17 de maio de 2021

BECO DO CANDEEIRO CUIABÁ MATO GROSSO BRASIL.


Beco construido pelos escravos para a passagem mas curta do trafego do ouro extraido do Morro da Luz conduzindo até a parte alta de Cuiabá (rua de cima, atual rua Pedro Celestino).

O centro de Cuiabá era dividido na época em 3 principais vias:

. Rua de Cima: Atual Rua Pedro Celestino;

. Rua do Meio: Atual Rua Eng. Ricardo Franco;

. Rua de Baixo: Rua Galdino Pimentel.

Os Negros que trabalhavam na mineração nas margens do Córrego da Prainha e Morro da Luz abriram vielas para poder alcançar a parte alta da Vila, a via era feita com intuito de encurtar o transporte do ouro.

. Entravam pelo Beco do Candeeiro (rua de baixo), passando pelo Beco do Cabo Agostinho (saindo na rua do meio), e cortando pelo Beco Torto (chegando na rua de cima).

. Caandeiro: Utensílio feito de barro onde tinha em seu interior óleo de peixe extraido dos lambaris, umedecidos em algodão retorcidos, em seguida era aceso com uma pequena tocha de fogo para iluminar a passagem de transeuntes que passavam pelo local.

. Havia varios Candeeiros em toda extensão do Beco até próximo o Largo da Matriz (atual Praça da República).

. Esse trabalho era realizado por um funcionário público que acendia os Candeeiros (luminária) no inicio da noite e apagava antes do nascer do dia.

. Isso siguinifica que esse espaço onde compreende o BECO DO CANDEEIRO e toda sua extensão iluminada era feita de LUZ EXTRAIDA DE ÓLEO DE PEIXE (lambaris), e NÃO iluminada por LUZ ELÉTRICA. 

. Mas tarde surge os Postes de Luz espalhados no Centro da Cidade em que tinha como responsável pela iluminação a EFLA - Empresa de Força, Luz e Água de Cuiabá. 

. Temos como relato histórico a PRAÇA DA REPÚBLICA (em frente a Igreja da Matriz) o PRIMEIRO LOCAL ILUMINADO DE CUIABÁ  que fora implantada na administração do Bispo FRÂNCISCO TOMÁS DE AQUINO CORRÊA quando fora Presidente (Governador) de Mato Grosso de 1918 a 1922.

. Fica aqui a minha pequena contribuição histórica sobre a nossa querida CUIABÁ, fundada em 8 de Abril de 1719 pelo Bandeirante Paulista PASCHOAL MOREIRA CABRAL LEME (bisneto de Pedro Álvares Cabral  - Descobridor do Brasil).

. Historiador/Professor: OSCAR CORRÊA DO COUTO NETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário