21 de outubro de 2021

Trilhas Ecológicas em Mato Grosso

Foto: Geraldo Lúcio

 Mato Grosso é o único estado do Brasil que possui três biomas diferentes: o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia e em cada  o turista pode encontra inúmeras possibilidades de trilhas de caminhadas ecológicas, com  a possibilidade de de contemplar a flora e fauna  em toda a  sua grandeza e exuberância. 


Essa peculiaridade faz com que o estado possua uma grande diversidade ecológica, com grande variedade de espécies animais e vegetais. 

Em todas os biomas, os turistas têm a possibilidade de percorrer trilhas e entrar em contato com a natureza.

Localizada no Bioma Cerrado, Chapada dos Guimarães tem inúmeras trilhas ecológicas, destinadas para todos os tipos de praticantes, dos mais experientes até os iniciantes. 

No empreendimento Chapada Aventura , por exemplo, tem uma trilha de 440 metros com sinalização adaptada para os deficientes visuais. 

Enquanto isso, para subir o Morro de São Gerônimo, o ponto mais alto da cidade, é preciso um bom preparo físico para aguentar as seis horas de caminhada e superar as subidas e descidas.

Outra trilha popular é a do Circuito das Águas e da Casa de Pedra. 
O relevo não oferece grandes dificuldades durante o trajeto, mas o tempo estimado para conhecer todos os atrativos dos 6 km da trilha é de seis horas. 

Por isso, os turistas devem levar água e comida necessária, porque não existe nenhum comércio no local. 

Para fazer a caminhada é necessário realizar um agendamento prévio, junto à administração do Parque Estadual de Chapada dos Guimarães.

No Bioma Pantanal -Durante o período da seca, o pantanal mato-grossense também é uma ótima opção para o passeio em trilhas. 
Com o acompanhamento de um guia, é possível observar a flora local e também o habitat natural das espécies animais que vivem no pantanal.

 As inúmeras pousadas do Pantanal, contam com suas próprias trilhas formatadas e estruturadas, cada uma com a sua especificidade e que dão um clima de aventura com adrenalina aos caminhantes por causa das possibilidades de se ver além da exuberante vegetação e águas, os  amimais selvagens,  a onça pintada quando encontrada  em trilha a pé é um caso muito delicado, precisa de estar com  nas pousada  onde se tem a presença da onça não se faz trilha  de caminhadas e sim com veículos próprios. 

No Bioma Amazônia - para os interessados em fazer trilhas na floresta amazônica, uma boa opção é o município de Alta Floresta. Lá, nas margens do Rio Cristalino, os turistas podem caminhar em trechos intocados da floresta amazônica e entrar em contato com espécies existentes apenas na região, observação de aves, primatas e borboletas é a especialidade do local



Texto: Geraldo Lúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário