25 de outubro de 2021

Dia de Campo mostra manejo de pastagem e melhoramento genético para bovinocultura leiteira

O evento contou com a participação de 65 produtores de Araputanga, Cáceres, Figueirópolis D´Oeste, Mirassol D´Oeste e Vale de São Domingos

Maricelle Lima Vieira | Empaer-MT

A participação dos produtores superou as expectativas dos organizadores - Foto por: Empaer
A participação dos produtores superou as expectativas dos organizadores
A | A

Na área do produtor rural Orlandino Bispo de Souza, em Araputanga (a 345 km de Cuiabá), foi realizado na última sexta-feira (22.10) o “Dia de Campo Programa Mais Leite” - sobre bovino leiteiro com demonstração sobre manejo de pastagem, alternativas de alimentação, melhoramento genético e suas características. O evento contou com a participação de 65 produtores e foi promovido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Prefeitura municipal.

A técnica da Empaer, Patrícia Luciane Santos de Campo disse que o trabalho é consolidar a imagem da pesquisa, assistência técnica e extensão rural no Estado. “O evento superou todas as expectativas pela participação dos produtores de leite que estão no programa além dos que vieram de Cáceres, Figueirópolis D´Oeste, Mirassol D´Oeste e Vale de São Domingos”.

Ela acrescenta que levaram conhecimento para os produtores e juntos puderam interagir trocando experiências. “Ficamos surpresos e felizes do quanto foi importante promover a iniciativa. Atendemos no Programa Mais Leite 24 produtores, e esperava dobrar esse público, mas com a divulgação o número foi bem maior, já havia uma expectativa da necessidade de algo similar para o segmento, o retorno veio na boa aceitação do público que esteve presente”.

Para o anfitrião, o produtor de leite, Orlandino foi um prazer ceder sua propriedade e disse ter recebido vários telefonemas sendo aguçado para participar da segunda edição para o próximo ano. “Aprendi muito sobre criação de bezerros, higienização na ordenha e melhoramento genético. Fiquei muito satisfeito com o conhecimento adquirido e feliz em ver o mesmo em meus colegas. A Empaer está de parabéns pela iniciativa que tanto contribuiu com os produtores. A parceria foi à primeira de muitas”, destaca ele.

O também produtor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araputanga, Aparecido Batista frisou que foi muito importante toda iniciativa. “Como cuidar dos animais e fazer silagem foram às palestras que chamaram a minha atenção. Sou produtor de leite e de corte e, como sempre cada encontro é um aprendizado novo”.

Na programação, os técnicos da Empaer junto com veterinários da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lacbom e Sicredi  conduziram as visitas guiadas e palestras sobre nutrição de bezerros, nutrição na seca e nas águas, pastejo rotacionado, acasalamento, melhoramento genético, melhoramento na ordenha mecanizadas ou manual, além da doação de sêmen e linhas de crédito.

 Preparo de silagem foi uma das palestras do evento - Foto: Empaer



Nenhum comentário:

Postar um comentário