3 de abril de 2021

Conheça o oiti e seus frutos

  • João Mathias
oiti (Foto: Flickr/Reprodução)

O oití é nativo do Piauí à Bahia, sendo muito utilizado em arborização(Foto: Flickr/Reprodução)

Salvar

Que árvore é essa? E os frutos são comestíveis?

Fátima Miranda, via Facebook

oiti fatima miranda (Foto: Fátima Miranda/Arquivo Pessoal)

O uso é voltado para o preparo de bolos, farofas e pudins, sendo considerado uma planta alimentícia não convencional (panc) (Foto: Fátima Miranda/Arquivo Pessoal)

Salvar

Parece tratar-se do oití da espécie Licania tomentosa, pertencente à família Chrysobalanacea. Ocorre em regiões tropicais do mundo representado por 18 gêneros e cerca de 530 espécies, dos quais no Brasil há 13 e cerca de 280, respectivamente, com maior diversidade na região amazônica.

O oití é nativo do Piauí à Bahia, sendo muito utilizado em arborização. Seus frutos podem ser consumidos, mas não são apreciados in natura. O uso é voltado para o preparo de bolos, farofas e pudins, sendo considerado uma planta alimentícia não convencional (panc). Retire a polpa com uma lâmina a partir do ápice para a base. Para obter uma farinha, os frutos devem estar bem maduros, ser lavados e descascados.

Consultores: Luís Carlos Bernacci, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Tel.: (19) 3202-1650. Email: bernacci@iac.sp.gov.br;

Marcos Eduardo Guerra Sobral, professor de ecologia e sistemática vegetal na Universidade Federal de São João del Rei, Praça Frei Orlando, 170, São João del-Rei (MG). CEP: 36307-352. Tel.: (32) 3379-2388.

Nenhum comentário:

Postar um comentário