1 de outubro de 2021

Empaer participa de encontro de mulheres rurais com palestra sobre produção associada ao turismo


O objetivo da palestra foi mostrar às produtoras rurais a importância de agregar valor aos destinos por meio da incorporação de novos produtos à oferta turística
Maricelle Lima Vieira | Empaer-MT

O técnico Geraldo Lucio, do escritório central, é especialista no assunto - Foto por: Empaer
O técnico Geraldo Lucio, do escritório central, é especialista no assunto
A | A

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) esteve presente no Primeiro Encontro das Mulheres Rurais de Nova Marilândia (a 392 km de Cuiabá), realizado nesta quinta-feira (30.09), no Centro de Eventos. O evento contou com a palestra "Turismo Rural e Produção Associada", apresentada pelo técnico da Empaer escritório central, Geraldo Lucio que estava acompanhado dos colegas George Barbosa de Lima, do escritório local e Rafael Simões, do escritório de Nortelândia.

Especialista no assunto, Geraldo Lucio explicou às participantes que Mato Grosso tem um manancial farto e diferenciado para atender as demandas desse público, basta proporcionar o encontro delas com o artesanato, a marcante culinária e a riquíssima produção artística regional. “O objetivo da nossa palestra é mostrar a essas produtoras rurais a importância de agregar valor aos destinos por meio da incorporação de novos produtos à oferta turística”.

Ele destacou ainda a importância de conscientizar os empreendedores, gestores e produtores locais. “Comprovamos que valorizar a produção associada ao turismo e incorporá-la na oferta ao público é vantajoso para todos os segmentos. Os negócios tornam-se mais rentáveis, os destinos mais conhecidos e atraentes e, na outra ponta, o turismo passa a ser uma possibilidade real de ampliação dos canais de comercialização dos produtos de agricultores, artistas e artesãos”.

Foi apontada também as produtoras como as principais protagonistas no turismo rural, citando vários exemplos acompanhados no Estado e no país. “As mulheres estão no receptivo no contato direto com o turista, nos serviços, na limpeza, na cozinha, como guia, na produção da agroindústria, no artesanato, nas manifestações culturais, na promoção e no marketing – em toda cadeia. Isso mostra o quanto é importante para o segmento”, completa Geraldo.

Promovida pela Secretaria de Assistência Social de Nova Marilândia, o evento contou ainda com a presença da secretária e primeira-dama Amanda Chulz e da ex-deputada estadual Teté Bezera, além de palestrantes e autoridades locais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário