5 de outubro de 2021

O TURISMO RURAL é a CONTRAMÃO do ÊXODO RURAL

A definição oficial brasileira de rural e urbano é baseada na lei e desconsidera o mensuramento de características como o tamanho populacional, ocupação, renda ou pressão antrópica.

A classificação baseia-se nas áreas, sendo a população classificada como rural ou urbana de acordo com a localização de seu domicílio.

Êxodo rural é um fenómeno social que acontece quando há um deslocamento da população do campo (zona rural) para a cidade (zona urbana) normalmente em busca de melhores condições de vida.

As causas do êxodo rural podem ser: falta de investimento no setor agrícola para proporcionar mais competitividade, necessidade de infra-estrutura (escolas, hospitais, estradas etc). Como consequência, o aumento descontrolado de população nas cidades provoca o desordenamento de habitações (surgimento de favelas), aumento do desemprego, da violência etc.

Portanto êxodo rural é o termo que designa a migração de pessoas das zonas rurais para as zonas urbanas.

Consiste no processo de urbanização visto do ponto de vista rural.

Nos tempos modernos, o êxodo rural geralmente ocorre numa região após a industrialização da agricultura - quando menos pessoas são necessárias para gerar a mesma quantidade de produção agrícola para o mercado.

Os conflitos recentes na África e noutras regiões do mundo são outra causa do êxodo rural, fazendo com que milhões de pessoas engrossem o exército de desempregados e marginais nas grandes cidades.

Nestes termos ainda outra causa são os desastres naturais, como ciclones e secas, que deixam as populações rurais sem meios de subsistência e as empurram, muitas vezes de forma permanente para as cidades.

Estes fenômenos estão ligados à falta de políticas de desenvolvimento das zonas rurais, tais como a construção de infraestruturas básicas - estradasescolas e hospitais.

O Turismo Rural está proporcionando um fenômeno que estamos chamando de: “a contramão do êxodo rural”.

Enquanto vários fatores cooperam para o êxodo rural, o turismo rural está atuando como força de diminuição desta situação e dando oportunidade às pessoas que deixaram o meio rural por algum motivo, de voltar para o meio rural e para as suas origens, isto é a contramão do êxodo rural.

O Fenômeno do Neorruralismo,  ou Novos Rurais, também está acontecendo no Turismo Rural.

Neorrulalismo é um movimento de pessoas que decidiram deixar as cidades para viver nas áreas rurais, em um sentido contrário ao êxodo rural, estes empreendem com a facilidade de conhecerem o lado da demanda e agora estarem no lado da oferta.

Quando ocorre este fenômeno, as pessoas jovens, adultos e da melhor idade estando de volta passam a  receber estímulos para desenvolvimento do turismo rural.

Os estímulos passam pelo processo de gestão empreendedora, formatação e estruturação de produtos com sistema de hospedagens, alimentação, no receptivo, no guiamento dos turistas.

Passa a  desenvolver e a interagir  com uma série de outras atividades essenciais no turismo rural como o processamento de produtos na fabricação de vestuários, doces, licores, sucos, construções e instalações, serviços diversos públicos e privados, transportes, hospedagens, alimentação, sem contar com o contato com o turista e os moradores locais, na hora da venda de produtos artesanais.

Pelo fato de terem passando por experiências nas cidades, estes retornam para o meio rural  com a percepção para entender o lado da demanda e da oferta turística, pois puderam vivenciar os dois lados, (urbano x rural).

ESCRITO POR: 

Geraldo Donizeti Lúcio

Economista 

Especialista em Turismo Rural


Nenhum comentário:

Postar um comentário