9 de janeiro de 2023

Fotos de 1979 do Cachorro Toquinho com Geraldo Lucio e João Batista


Este cachorrinho que aparece nestas fotos foi atropelado por um veículo na cidade de Santa Rita do Passa Quatro no interior de São Paulo no ano de 1979.

O acontecimento na época levou alguns alunos do Colégio Agrícola da cidade a fazer um procedimento cirúrgico na pata posterior do cachorrinho no sentido de tentar amenizar e repara-lo do trauma sofrido no acidente.

Os procedimentos que foram realizados no primeiro momento visavam a recuperação da pata quebrada no acidente, e contou com o uso de anestésicos, limpeza e colocação de uma tala na fratura, aplicação de analgésicos, antibióticos e curativo.

Após alguns dias o procedimento não obteve êxito necessitando de uma outra intervenção cirúrgica com a amputação da pata que estava em processo de contaminação com muita infecção.

Novamente estes alunos que foram na época identificados como uma equipe cirúrgica, com a orientação do professor de medicina veterinária e zootécnica da escola realizaram a amputação da patinha do cachorrinho com os cuidados e procedimentos de anestesia, limpeza, analgésicos, antibióticos e curativos sucessivos.

Este último procedimento foi um sucesso e batizaram daí o cachorrinho de Toquinho.

O Toquinho passou a ser uma espécie de mascote dos alunos do colégio e a acompanhar os alunos em passeios pela cidade de Santa Rita do Passa Quatro.

Nestas fotos o Toquinho está com o então aluno Geraldo Donizeti Lúcio e João Baptista Rodrigues do Nascimento, na casa do saudoso Sr. Orlando Crott.

Geraldo Donizeti Lúcio, João Baptista foram os responsáveis pela cirurgia do Toquinho que na época aconteceu no apartamento em que eles moravam e contou com a ajuda de vários outros amigos de quarto.

Os professores médico veterinário Suriane e Zootecnista José Reis que orientaram os alunos os equipamentos e medicamentos de uso veterinários  foram providenciados pelos próprios alunos ,


 *As fotos foram tiradas pelo meu Saudoso amigo Orlando Crott que na época presenteou  a mim (Geraldo Lúcio) e ao João Baptista com a mesma,   

Nenhum comentário:

Postar um comentário