5 de abril de 2021

Entenda a cadeia produtiva da suinocultura

O processo de produção de suínos tem várias fases e tipos de produção que podem ser realizados pelos criadores.

A cadeia produtiva inclui o processo que parte das matérias-primas, passa pelo uso de máquinas e equipamentos, pela incorporação de produtos intermediários e chega até o produto final, distribuído por uma rede de comercialização.

De acordo com o modelo desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a cadeia da suinocultura é composta por cinco subsistemas:

  • Apoio: fornecedores de insumos básicos e agentes transportadores;
  • Produção da matéria-prima (produção agropecuária): empresas rurais que geram, criam e engordam os animais para o atendimento das necessidades das indústrias de primeira transformação; podem estar integradas em um único empreendimento ou divididas em diversos empreendimentos;
  • Industrialização: há dois tipos de indústrias na suinocultura. As indústrias de primeira transformação abatem os animais e obtêm as peças de carne, conforme as condições de utilização necessárias para os demais agentes da cadeia. Já as indústrias de segunda transformação incorporam a carne em seus produtos ou agregam valor a ela.
  • Comercialização: atacadistas ou exportadores, varejistas (supermercados, açougues etc.); e empresas de alimentação coletiva/mercado institucional ou aquelas que utilizam a carne como produto facilitador (restaurantes, hotéis, hospitais, escolas, presídios e empresas de fast food e catering).
  • Consumo: consumidores finais, responsáveis pela aquisição, preparo e utilização do produto final. Estes determinam as características desejadas no produto, influenciando os sistemas de produção de todos os agentes da cadeia produtiva.
Sistemas de produção

Dentro da caída produtiva, é importante destacar as características do subsistema de produção da matéria-prima. Basicamente, a criação de suínos pode ser de dois tipos: intensiva ou extensiva.

Na criação intensiva, os animais são criados confinados em baias ou gaiolas, em uma área relativamente pequena, com foco na produtividade e na economia do sistema.

Existem três tipos de criação intensiva:

  • ao ar livre, em que os animais ficam em piquetes;
  • tradicional, em que se utilizam os piquetes apenas para machos e fêmeas em cobertura ou gestação;
  • confinado, em que os animais de todas as categorias permanecem sobre piso e sob cobertura, podendo-se, ainda, separá-los por fases em vários prédios.
Tipo de produção

O produtor pode optar por uma produção que englobe todo ciclo de produção ou por apenas determinada fase desse ciclo:

  • A produção de ciclo completo abrange todas as fases de produção e tem como produto final o suíno terminado;
  • A produção de leitões envolve a fase de reprodução e tem como produto final os leitões – desmamados ou para terminação;
  • A produção de terminados envolve somente a fase de terminação;
  • A produção de reprodutores visa obter futuros reprodutores — machos e fêmeas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário