15 de outubro de 2021

Unisol Brasil inicia a elaboração de um Roteirto de Turismo Rural em Barão do Melgaço na Comunidade Ribeirinha Piúva

A Unisol Brasil, através do Instituto de Natureza e Turismo - PRONATUR , esteve visitando no dia 10 de setembro de 2021 a Comunidade Piúva no município de Barão do Melgaço.

Odney e Geraldo Lucio

O objetivo  da visita e reunião foi para se de obter subsídios para a elaboração de um Roteiro de Turismo Rural.

Odney e Geraldo Lucio

A visita principal se deu na propriedade do Odney Taques, na comunidade Piúva, nesta propriedade foi encontrada uma diversidade de atividades ligadas a produção e ao turismo: Criação de Aves Caipira, criação de peixes, horta comercial, apartamentos e restaurante para atendimento ao turista,  deck com barco para passeios de contemplação e pesca, campo de futebol,  e estacionamento para veículos que querem acessar o Rio Cuiabá.

Luciano e Odnery

No entorno da propriedade do Odney Taques, tem vários outros atrativos como a Pousada do Morro, Pousada da Vanilda, o Rio Cuiabá com acesso às Baias, a propriedade do Wagner Marcork com estrutura de passeios à cavalo e realização de cavalgadas.

Restaurante do Odney


Na  Comunidade Piúva fica uns 5 km  próximo da cidade de Barão de Melgaço, com uma estrada com várias propriedades com grande potencial para o turismo estando às margens  do Rio Cuiabá,   tem uma casa antiga tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual que é a sede da Associação e espaço para realização de eventos.

Foto da  propriedade rural do Sr. Pedro Ribeiro de Moraes e Dona Vanilda Francolina de Almeida Moraes localizada à s margens direita do Rio Cuiabá, com acesso por terra e por águas a aproximadamente 6,5 km subindo o Morro do Barão, saindo do centro da cidade de Barão do Melgaço, passando  ao lado do cemitério, anda pela estrada de chão 6,5 km e pelo Rio Cuiabá mais 500 metros e está no empreendimento de Turismo Rural onde os proprietários que  fazem parte da Associação de Agricultores Familiares e Produtores de Mel da Comunidade Piúva, resolveram abrir a propriedade para o Turismo Rural, construirão 04 apartamentos, adquiriram um barco de alumínio com recursos do PRONAF e estão operando  com passeios de barco, pesca esportiva, observação da flora e fauna, apicultura, hortifruti.


Este produto (Roteiro de Turismo Rural) estará colocando a Comunidade Piúva no contexto do turismo do Pantanal, sendo no primeiro momento uma oportunidade de endo-turismo ou turismo regional, mas com a expectativa de ser nacional e até internacional. Vai estar na ótica do mercado, que uma vez bem posicionado estará satisfazendo as necessidades do lado da oferta (agricultores ribeirinhos) e da demanda (turistas). A proposta é de envolver o máximo de moradores ribeirinhos possível no roteiros.

Odney e Luciano


Prospecção do Roteiros: 

Uso de Barcos para passeios náuticos no Rio Cuiabá e Baias para contemplação da flora e fauna na mata ciliar, pesca esportiva, trilhas para caminhadas e observação da flora e fauna,  cavalgada turística, passeio de bike, estruturas para hospedagem e alimentação, exposição e vendas de produtos da agroindústria e artesanato, espaços para manifestações culturais com a valorização e ou resgate das festas religiosas, dancas, contos, músicas tradicionais.

O presente trabalho da Rede SMT - Solidária de Mato Grosso, bem como a elaboração do roteiro supra citado é produto do Contrato de Prestação de Serviços Especializados nº 30062/2018, celebrado no Termo de fomento 0014/2017 MTB / SICONV N.º 852904/2017, estabelecido entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da sua Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL Brasil), que tem por objetivo: Implementar ações de apoio às Redes de Cooperação Solidária nos processos de gestão, planejamento e controle social, buscando ampliar e qualificar a estratégia de desenvolvimento territorial com foco na dinâmica do Programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal.

O Instituto de Natureza e Turismo - Pronatur 


É uma Organização Social cuja finalidade é o desenvolvimento sustentável do turismo e do meio ambiente, uma instituição sem fins lucrativos, declarada como de utilidade pública, seus interesses são voltados à produção de emprego e renda para a população, utiliza o turismo como instrumento para alcançar este fim e busca a preservar o meio ambiente como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas hoje e das futuras gerações.


REDE SMT

Em Mato Grosso a REDE SMT  é trabalhada pela UNISOL BRASIL - na coordenação do Técnico Geraldo Donizeti Lúcio, com a contratação e consultoria do  PRONATUR - na consultoria técnica do Turismólogo Luciano Borges,  compreende 05 comunidades  05 municípios.

Cuiabá - Comunidade São Jerônimo, Poconé -  Comunidade Capão Verde, Nossa Senhora do Livramento - Comunidade  Mutuca, Nobres - INNOVO, Barão do Melgaço - Comunidade Piúva


Fotos das visitas na Comunidade Piuva Barão do Melgaço UNISOL, PRONATUR



















Fotos por ocasião da visita na Pousada - Morro do Barão, vimos algo surpreendente, uma ótima estrutura, formatada para hospedagem, alimentação e atividades turísticas, como pesca esportiva  no Rio Cuiabá, ecoturismo, passeios náuticos, trilhas para cavalos, caminhadas na natureza, banhos no Rio Cuiabá e ou piscina, e vivenciar o melhor do turismo rural na agricultura familiar pantaneiro.





PROPRIETÁRIO  JULIO CESAR, GERALDO LÚCIO  






















Nenhum comentário:

Postar um comentário