18 de outubro de 2021

O Turismo Rural desponta como uma alternativa de incremento de renda para as propriedades rurais

Foto estilizada da Pousada Recanto Compostela

É crescente a  busca do homem contemporâneo por locais naturais e autênticos em seu tempo livre e de ócio.

O cotidiano de vida do homem desperta o interesse e motivação de turistas e  faz com que o turismo rural seja uma  tendência  de escolha.

De uma forma natural comportamental  os responsáveis por estas atividades começam a vislumbrar uma alternativa de trabalho  com a incrementação de suas rendas, com a implantação de atividades não agrícolas no meio rural, conhecidas como turismo rural.

Nestes termos surge então o grande  desafio de se formatar,  adaptar e estruturar as unidades produtivas dos agricultores familiar à prática desse tipo de segmento de  turismo.

Considerado  que para um  turismo rural  autêntico  é importante observar se  as  características  da ruralidade serão  preservadas  com autenticidade  para a formatação do produto turístico.

Uma pergunta deve ser feita com o olhar voltado para o produto, o turismo rural comercializado é, de fato, turismo rural autêntico ?

Os dados analisados foram obtidos junto a Associação de Fazendas Embora nenhuma generalização possa ser feita, fica uma  alerta sobre os problemas conceituais do turismo rural, a princípio deve estar comprometido com o processo e produção, conceito apresentado pela EMBRATUR em 1998 e reafirmado  pelo Mtur em 2004, entende o turismo rural como o “conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.

De um modo geral os  visitantes  que estão motivados pelo segmento do turismo rural procuram:

• Proximidade com a natureza;

• Convívio com diferentes estilos de vida;

• Contato com tarefas diárias do campo;

• Resgate de vínculos familiares, históricos e culturais;

• Mudanças de ambiente;

• Contato com lugares de beleza natural e cultural;

 • Qualidade da hospedagem diferenciada e não massificada;

• Conhecimento e apreciação da culinária típica;

• Contato com atividades de lazer.

 

Portando a  adequação e a estruturação das propriedades rurais  para o desenvolvimento do turismo rural é um grande desafio, pois estas alterações podem comprometer as principais características deste tipo de turismo, transformando-o em outros segmentos.

Para que o turismo rural seja de fato implantado com autenticidade  são necessárias características bem definidas, como:

• Propriedade rural produtiva;

• Atendimento familiar e preservação das raízes;

• Harmonia e sustentabilidade ambiental;

• Autenticidade de identidade;

• Qualidade do produto;

• Envolvimento da comunidade local.

Pode-se  afirmar  que o turismo rural é uma atividade  complementar às atividades agropecuárias, de modo que elas tornam-se o foco principal do turismo rural, uma vez que o turista busca observar e interagir nesse ambiente, no quesito renda pode ser complementar e dependendo da performasse  pode ter percentuais relevantes com relação à obtida pela propriedade.

Seja qual for a forma de oferecer o produto do turismo rural, é importante salientar que ele está surgindo como uma alternativa de diversificação de emprego e  renda, com o objetivo de agregar valor à atividade agropecuária existente na propriedade e não modificá-la.

É fundamental que os segmentos da atividade turística, em específico o Turismo Rural, sejam calcados nas realidades e especificidades de cada região em que será desenvolvido no Brasil.

Este segmento deve considerar o que é de fato rural em cada cenário e realidade.

Deve acontecer com o objetivo no primeiro momento como complementar renda dos agricultores familiar, evitando assim, o êxodo rural e promovendo o desenvolvimento local.

Tendo em vista estas características, a conceituação de Turismo Rural deve ser ligada à produção agrícola, como foi anteriormente citado.

 


Texto: Geraldo Donizeti Lúcio

Especialista em Turismo Rural

Um comentário: