres, Unemat e Autoridades Visitam Caverna do Jabuti em Curverlândia - MT






 





Mato Grosso possui atrativos turísticos surpreendentes como é o caso da caverna do Jabuti, localizada no município de Curvelândia (311 Km a Oeste de Cuiabá ). Considerada a maior caverna do Estado e uma das maiores do país, o local foi visitado pela secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, Adriano Silva Magnífico Reitor da Unemat, Rosangala Lazarin Coordenadora do Comitê Gestor do Município Indutor  do Turismo de Cáceres, Maria Curvo gerente da Agencia de Sebrae em Cáceres, Dariu Carniel Sec. Executivo do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal e por representantes da Prefeitura Municipal, neste domingo (22.05).
Para Dariu Carniel: "A presença e a visita técnica da Secretária de Estado de Turismo, Teté Bezerra, foi importantíssima para o projeto que busca a abertura da Caverna do Jabuti à visitação pública. Pois ao conhecer in loco as belezas naturais da Caverna, com certeza a Secretária de Turismo ficou sensibilizada e tenho a certeza que não medirá esforços em apoiar a realização do plano de manejo, que já está sendo trabalhado pela equipe da UNEMAT, e de que irá disponibilizar a infra-estrutura necessária para o acesso do público turista à grande beleza cênica da maior caverna de Mato Grosso.  
Por outro lado a visita da Secretária oportunizou o contato com o grupo de agentes que trabalham para o desenvolvimento do turismo na região, tendo inclusive manifestado o desejo em apoiar a formatação da Rota das Águas, que inclui os municípios de Cáceres, Mirassol D'oeste, Curvelândia, Lambari D'Oeste, Rio Branco, Salto do Céu e Reserva do Cabaçal."

A Caverna do Jabuti possui uma área de 250 hectares e está protegido pelo Decreto municipal nº 25 de 19/07/2007. O local ainda não está aberto para visitação porque é necessário aguardar  a
 conclusão do plano de manejo, tanto na caverna (espeleológico), quanto na unidade de conservação.
Segundo a Coordenadora do Comitê Gestor do Município Indutor  do Turismo de Cáceres Rosangela Lazarin "é extremamente necessário levar aos municípios da região sudoeste orientações sobre a maneira como o poder público, a iniciativa privada e a comunidade podem trocar experiências e empreender esforços para o êxito de projetos e ações voltados ao desenvolvimento do turismo sustentável no município, com o foco na integração regional. Face ao exposto, a presente proposta objetiva contribuir para o fortalecimento", salientou a coordenadora."

De acordo com a secretária Teté Bezerra o estudo ambiental vai orientar o uso adequado do local, como a verificação da capacidade de carga que a caverna pode receber de turistas por dia,o intervalo de tempo entre as visitas, quais as áreas que poderão ser visitados, os impactos que serão causados com a visitação turística, entre outras questãoes que são necessárias para se promover o turismo de forma sustentável.

 "A caverna é sem dúvida o cartão postal de Curverlândia e a oportunidade de transformar o turismo é uma das principais atividades econômicas do município. Precisamos fazer isso de forma consciente e sem agredidar o meio ambiente", frisou a secretária.

NO INTERIOR DO JABUTI


Chegando na trilha que dá acesso a essa grandiosa beleza, o cinza do asfalto dá lugar ao verde da vegetação e, ao poucos nos aproximamos da grande formação rochosa constituída de calcário, arenito e outros minerais que ao longo de milhares de anos deram espaço a uma imensidão que, apenas quem vê é capaz de definir tamanha beleza.

 Adentrando aos salões, são reveladas as perfeições da ação da natureza, que parecem ter sido esculpidas a mão, resultado da água que atravessa a rocha e dissolve aos poucos o calcário.
 Ao chegar no interior da caverna a gota se cristaliza formando as estalactites no teto e as estalagmites no chão, originando verdadeiras obras de arte.
As formações geológicas seduzem o olhar por causa da diversidade e complexidade das colunas e cortinas de calcário. A expectativa é grande pela abertura da Caverna para visitação, já que o local é um deleite para os amantes do turismo de cavernas, ou espeleoturismo, que consiste em explorar e conhecer o interior dessas fantásticas formações. Mas é uma ótima opção também para leigos no assunto.

O fundamental e necessário é respeitar e conhecer os segredos das cavernas e os próprios limites, e claro, aproveitar os momentos de emoção, viver os instantes onde o tempo parece estar congelado, contemplando a ação da "Mãe Natureza".

Depois que os técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) mapearam a Caverna do Jabuti, os salões e suas ‘esculturas’ naturais receberam nomes que os identificam, como por exemplo a estalagmite gigante que está no ‘salão do Pão de Açúcar’.

Outros salões existentes na caverna são: Nossa Casa, Cortinado, Claraboia (salão das colunas), Buracão, Vaca Seca, Templo da Expansão do Universo, Repolho, Altar do Sacrifício, da Cocada. Algumas formações geraram esculturas curiosas que também receberam nomes como o Porco e o Bacon.

Onde a luz da lanterna ilumina se descobre as belezas e as singularidades de cada espaço. São piscinas de traventino, estalactites, estalagmites, colunas, cortinas, geodos flores de aragonita, estalagmites gigantes que constituem as formações de cada salão. Um espetáculo! Quem vê, não esquece!

Fonte: 

Assessoria Sedtur / Secom - MT
Texto adaptado    


25 de maio de 2011

8º Campeonato de Pesca neste final de semana - Etapa de Peixoto do Azevedo e Primavera do Leste



As Etapas do 8º Campeonato de Pesca neste final de semana serão realizadas em Peixoto do Azevedo e Primavera do Leste, façam como o Sr. Wilson, que esteve pescando em Cáceres nos dias que antecederam o 31º FIP, vejam o grande dourado que ele pegou, em companhia do colega Reis da equipe Caraja

 Sr. Wilson
 Sr. Wilson

 E aí pessoal vamos pescar em Peixoto e Primavera, vai ser muito bom!!!!!!!!!!!!





24 de maio de 2011

Cuiabá-MT sediará o II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade em 2011

A cidade de Cuiabá vai sediar, em outubro de 2011, o II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (CONATUS 2011). O evento será realizado pela Fundação Neotrópica do Brasil em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente-MT, Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Turismo-MT e do SEBRAE-MT.

Em 2010, o CONATUS foi realizado pela Fundação Neotrópica do Brasil e outros importantes parceiros, em Bonito, Mato Grosso do Sul. O evento reuniu 365 participantes, de 17 Estados do Brasil, representando todas as regiões do país. As discussões, com especialistas de renome nacional e internacional, abordaram temas diversificados que incluíram desde o ensino de turismo até o potencial das Unidades de Conservação para o desenvolvimento regional, passando por diversos estudos de casos de sucesso de natureza x turismo x sustentabilidade.

O CONATUS 2011, por sua vez, deverá reunir cerca de 500 pessoas, entre profissionais das áreas de turismo e meio ambiente e estudantes de todo o Brasil, para discutir o turismo como promotor da conservação ambiental e a natureza como capital de base para o turismo no Brasil.

A realização do Conatus 2011 em Cuiabá é estratégica, pois possibilitará aos participantes conhecer locais muito especiais, como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães, em viagens curtas, que vão inspirar as discussões propostas pelo evento".

A organização vai executar, mais uma vez, importantes medidas de responsabilidade ambiental e social, que deverão gerar benefícios para a população de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso. Entre elas, a neutralização das emissões de carbono advindas do evento, o cuidado para a diminuição da produção de lixo e o envolvimento de instituições locais para a prestação dos serviços necessários.


Mais informações sobre o evento poderão ser acessadas no site : http://www.conatus.org.br/

Assistam o Globo Rural e vamos tirar idéias para o Turismo Rural


Informamos que está vinculando na Tv uma serie de reportagens no programa Globo Rural (diário) exibido as 06:00 horas da manhã.


Em cujas reportagens - mostra como o produtor ganhar com a realização da copa de 2014.
Hoje dia 24/05 o tema trabalhado foi - os produtores do município de Socorro estado de São Paulo.

Convidamos a todos para assistir - ver o que é possivel extrair para fazermos aqui em Mato Grosso.

Curso de Turismo Rural Distancia‏



FACULTAD DE AGRONOMIA
AREA DE TURISMO RURAL

10ma. Promoción del Postgrado de Alta Dirección en Turismo Rural

10 AÑOS DE TURISMO RURAL EN LA FACULTAD DE AGRONOMIA

Festejando diez años de capacitación en torno a la temática del Turismo Rural, invitamos a todos los interesados a formar parte de nuestra novena promoción del Curso de Posgrado DISTANCIA que dará inicio en Septiembre del 2011

20% de descuento por inscripción antes del 31 de Mayo


OBJETIVO:

Se espera que el alumno esté capacitado para diseñar e implementar un Plan de Negocios o un Plan Estratégico destinado a poner en marcha una inversión privada o un proyecto institucional de Turismo Rural, utilizando estrategias que permitan generar ventajas competitivas en la empresa y en el territorio.

DIRIGIDO A:

Jóvenes emprendedores, mujeres empresarias que quieran desempeñarse en el ámbito rural, líderes de Pueblos Rurales que buscan desarrollar su comunidad, interesados en el armado de rutas alimentarias, circuitos turísticos, profesionales y directivos vinculados a organizaciones, empresas e instituciones del sector agropecuario y turístico, funcionarios nacionales, provinciales y municipales del área económica, agropecuaria y turística y docentes y capacitadotes, entre otros.


DURACION Y MODILDAD:

7 Meses de cursada, íntegramente a través de Internet con tutores a cargo.

Cuenta con mas de 240 egresados en esta modalidad de los siguientes países: Alemania, Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Cuba, Ecuador, El Salvador, España, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Perú, Portugal, Puerto Rico, Reino Unido, Uruguay, Venezuela.

A través de este curso, el alumno logra armar su proyecto, obtiene formación académica y realiza contactos de negocios.


INFORMES Y CONSULTAS

Email

Tel/Fax: 00 54 11 4523-9700
Pabellón de Agronegocios
Av. San Martín 4453
Ciudad Autónoma de Buenos Aires
Argentina
agrotur@agro.uba.ar

Tel. 00 54 11 4523 9700

Web.
http://www.agro.uba.ar/catedras/turismo


Cualquier inquietud estamos a su disposición.


Saludos cordiales,


Área de Turismo Rural
Facultad de Agronomía
Universidad de Buenos Aires

Extensionista Rural da EMPAER lança o seu Livro Retratos do Imaginário Lendas e Contos

No dia 23 de maio na recEpção da Assembleia Legislativa, o Extensionista Rural da EMPAER - MT, Antônio Rocha Vital, lança o seu 2º entitulado "Retratos do Imaginário Lendas e Contos", é um livro de Causos e casos, no evento estiveram presentes várias celebridades como: a diretoria da EMPAER - Enok, Carlos Milhomem, Almir Ferro, Sergio Mazeto, Leôncio Pinheiro, Shirley O Campos dentre outros, deputado estadual, Emanuel Pinheiro, Onofre Ribeiro, Vivaldo Lopes e mais amigos e colegas do escritor, o saxofonista Dagnel da Banda Gospel Vida e Voz homenageou o Rocha com o solo da música "Deus cuida de mim" os livros foram distribuidos gratuitamente e autografados aos participantes que também foram blindados com um coquetel e oportunidade de uma boa conversa naquele espaço cultural da Assenbléia Legislativa.

A esposa do Rocha, Maria das Dores Siares Vital (RIMARO) Artista Plástica, também fez exposição de seu trabalho o que proporcionou ao evento um brilho ainda maior.

Estive presente no evento pois o Rocha é um grande amigo e merecia ser prestigiado, no mais este material literário é muito importante principalmente para o Desenvolvimento do Turismo Rural, pois em seu livro o autor resgata e retrata histórias, contos, causos e lendas da realidade e do imaginário do Brasil, Rural e Hurbano,  fazendo com que o público de todas as faixas etárias possam navegar e  se deslocarem no tempo.

O Turismo Rural estará ganhando com este livro pois a s ações visam resgatar e manter a  ruralidade brasileira e matogrossense  as  histórias, contos, causos e lendas não deixar de ser ferramentas para compor o projeto.

Parabéns ao Rocha e a sua esposa  e a todos os patrocinadores e apoiadores por este material disponível a sociedade.