8 de dezembro de 2022

Isaías Ribeiro da EMPAER em Mensagem de Natal e Fim de Ano - Confiram !


Isaías Ribeiro 

         Como estamos no limiar de mais um ano e sempre nesta oportunidade costumo escrever mensagens de alento, esperanças, admoestações, congraçamentos... ou mesmo tecer comentários de fatos acontecidos no decorrer do mesmo, ou até para em saudosa reminiscência lembrar o passado, mas lembrar o passado com um olhar poético, isto é, esquecendo os dissabores, pois geralmente as desilusões carregam consigo um sentimento abstrato, sem tradução precisa, pois faltam palavras para expressá-las e é nesse contexto que o poeta com maestria domestica e suaviza as rudes palavras, trazendo-as para uma conjuntura mais aprazível e reconfortante.


Com intuito fazer uma retrospectiva dos últimos acontecimentos e mesmo de “recarregar as energias”, cicatrizar as “fraturas expostas da alma”, estive em Chapada, não a buliçosa Chapada das festas, dos folguedos, dos festivais de invernos, das incomensuráveis e efêmeras alegrias, dos diferentes tipos de shows, dos balneários, das grandes multidões dos fins de semanas, entre outros, mas da Chapada mística, da chapada silenciosa e de beleza ímpar, da Chapada dos poetas, dos amantes e admiradores da natureza.


             Do meu privilegiado ponto de observação, meu olhar poético percorria e esquadrinhava toda paisagem em minha volta permitindo-me uma visão fantástica de encher a vista e o coração. Extasiado, pude ver um “balé” de nuvens que embaladas ao sabor dos ventos formava intermináveis figuras geométricas, em um céu que parecia uma tela pintada por um artista imaginoso. Quase chego a perder o folego com tantas maravilhas, pois as belezas aqui não dão trégua ao olhar, acho mesmo que a vida aqui pulsa de forma compulsiva deixando quaisquer mentes contemplativas embasbacadas com tanta beleza. A água, os relevos, as matas, as veredas, as nascentes, “monumentos rochosos”, cachoeiras, cadeias de imponentes montanhas que parecem muros de grandes castelos medievais, completam o show de belíssimas paisagens. Cada montanha é uma lição de humildade ao Ser Humano, ante sua pequenez no universo.

 

            Todos os componentes da natureza que aqui vicejam com todo esplendor e formosura, são apenas elementos que parecem triviais no cotidiano das pessoas, mas que aqui ante ao olhar atento do poeta, torna-as de uma beleza sem par, difíceis de conjugá-las em palavras. Há inúmeros “berços” e nascentes de pequenos, mas importantes rios que preguiçosamente serpenteiam as montanhas em intermináveis e sinuosas curvas, como que adiando sua chegada à foz no Rio Cuiabá, daí para o pantanal, para a imensidão para o infinito...

                  Com o sol aproximando do arrebol, inebriado com tanta formosura, com passos um tanto inseguro, respirar ofegante, mas com a alma “leve”, “cicatrizada”, anelante e quase a levitar, deixei aquele paradisíaco cenário, revigorado e com novo ânimo, pronto para enfrentar as peripécias de uma vida cotidiana cheia de adversidades, obstáculos, e múltiplos desafios.


          Sou do grupo de Extensionista que consumiu a juventude como uma vela a se gastar em prol dos menos afortunados, dos que quase sempre “não tem voz”... com essas experiências, costumo fazer constantes digressões ao passado, passado este, quase sempre povoados de sonhos, lembranças... O que para alguns parecem apenas imagens em preto e branco ou inexistentes, em minha retina e memória estão nítidas, coloridas e muito vivas e vão abrindo as janelas do tempo de par em par inundando a alma de saudades.


         Agora quase no crepúsculo de mais um ano, quando passamos por diferentes lutas, muitas delas desiguais, a ponto de quase exaurir nossas forças e emoções, mas Deus de forma miraculosa nos conduziu e tem nos conduzido com braços fortes e seguros, deixando-nos aptos para enfrentar novas etapas e novos desafios, no ano que descortina a nossa frente, pois o Extensionista além de ser um “sinalizador de direções”, “condutor de convergência e Harmonia” é um “forte” que nunca desiste ou desanima ante dificuldades mil.


            Oxalá que no ano vindouro, com o advento de novas lideranças políticas, com novos rumos, novos projetos e metas, os fluídos benfazejos do bem-estar, da prosperidade, aliado a vontade dos governantes possam ser favoráveis a nós e nos possibilitem levar avante nossa árdua, porém gratificante tarefa de propiciar aos Agricultores Familiares melhores condições de vida e meios para conduzir suas propriedades de forma a render lucros aliado com qualidade de vida, extensivas a toda família.


           Feliz natal a todos, 

Várzea  Grande dezembro 2022 


Isaías Oliveira é Supervisor Regional da EMPAER  de Cuiabá 

 

4 comentários:

  1. Parabéns linda e maravilhosa mensagem de reflexão para um novo ano de muitas bênçãos eu creio.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Isaías pelas belas palavras, que mensagem de reflexão lindas .....

    ResponderExcluir
  3. Grande chefe, sempre poético, sempre com a extensão rural como motivo de vida.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa mensagem, amado guru e mentor!
    Parabéns pelas sábias e acentuadas palavras, bem como o teu desejo de dias melhores aos conterrâneos.
    Que o Senhor te abençoe e ilumine sempre.

    ResponderExcluir