18 de fevereiro de 2022

Material Didático:Turismo Sustentável de Base Comunitária

Durante o ano de 2021, a Poranduba fez parte da equipe que idealizou e realizou o curso Turismo Comunitário: Intercâmbio Amazônico, concebido para ser uma ação de troca de conhecimentos promovida pelo Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL). A iniciativa é liderada pelo Banco Mundial e financiada pelo Global Environment Facility (GEF) para proteger a biodiversidade e implementar políticas para promover usos sustentáveis e recuperação da cobertura vegetal nativa.

 

Um grupo de 24 participantes, composto por empreendedores locais, líderes comunitários e autoridades governamentais do Brasil, Colômbia e Peru participaram de uma jornada de aprendizado na qual refletiram e trocaram suas experiências de Turismo Sustentável de Base Comunitária (TSBC). O objetivo foi prepará-los para consolidar suas iniciativas de TSBC e aumentar a participação de mercado desta modalidade de turismo.

Foi desenvolvido um material didático especialmente para o curso, com o objetivo de fornecer elementos teóricos e práticos, como ferramentas que pudessem servir de apoio para quem tiver interesse em utilizar em suas iniciativas. É um material rico e amplo, que cobre diversos aspectos do desafio de se realizar um projeto ligado ao Turismo Sustentável de Base Comunitária, especialmente na Amazônia.

O material está dividido em 9 seções:

1. Conceito, Definição e Princípios 

2. Políticas Públicas e TSBC 

3. TSBC como parte de planos de desenvolvimento territorial 

4. Estruturas de Governança do TSBC: engajamento, participação e organização comunitária  

5. Planejamento e implementação dos negócios de TSBC 

6. Condições favoráveis para o desenvolvimento do TSBC 

7. Divulgação e Marketing em TSBC 

8. Resiliência no TSBC 

9. Plano de ação e multiplicação 

O material completo em PDF está disponível aqui.

Quem tiver interesse em fazer contato sobre esse tema, nosso email é: info@poranduba-amazonia.com

Asset 14_4x.png
Asset 26_2x.png

Um comentário: